Emoção, razão e alimentação

26 de setembro de 2014

Post with sidebar

26 de setembro de 2014

Brigadeiro de Whey

26 de setembro de 2014
empty image
empty image

Internet é terra de ninguém, e claro, a gente vê muita loucura por aí.

É muito engraçado como hoje em dia saúde está associada a restrição: sem glúten, sem açúcar, sem lactose, sem gordura, etc – ou com foco de algum ingrediente específico: chia, goji berry, amaranto, biomassa de banana verde e, o campeão dos campeões: whey protein.

bolo de whey sorvetewhey

Brigadeiro de whey protein, panqueca de whey protein, sorvete de whey protein. Sério mesmo?

Whey protein é uma proteína do soro do leite, de fácil absorção. Precisamos de proteínas para construção muscular – e por isso o whey protein é amplamente utilizado por praticantes de atividade física que desejam hipertrofiar a musculatura. E sim, o whey protein pode ter alguma funcionalidade: quando o consumo de proteína via alimentação não é suficiente com a alimentação (só o nutricionista irá avaliar isso), o suplemento pode se tornar um aliado necessário.

Digo que um Nutricionista deve avaliar isso porque sabemos que muita gente toma whey protein sem precisar: ou porque a alimentação já fornece a quantidade necessária de proteínas – proteína em excesso NÃO É ESTOCADA PELO CORPO – ou porque acha que o whey protein é uma alternativa ‘dietética’, ou seja, que irá auxiliar a perda de peso. Mas o whey protein não faz milagre e ele tem valor calórico sim!

Utilizamos o whey protein (geralmente após o treino) querendo que ele cause o maravilhoso milagre da multiplicação de fibras musculares. Porém, não é só o whey que faz você ficar mais sarado: é a alimentação em um contexto total, um consumo global de proteína.

Então você foi ao Nutricionista e ele viu que pode ser interessante tomar o whye protein. Ótimo. Você toma seguindo as recomendações e todo mundo ganha. O whey protein geralmente é um produto em pó e recomenda-se diluir em água – ou suco, ou leite desnatado, etc. Mas se você não foi ao Nutricionista e está querendo usar o whey protein como se fosse a nova base da sua alimentação, tenho notícias desanimadoras…

whey

 

 

O brigadeiro de whey é uma das propostas bizarras que a gente vê por aí. Tem bolo, tem panqueca, tem picolé…. E daí que é de whey protein? Isso quer dizer que é mais saudável? Você acha mesmo que é ‘saudável’ encher a cara de brigadeiro depois do treino? Não é mais fácil deixar o brigadeiro ‘legítimo’ para depois do almoço, ou para a festinha do final de semana?

A promessa de uma das receitas desse brigadeiro é: ‘quer comer chocolate sem culpa e ainda emagrecer? Veja essa receita de brigadeiro saudável. É o brigadeiro do bem”. Olha só… comer chocolate (só ou muito chocolate) e emagrecer eu acho difícil; comer um pedacinho de chocolate e emagrecer eu acho totalmente viável; e comer sem culpa eu acho libertador.

E que história é essa que brigadeiro não é saudável? Guardadas as devidas proporções (não dá para encher o bucho de brigadeiro sempre e querer uma saúde de ferro!), o brigadeiro tem algum veneno mortal, cancerígeno ou devastador que cause perdas irreparáveis na nossa saúde? Se ele não estiver contaminado com chumbinho, muito provavelmente ele não vai causar nada! No máximo, se você consumir quantidades inexplicáveis, vai te causar uma belíssima dor de barriga.

brigadeiro

Ahhh Marina, mas e o açúcar?

Gente, estou falando de equilíbrio. Também não concordo com o consumo enlouquecedor de brigadeiro (ou outros doces), mas não é uma sobremesa diária, em quantidades pequenas, que vai te fazer mal. E por ultimo, o ‘brigadeiro do bem: o que ele faz? Combate a guerra na faixa de gaza? Ajuda deficientes visuais a atravessar a rua? Cria uma ong? Brigadeiro do bem mesmo é aquele com leite condensado, chocolate, manteiga… que quando a gente come, fica feliz pra caramba, faz um bem danado…

Falando em termos práticos, a receita de brigadeiro de whey também perde o sentido em outro momento: se a intenção do WHey protein é ter uma absorção rápida, porque misturar com outros ingredientes que irão atrasar essa absorção?

Brigadeiro de Whey:

1 xícara de chá de leite em pó desnatado +

1 xícara de whey de chocolate – 150g +

3 colheres (sopa) de achocolatado light +

3 colheres (sopa) de adoçante culinário +

1 colher (sopa) de manteiga light

 

Brigadeiro tradicional:

1 lata de leite condensado +

4 colheres (rasas) de achocolatado +

1 colher (sopa) de manteiga.

E nutricionalmente falando, será que vale a pena deixar de lado um delicioso brigadeiro?

Captura de Tela 2014-09-26 às 07.44.23

Vou deixar vocês interpretarem… Afinal, uma imagem fala mais do que mil palavras!

Bom final de semana,

Espero que tenham gostado!

 

Beijos!

 

Ps: a receita linda ilustrada do site que eu amo! www.mixidao.com.br

 

receita de brigadeiro