Receita: mexido da nutri

10 de fevereiro de 2014

Vou contar sobre as fibras

10 de fevereiro de 2014

Batalha de produtos: clight e h2oh

10 de fevereiro de 2014
empty image
empty image
Muita gente ainda tem aquela dúvida: ‘beber líquidos durante a refeição engorda?’. A resposta é: engorda se aquele líquido está além da energia gasta por você (lembre-se, engordamos quando consumimos mais do que gastamos).
Em alguns casos (refluxos, por exemplo) os líquidos são contra indicados. Sempre converse com seu nutricionista, mas de maneira geral não há problema nenhum em beber líquidos durante a refeição. Claro que você não vai tomar um filtro inteiro de água, mas um copo é super bem vindo!
Mas algumas pessoas insistem em fazer escolhas nem tão benéficas… Bem, se é pra beber alguma coisa, que seja água (que não tem conservantes, corantes, etc) ou algum suco natural que possa te beneficiar com fibras e vitaminas.
Algumas bebidas são, de fato, baixíssimas em valores calóricos… mas será que existe alguma vantagem em consumí-las?
As bebidas campeãs são o H2OH! e os refrescos em pó.
O H2OH! é um refrigerante de baixa caloria. Ou seja, não é água, não é suquinho… é refrigerante.
Os ingredientes são: água gaseificada, suco concentrado de limão (ou outra fruta), vitaminas: niacina (B3), ácido pantotênico (b5) e piridoxina (b6), aromatizantes, conservadores: benzoato de sódio e sorbato de potássio, acidulante ácido cítrico, regulador de acidez málico, edulcorantes; aspartame (21 mg/100 ml) e acessulfame de potássio (5,3 mg/100 ml), sequestrante EDTA cálcio dissódico, corante caramelo IV e corante artificial crepúsculo. Não contém glúten. Contém fenilalanina.
Resumo da ópera: o H2OH! é uma água gaseificada com suco e um monte de ‘ante’ (conservante, estabilizante, adoçante, acidulante, corante)… Não é proibido, mas acho que é uma opção muito mais saudável beber água com gás com algumas rodelas de limão ou alguma fruta da sua preferência.
1 garrafa de 200 mL tem 0 kcal e 12 mg de sódio.
Vocês podem até pensar “ah, a bebida é rica em B3, B5 e B6″. Mas gente, essas vitaminas tem um consumo tão comum! Carnes, ovos, sementes e algumas frutas contém a quantidade mais que necessária. Ou seja: beber refrigerante para consumir vitaminas é desnecessário.
Os sucos artificiais em pó são cláaaaaaaaasicos! Tem muita gente que vive fazendo dieta ou querendo emagrecer que se enche de ‘suco de pózinho’. Ou mamães apressadas que não querem fazer o suco natural para os filhotes… O que são essas bebidas?
Aqui uso o exemplo do clight (mas pode ser qualquer outro suco desse estilo).
Os ingredientes são: Maltodextrina, polpa de lima e limão desidratado (ou de outra fruta), acidulante, antiumectante, regulador de acidez, edulcorante, aroma, corante, espressante.
A maltodextrina é um carboidrato de rápida absorção (ou seja, tem um efeito bem semelhante ao açúcar), e é o ingrediente em maior quantidade. Os outros ingredientes são vários ‘ante’, edulcorante (adoçante), corante, etc…
1 pacote tem 5 kcal e 4,7 mg de Sódio
Costumo dizer que esse tipo de bebida é ‘água, açúcar e anilina’. Se você quer reduzir as calorias mas precisa beber algo durante as refeições, sugiro água ou água com gás. Você vai ingerir água pura, sem esse monte de ingrediente artificial… Beeeeem melhor.
Então quem acha que está abafando porque não está tomando refri light mas sim essas bebidas, talvez você esteja trocando 6 por meia dúzia. O bom mesmo é tomar algo mais natural possível!
Converse com sua nutri. Se você deseja muito consumir alguma bebida durante a refeição, basta pedir para que ela encaixe no seu plano nutricional! Ela vai pensar não só no valor calórico, mas nos benefícios que outras bebidas lhe trariam :) Simples assim!
Beijos,
Até a próxima!
Marina