Dieta da proteína emagrece?

20 de outubro de 2014

Como não substituir uma refeição

20 de outubro de 2014

5 dicas de self service!

20 de outubro de 2014
empty image
empty image

Comer fora de casa parece sempre um desafio para a alimentação. Afinal, nem tudo é preparado daquele jeitinho que a gente espera: pouco óleo, pouco sal, pouco tempero pronto. E nem sempre dá para garantir a velha e boa marmitinha feita em casa.

Captura de Tela 2014-10-20 às 13.58.07

Uma das opções mais fáceis é o Self Service. Nesse tipo de restaurante a gente encontra todos os tipos de alimentos, e põe no prato somente o que interessa. Mas muita gente morre de medo do Self Service, porque acredita que a grande variedade de comida não é uma vantagem, mas sim um perigo!

Por isso, nada mais justo do que listar 5 dicas de self service – para você driblar os fantasmas alimentares na hora do almoço!

1) Observe o buffet inteiro antes de servir 

fila

Um dos problemas é a falta de foco. A gente até começa bem, colocando a velha e boa salada. Depois o arroz, o feijão, um bife de frango… Mas aí tem um pastelzinho, e você coloca só um. “Purê! Vou colocar só uma colherinha’. “Parmegiana, vou cortar só metade do bife!” “hmmm quiche de palmito! Super light né? Vai só um pedacinho”. E por aí vai. O segredo de comer bem é comer um pouco de tudo sim. Mas não adianta comer vários poucos que formem muitos! Por isso, seguindo os conselhos da sua nutricionista, veja primeiro quais os alimentos de cada grupo alimentar você tem no buffet. Escolha mentalmente e sirva seu prato.

E não fique triste se não deu para colocar algo que você queria no prato: geralmente os self services repetem as preparações ao longo das semanas ou do mês! Você terá outra ótima oportunidade!

2) Sirva a salada antes da comida

salada

Todo mundo sabe que é importante começar a refeição pela salada, certo? Mas no self service rola aquela preguiça de levantar duas vezes, pegar fila, etc… então você serve a salada e a comida ao mesmo tempo. E então come primeiro a salada, depois o resto do prato. Certo??

Dessa forma, o sentido de comer a salada antes do prato principal foi todo por terra. Isso porque a idéia de colocar as verduras e legumes primeiro na boca é uma forma de saciar, evitando um consumo grande de alimentos. Se você serve a salada e a comida ao mesmo tempo, se obriga a comer o que está no prato, mesmo sem fome. Se você come a salada com calma, entra na fila, espera, e serve a outra parte da comida, dá tempo do seu corpo ficar saciado, fazendo você não se exceder no consumo da comida!

3) Diminua as quantidades

pouca

Não estou falando para você passar fome. Mas deixar comida sobrando no prato não é legal, e comer aos montes sem necessidade também não. Se você serve muita comida, fica na obrigação de comer aquilo tudo, mesmo sem querer. Se fica saciado antes do prato acabar, acaba deixando no prato – e isso, definitivamente, não é legal!

Por isso eu desafio você a colocar menos comida no prato na próxima vez! Muitas vezes estamos condicionados a colocar sempre a mesma quantidade, mesmo sem necessidade. Não é para passar fome, e colocar 200 gramas a menos. Primeiro avalie se você precisa fazer isso! Algumas pessoas já comem pouco no almoço, e não devem reduzir! Se você concluiu, junto da nutricionista que precisa consumir menos, reduza um pouco. Depois avalie se você ficou satisfeito! Se ficou, ponto para você, mais uma descoberta sobre o quanto você deve comer!

4) Deixe a sobremesa para depois

sobremesa

Vários self services te dão a opção de pegar a sobremesa na hora de pesar o prato na balança. Eu sugiro que você não pegue a sobremesa! Se você pegar, se obrigará a comer. Se não pegar, é mais um tempo para pensar 2 vezes antes de fazer essa escolha que muitas vezes é desnecessária.

5) Guarde o celular

proibido telefone

Eu almoço algumas vezes em restaurantes self service (ou outros tipos de restaurante) e adoro observar o comportamento das pessoas. E é muito comum ver todo mundo almoçando e rolando o dedo pela tela do celular. Até eu já me peguei fazendo isso! E esse é um hábito muito ruim! Nesse post eu falo sobre prestar atenção na comida. Atenção plena! Você pode até bater papo com seus amigos de firrrrrrrma durante o almoço, mas você está ali, como alimento no seu campo de visão. Quando focamos no celular, olhamos apenas para aquele pequeno pedaço de tela e esquecemos da comida!

Claro que cada pessoa é de uma maneira, por isso é super importante que cada um procure melhoras com seu nutricionista. Mas essas dicas são gerais e bem válidas para uma mudança de comportamento! E assim, dá para comer de tudo sem medo de subir na balança :)

Beijos

Até a próxima!