Não conto (mais) calorias

25 de abril de 2014

Reflexão: Dieta de gaveta

25 de abril de 2014

Dá pra trocar? – Lasanha Sadia

25 de abril de 2014
empty image
empty image

Várias pessoas que me procuram tem uma super queixa: o jantar. tem que ser algo rápido, fácil e gostoso – porque geralmente tá todo mundo cansado e morto de fome. E as pessoas acabam consumindo vários alimentos congelados, cheios de sódio e gordura, que não tem nada de bom a oferecer.

Então resolvi criar a Tag ‘Dá pra trocar?’. Ela vai mostrar várias refeições prontas (ou não) que são opção de refeição de muita gente por aí! E vou mostrar algumas alternativas gostosas, fáceis e legais para substituir os hábitos que estão totalmente errados!

E para inaugurar, nada melhor que um ‘clássico’ dos esfomeados apressadinhos: a lasanha congelada! Eu escolhi a lasanha da Sadia por um motivo: como é fácil achar em qualquer supermercado, vejo muuuuuuitas pessoas comprando.

Imagem

A lasanha Sadia fica pronta em 15 minutos, uma caixa com 350g serve 1 pessoa e pode ser preparada no microondas, forno elétrico ou forno a gás. Ela é composta de: água, carne bovina, farinha, polpa de tomate, creme de leite, queijo mussarela, presunto, amido, margarina, leite em pó integral, barriga suína, sal, queijo parmesão, açúcar, alho, clara de ovo, maltodextrina, ovo, salsa e pimenta branca. UFA.

E os seus valores nutricionais são esses:

Captura de Tela 2014-04-23 às 14.54.54

 MIL SETECENTOS E TRINTA E QUATRO MG DE SÓDIO! 72% do que você pode consumir em um dia todo! 

Além disso ela tem pouca fibra!

eutrococalorias

Antes de tudo: Não é gostoso tá? Gostosa é a lasanha da nonna, aquela preparada em casa, ou que você compra nas rotisseries. Você está acostumado com o sabor, mas essa lasanha definitivamente não é gostosa.

Então vou dar duas sugestões que podem ser feitas em 15 minutos!

Primeira sugestão: roll de berinjela

lasagna

Ingredientes (para 1 porçã0):

1 berinjela

1/2 lata (400g) de tomate em lata

4 colheres (sopa) de creme de ricota light

1 cebola pequena (ou 1/2 cebola grande)

1 colher (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Pré aqueça o seu forno na temperatura média – se for um forno elétrico, na temperatura alta. Lave a berinjela e corte em fatias horizontais. Reserve em um recipiente com água e uma pitada de sal. Corte a cebola em cubos. Em uma panela pequena, preferencialmente antiaderente, aqueça o azeite. Adicione a cebola e refogue rapidamente (2 minutos). Abra a lata de tomate, escorra o excesso de água e coloque os tomates na panela, junto com a cebola. Com a ajuda de uma espátula de silicone, vá ‘cortando’ os tomates. Adicione uma pitada de sal e prove o molho. Desligue a panela assim que o tomate estiver refogado, e coloque o molho em um refratário fundo que possa ir ao forno. Retire a berinjela da água e espalhe 1 colher (sopa) de ricota em cada fatia. Faça um ‘rolinho’ e coloque no refratário com molho, até completar os ‘rolinhos’. Deixe no forno por aproximadamente 10 minutos e se delicie!

Captura de Tela 2014-04-23 às 14.55.02

Segunda sugestão: spaghetti a bolognesa

bolognesa

Ingredientes (para 1 porçã0):

50g de carne magra moída

80g de spaguetti (80g são, aproximadamente, 1/6 do pacote – ou o fundo de um prato de macarrão cozido!)

1 lata de tomate pelado

1/2 cebola cortada em cubinhos

2 dentes de alho cortados em cubinhos.

1 colher (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Encha uma panela média de água e ligue o fogo médio. Assim que estiver fervendo, adicione o macarrão e abaixe o fogo. Cozinhe o macarrão até que ele fique al dente, ou seja, cozido mas resistente a mordida. Escorra a água do macarrão, lave com água corrente – isso faz com que pare a cocção -, jogue um fio de azeite e misture, para não grudar. Em uma panela média, no fogo baixo, aqueça o azeite e refogue a cebola por 2 minutos, depois adicione o alho e refogue rapidamente – senão o alho queima!. Adicione a carne moída e misture bem, até que ela comece a soltar  água. Adicione então a lata de tomate e com a ajuda de uma espátula de silicone, comece a partir o tomate. Refogue até que a carne esteja bem cozida. Coloque o macarrão cozido em um prato, e adicione o molho por cima e se delicie!

Captura de Tela 2014-04-23 às 14.55.13As duas receitas em 15 minutos! Muito melhores, mais saudáveis e mais gostosas!

Se você quer usar o tomate natural, dou o maior apoio! Demora um pouco mais para ficar pronto, mas também é uma delícia.

E vocês? Qual ‘comida de caixinha’ vive habitando sua geladeira? Ou qual hábito alimentar você quer se livrar mas não sabe como? Quer saber se dá pra trocar? Escreve pra mim – pode ser nos comentários, ou por email. E se alguém testar a receita, não esqueça de tirar uma foto e colocar a hashtag #naocontocalorias !!!

Beijos e bom apetite!

assinatura