Vou contar sobre os remédios para emagrecer

13 de agosto de 2014

Porque engordamos?

13 de agosto de 2014

Qual açúcar usar?

13 de agosto de 2014
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Muitas pessoas se sentem orgulhosas dizendo que só usam o açúcar mascavo ou demerara para adoçar suas bebidas e comidas. E muitas vezes associam esses açúcares ao emagrecimento.

Mas você sabia que o valor calórico desses açúcares varia muito pouco? 

Isso mesmo! Açúcar, independente do tipo, se consumido em exagero, engorda. Seja ele mascavo, demerara, confeiteiro, cristal, refinado e até o light.

A diferença entre eles é a quantidade de nutriente encontrados em cada um. Os açúcares brancos (cristal e refinado) não tem nutrientes devido ao processo de refinamento. Já os açúcares mais escuros (demerara e mascavo) não passam por tantos processos químicos para atingirem a cor e o refino daqueles, então mantém alguns nutrientes.

E com a versão light é bom tomar cuidado: ele é uma mistura do açúcar e de alguns adoçantes. Então não adianta nada exagerar no açúcar light achando que está saindo na vantagem!

açúcares

 

No quesito saúde fica claro que os açúcares menos refinados são melhores, pois passam por menos processos químicos. Mas não é desculpa também para exagerar. Inclusive no mel! Sabemos que ele é excelente, mas em excesso também é prejudicial a saúde e ao peso!

 

Eu já escrevi dois posts sobre o açúcar. Você pode ler aqui e aqui. Gosto sempre de relembrar que o açúcar em excesso é sim muito prejudicial a saúde, mas em pequenas quantidades não há contra indicação. Inclusive mascarar a vontade de comer açúcar como se ele fosse um veneno sem fim e substituí-lo por outros alimentos prejudiciais a saúde é um hábito bem comum! 

O recado desse post é: se você está consumindo açúcar mascavo pensando que essa troca fará você emagrecer, é um engano. Mas se consumir o mascavo (que tem um sabor mais forte) o faz consumir menos açúcar, ótimo!

Ainda nesse assunto…

Ontem postei no instagram um chá muuuuuuuito bom que super ajuda na vontade de comer um docinho fora de hora! Eu por exemplo, quando estou muito cansada, sinto uma vontade tazmania de comer um docinho. E não dá para fazer isso todo dia (lembre-se: exagero não, equilíbrio sim). E aí provei esse chá que é praticamente uma cocada líquida! Até coloquei a foto no instagram do blog (já seguiu: http://instagram.com/naocontocalorias ?). Eu não adocei justamente porque achei o sabor levemente adocicado e uma delícia! 

E vocês, quais açúcares usam? E quais os truques para tapear aquela vontade fora de hora de comer doce?

Beijos,

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