Informação emagrece?

21 de agosto de 2013

Salada de trigo

21 de agosto de 2013

Caldinho de mandioca

21 de agosto de 2013
empty image
empty image
Ontem postei no instagram (já seguiu? @naocontocalorias) uma foto de um caldinho de mandioca que fiz e saboreei a noite.
 
Super fácil de fazer!
 
Então, nada mais justo que compartilhar a receita!!!
 
naocontocalorias
 
 
Ingredientes:
 
Mandioca – cozinhei aproximadamente 400 gr
1/3 de xícara de cebola picadinha
1/3 de xícara de linguiça calabresa sem a pele, em pedacinhos
2 dentes de alho bem picadinhos
1 colhere (sopa) de azeite
1 punhado de cheiro verde
Pimenta tabasco a gosto
2 colheres (café) rasas de sal
1 taça de vinho tinto – pra beber enquanto prepara! hehehe
 
Modo de fazer:
 
Pique a mandioca em pedaços pequenos/médios e coloque em uma panela média. Eu não usei panela de pressão, fiz na comum mesmo. Cubra com água e coloque 1 colher (café) rasa de sal. Deixe cozinhar em fogo baixo até que a mandioca fique beeeeem macia (ou seja, no ponto que você consiga cortar com o garfo, facilmente). Deixe um bule ou panela pequena de água fervendo.
 
Depois que estiver bem cozida, desligue o fogo retire metade da panela. Bata essa metade no liquidificador ou com mixer manual até que vire uma pasta. Se necessário, coloque a água quente para ajudar a bater.
 
Assim que ficar numa consistência de caldo (cada um gosta de um jeito, caldo mais grossinho ou não), faça o mesmo procedimento na metade que ficou na panela. Em seguida, misture e prove. Se necessário, coloque a outra colher (café) rasa de sal.
 
Em outra panela, aqueça o azeite, em fogo médio. Coloque a cebola e refogue por 2 minutos. Depois o alho, refogando por mais 1 minuto. Em seguida, a linguiça calabresa em pedacinhos. Refogue bem, até que a linguiça comece a dourar.
 
Então, transfira a mandioca cozida para essa panela onde está a linguiça, o alho e a cebola. Misture bem e prove. Tempere com pimenta a gosto.
 
Desligue o fogo, coloque em uma vasilha e salpique cheiro verde por cima (ou não, se preferir). Sirva!
 
Fica muuuuuuuuuuuuuuito gostoso!!! Confort food total!
 
Beijos,
 
Até a próxima
 
Marina
 

Obs: a mandiocas eu compro na feira já descascadas. Então chego em casa e congelo. Descongelei de um dia para o outro e parti em pedaços pequenos. Percebi que quando congelamos e descongelamos, elas ficam mais macias, deixando o cozimento mais rápido.