O mito do detox

10 de dezembro de 2014

Desafio do Natal

10 de dezembro de 2014

Sessão Verão: Picolé

10 de dezembro de 2014
empty image
empty image

Vem chegando o verão… E a vontade de aproveitar a época com sobremesas geladas aumenta! Nas filas dos self-service, é notável como o consumo de sorvetes e picolés aumenta nessa época.

Eu tenho uma lembrança muito boa de infância: na praia, todo mês de janeiro, eu e meus primos vibrávamos a cada palitinho de picolé que vinha com a frase “vale um frutare”. Eu lembro que eu tinha uma superstição que só os picolés de limão eram sorteados, hahahaha. Enfim, talvez por causa disso eu ainda adore picolé de limão (e de uva!) #comidaemocional.

Curiosidade: aqui em São Paulo é super engraçado, pois se você chegar em alguma loja e pedir um sorvete, eles podem te oferecer um picolé. Aqui ‘vamos tomar um sorvete’ é uma afirmação subjetiva, porque pode ser sorvete ou picolé. Sorvete mesmo é ‘sorvete de massa’. Em Minas é picolé ou sorvete. E aí na sua cidade/estado?

chupe picolé

 

Mas vamos voltar ao mundo das sobremesas geladas. Eu costumo orientar meus pacientes a substituir a provável sobremesa pós almoço por um picolé de frutas quando eles sentirem calor/vontade.

E agora estamos na onda das paletas mexicanas. Ao que tudo indica, são os picolés mexicanos. Não sei se tudo passa de storytelling, mas aqui pelo menos, virou moda. Eu prefiro ainda meu bom e velho picolé de frutas (ou coco, ou chocolate… hmmmm)… mas como esse blog é escrito para vocês e não para mim, nada mais justo que falar dos dois tipos de sobremesa!

picoleepaletta

Você pode estar assustado (a) pensando: nossa, a paleta tem mais que o dobro de calorias! Bem, além desse tipo de picolé ter mais açúcar, ele é maior. Enquanto um picolé tradicional tem aproximadamente 60g, uma paleta mexicana tem o dobro do peso. As balas são pra representar todas aquelas pessoas que excluem as sobremesas que gostam da vida, pensando que algumas balinhas nem ‘pesam’ na conta final. Doce ilusão… Ah, e também para representar a turma que fica o dia inteiro comendo balinha. Nada contra as balas, eu particularmente amooooo… Mas não dá pra passar o dia mastigando né?

chocolate2

 

O mesmo acontece com o chocolate convencional de chocolate (<3 Amo, amo, amo com todas as minhas forças) e as paletas de chocolate. Nunca provei as paletas de chocolate, mas já me disseram que é beeeeeeem doce. E para comparar as possíveis sobremesas, o chocolatinho alpino quase empata com o picolé de chocolate convencional! Então é uma idéia de substituição de sobremesa para os dias quentes de verão (até porque, você passa mais tempo chupando um picolé do que comendo um bombom alpino!).

picolepaleta morango

Aqui, as paletas ganham no quesito calorias e quantidade de gorduras (estão lembrados que a paleta tem o dobro de peso do picolé convencional né?). Mas também já soube que é bem mais doce – apesar do picolé de leite condensado também ser. O bombom de morango é uma alternativa de sobremesa deliciosa também, principalmente nas épocas da fruta – e se equipara muito (tanto no perfil calórico, carboidratos, proteínas e gorduras) ao picolé de leite condensado!

picoleiogurte

E existe também a paleta/picolé de iogurte – quem sabe com um apelo de ‘saudável’? Comparados com as opções de frutas, eles ganham no quesito proteína, mas perdem no quesito gordura/calorias. Se comparados as opções com leite condensado… a vantagem fica no menor teor de gordura, e maior teor proteico. Porém, falando de calorias, as opções se assemelham muito! E o Frozen Yogurt, que já teve seus tempos áureos, ainda é uma opção considerada ‘light’. Sim, desde que seja o frozen yogurt ‘puro’. O frozen com sabor perde da opção do picolé de frutas no quesito calorias, e até para o sorvete de chocolate e leite condensado. Mas claro, várias opções são isentas de açúcar e gordura, além de terem uma quantidade de proteína aumentada. Mas aí, eu veria o Frozen como uma opção de lanche, e não de sobremesa., quem sabe…

O importante é equilibrar o consumo, e fazer escolhas conscientes. Afinal, uma sobremesa bem colocada na sua alimentação pode até te ajudar :)

Converse com sua nutricionista, adoce (um pouco!) sua vida e seja feliz!

Espero que tenham gostado!

Mil beijos,

Fontes:
 http://www.kibon.com.br/default.aspx
http://www.lospaleteros.com.br/index.html