Dieta do HCG

3 de outubro de 2013

Para refletir

3 de outubro de 2013

Batalha de produtos: Danio, da Danone

3 de outubro de 2013
empty image
empty image
Novo produto lácteo na área!
 
É o Danio, da Danone.
 
 
 
Alguém já provou? Li sobre o lançamento da nova linha da Danone, e já comecei a observar uma das estratégias de marketing que eles lançaram: entregaram um frigobar personalizado para vários artistas ou nomes conhecidos da ‘blogosfera’ cheeeeeios de Danio. Achei super legal, e fiquei curiosa pra provar. 
Depois de ver esse movimento, e ler sobre o produto nos sites, fui ontem comprar um potinho para experimentar. Achei o Danio no Pão de Açúcar, e foi em torno de R$3,00. Comprei o sabor ‘natural’ – porque eu gosto mais, e porque não achei os outros sabores :/
 
E aí resolvi fazer uma batalha de produtos. 
 
O Danio foi lançado pela Danone, com um investimento de aproximadamente R$120 milhões. Segundo o presidente da Danone no Brasil, eles tiveram que trazer equipamentos de fora e adaptar a planta da fábrica para produzir o novo iogurte, pois a tecnologia necessária não estava disponível no nosso país.
 
Impossível não comparar o Danio ao grego: a consistência é muito similar e o sabor também. Segundo a Danone, a idéia é que o Danio seja uma opção de lanche (além das barrinhas e biscoitos cereais) ao contrário do Grego, que no Brasil é visto como uma ‘sobremesa’. Para isso, a frase vista na embalagem do novo iogurte é “Mata a sua Fome!” e não faz nenhuma alusão a Grécia. 
 
O presidente da Danone ainda ataca: “O grego não passa de uma invenção marketeira”. Segundo ele o processo de fabricação é inovador, mas com os segredos industriais, fica difícil saber se realmente existe ou não algo tão especial no preparo.
 
E o que o Danio tem de bom?

O sabor é inegavelmente maravilhoso. Eu amei, e achei que deixou os ‘concorrentes’ gregos para trás. Apesar de ser adepta ao bom iogurte natural no dia a dia, reservei um pedaço na minha geladeira para o Danio. 

A composição… veremos agora!
 
 
 
Na imagem sobre a fabricação do Danio (no site http://www.danio.com.br/) está escrito que ele tem 3x mais leite* e 2x mais proteína**. Nesse primeiro asterisco, é feita uma observação ‘Quando comparado ao processo de fabricação do iogurte de marca Danone’ e no segundo asterisco ‘quando comparados aos iogurtes similares da marca Danone‘.
Ou seja, ele não tem 3x mais leite e 2x mais proteína que qualquer iogurte. Essas quantidades são aumentadas quando comparadas aos iogurtes da própria marca!

Por isso, a primeira comparação é com o Grego da própria Danone.
 
Danio X Grego
 
 
 
Os valores de calorias, carboidratos e Cálcio são bem similares ou quase equivalentes. A quantidade de gordura do Danio é levemente menor. E a quantidade de proteína realmente é o dobro no Danio… Mas devemos lembrar que existe uma diferença de 25 g a mais de produto no novo iogurte. Se eles fossem equivalentes (se o Danio tivesse 100g como o Grego) esses valores ainda assim seriam superiores – o Danio teria 8g de proteínas, enquanto o Grego tem 4,6g. Então, ponto pra Danone que lançou um produto com mais proteína (e foi real ao afirmar que o Danio tem 2x mais proteína em comparação com o iogurte similar da própria marca!).
 
Agora a comparação do Danio com o Grego Light (que seria o seu similar em outras marcas, já que o Danio é feito de leite desnatado, assim como o Grego Light – no caso comparei com o Grego Light da Nestlé.)
 
Danio X Grego Light
 
 
 
Nesse caso, os valories são similares em quase todos os sentidos: calorias, carboidratos, gorduras totais e saturadas e Cálcio. O Danio continua tendo um pouco mais de proteína (mas não o dobro). E percebam que o Danio também tem uma quantidade de gorduras monoinsaturadas e colesterol, não presentes nos outros produtos.
Danio X Iogurte Desnatado
 
 
 
O iogurte desnatado tem menos gordura – ou melhor, 0 de gordura (o que é ótimo!), enquanto o Danio tem uma quantidade presente (pouca, mas tem!). O iogurte desnatado também tem um valor proteico alto, e mais Cálcio. Além disso, o iogurte desnatado é vendido em maior quantidade (170g contra 125g do Danio), e tem um preço bem mais amigo (podemos achar pela metade do preço do Danio)! Ou seja, você come mais com menor ‘prejuízo’ nutriciona l- não no caso das calorias, porque #naocontocalorias – mas por ter um valor proteico ‘alto’ e uma quantidade de gorduras zero!
 
Mas o sabor … Eu AMEI! Fico com peninha pela turma do lactofree. Não aqueles que de fato tem a intolerância a lactose, mas aqueles que não tem e abrem mão de maravilhas como essa!
Ainda sou do time dos iogurtes naturais, que tem menos ingredientes, conservantes e corantes. Apesar de não ter um sabor tão gostoso quanto o Danio ou o Grego, nada que uma fruta ou cereal no meio não resolvam!
 
Quanto a Danone classificar o Danio como uma opção de lanche além das barrinhas e biscoitos cereais… eu acho muito complicado avaliar desse jeito. Claro que é uma opção de lanche, como qualquer outro iogurte. Mas pensando como um todo, apesar do valor calórico ser igual ou similar as opções mais frequentes de lanches, o iogurte não tem fibras e pode ter um valor maior de gorduras. Tudo depende do seu dia a dia alimentar. Por isso eu sempre digo 3 coisas importantíssimas:
 
1) Visitem um nutricionista! Essa questão de poder ou não poder comer é muito relativa, e varia totalmente de uma pessoa para outra.
 
2) Leiam os ingredientes e tabela nutricional com cuidado, sem se apegar tanto ao valor calórico
 
3) Leiam as entrelinhas! Qualquer asterisco ou sinal que corresponda a alguma observação é muito importante, como no caso do Danio, que diz ter até 2x proteína, mas quando comparados a produtos da mesma marca!
 
Mas vale muito a pena experimentar! Se eu fosse dar uma nota, de 0 a 10, daria 10 pro sabor!

Beijos,

Até a próxima!

Marina