Já bebeu leite hoje?

14 de maio de 2013

Pãozinho integral sabor pizza!

14 de maio de 2013

Abóbora com Camarão

14 de maio de 2013
empty image
empty image
Até aprender a cozinhar não comia várias coisas. Uma delas era abóbora. Talvez por falta de hábito, era um alimento que nunca esteve muito no cardápio da minha casa.
Depois que aprendi a cozinhar comecei a gostar MUITO de abóbora. E fiz vários tipos de sopa com ela – que é a forma que mais gosto de comê-la.
Hoje vou colocar uma receita super simples que fiz ontem. Infelizmente esqueci de tirar foto dos processos :( e do prato final, mas se você seguir passo a passo, fica tranquilíssimo de acertar.
Sopa de abóbora com camarões
Ingredientes
 
250 g de camarão fresco ou resfriado limpo
1 bandeja de abóbora (do tipo cabotiá) picada (400g) – eu comprei numa feira já picada, falei aqui nesse post
1 copo de água
1/2 copo de leite (eu usei semidesnatado pois é o que tinha em casa)
1 dente de alho
1 tablete de manteiga 10 g (pode ser uma colher de sobremesa rasa)
1 colher (sopa) de azeite
Salsinha picada a gosto
Sal a gosto
Pimenta tabasco a gosto
Pimenta do reino a gosto
Utensílios necessários
1 panela média + 1 frigideira grande (ou panela média) + mixer manual ou liquidificador + espátula + concha
Modo de fazer
Antes de iniciar, tempere os camarões com 1 pitada de sal e 1 pitada de pimenta do reino. Reserve e guarde na geladeira. Pique o alho em lâminas ou cubos bem pequenos e reserve.
Na panela média, em fogo médio, coloque a abóbora picada, a água e o leite. Misture. Aumente o fogo e deixe assim até ferver. Quando ferver, abaixe o fogo, deixe a panela semi tampada até que cozinhe a abóbora – ela ficará bem macia, você conseguirá amassar ou partir a abóbora com facilidade.
Desligue o fogo da panela e bata com um mixer manual, ou coloque no liquidificador, até que vire um creme homogêneo. Reserve na própria panela.
Na frigideira, coloque o tablete de manteiga e o azeite. Ligue no fogo baixo e deixe derreter. Dica: misturar a manteiga no azeite faz com que a manteiga não queime.
Assim que derreter, coloque o alho e deixe fritar por 1 minuto. Em seguida, coloque os camarões, mexendo bem, até que mudem de cor – eles ficarão rosados/alaranjados.
Logo que mudarem de cor, com uma concha, pegue metade do caldo da panela e derrame sobre a frigideira, misturando bem. Assim que estiver bem incorporado, volte com toda essa mistura para a panela que ficou a outra metade.
Ligue o fogo da panela em temperatura baixa, misture bem e tempere com pimenta tabasco. Na hora de servir, coloque salsinha picada se desejar.
Essa receita é super gostosa e versátil. Você pode substituir os camarões por frango ou carne de boi (iscas de filé, carne moída, carne seca). E também pode fazê-la na forma vegetariana. Outro detalhe que faz toda a diferença é colocar um pedacinho de gengibre descascado no começo do preparo, e bater junto com a abóbora. Fica ótimo!
A quantidade acima rende para duas pessoas famintas e talvez até sobre. Eu comi no jantar e hoje no almoço. De acompanhamento um pão tipo francês pequeno integral.
A abóbora tem um alto índice glicêmico, então deve ser valorizada após os exercícios físicos. Além disso, ela é rica em vitamina A, vitamina C, Cálcio, dentre outras qualidades nutricionais.
Espero que testem, gostem e aprovem!
Até a próxima!
Beijos,
Marina