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Batalha de produtos: Biscoitos integrais!

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Biscoitos integrais são sempre uma opção fácil, e que todo mundo encontra nos supermercados. Aliás, eu acho que hoje a classe de biscoitos está divida entre: doces, água e sal, recheados e integrais né?

Só que muita gente fica preocupada em cair no ‘conto do produto integral’, e comprar gato por lebre (na verdade, comprar refinado achando que é integral). A resolução nº 263/2005 da ANVISA não estabelece quantidades mínimas de ingredientes integrais para que um alimento leve o nome de integral. Por ex: um biscoito pode ter apenas uma quantidade pífia de floco de aveia e ser chamado de ‘biscoito de aveia integral’.biscoitos integrais

Uma das maneiras utilizadas para saber se aquele produto tem quantidades satisfatórias de grãos integrais é observar a lista de ingredientes: os primeiros da lista são aqueles encontrados em maior quantidade no produto. Ou seja: se farinha integral está em primeiro e farinha branca em segundo, significa que aquele produto tem mais farinha integral do que branca (ou seja, ele é ‘mais integral’).

Mas acima disso tudo, está a necessidade de consumir o biscoito. O produto integral tem como ‘função nutricional’ fornecer fibras para a nossa alimentação (o consumo diário recomendado é de, em média, 25g de fibras). Mas não é só o biscoito integral que tem fibras: frutas, verduras, grãos, farelos, cereais, leguminosas também tem fibras! Ou seja: o biscoito integral é uma alternativa, e não o centro da sua alimentação.

Outra opção do consumo desse tipo de biscoito, é para um ocasional lanchinho da tarde, aquele snack entre uma refeição e outra (que inclusive já falei sobre a necessidade de comer ou não de 3 em 3 horas nesse post aqui). Nesse caso, é legal que a gente opte por um biscoito integral!

Ontem coloquei uma foto no instagram (já segue?) de um biscoito que comprei e curti muito o sabor! Porque assim gente, é melhor que seja nutricionalmente mais interessante, mas o sabor conta né!? Não dá pra comer aqueles biscoitinhos integrais que parecem isopor só porque ‘faz bem’. Até porque, todos fazem bem, só fazem mal se consumidos em excesso (inclusive os integrais!).

Então, fiz um comparativo de alguns biscoitos encontrados no mercado, de acordo com os comentários do insta (thanks quem comentou, ajuda muito!!).

comparativobiscoito

E como não adianta olhar só a tabela nutricional, os ingredientes de cada biscoitinho

ingredientes

Estranhamente, o biscoito que tem menos fibras na tabela nutricional, tem como ingrediente primário a farinha de trigo integral. E aquele que tem a maior quantidade de fibras, não tem um ingrediente integral em primeiro lugar. Moral da história: não dá para olhar somente um ponto! E antes desses, levar o sabor em consideração! Porque no final das contas, é um lanchinho básico, e todos tem uma quantidade parecida de fibras!

Como disse no post do instagram, não vivo em uma bolha sustentável, e é justamente por isso que vejo alguns produtos industrializados como alternativa no dia a dia. Claro, existem vááários outros produtos melhores (nutricionalmente falando), vááááários ‘piores’… A questão é escolher o que você gosta e o que te faz bem, nas quantidades necessárias!

Espero que tenham gostado!

Mil Beijos,