Desafio do Natal

15 de dezembro de 2014

Restrição não é privação

15 de dezembro de 2014

Desafio do Natal: Panettone e Chocottone

15 de dezembro de 2014
empty image
empty image

desafio número 1

panetonesemculpa

Para deixar de lado a culpa e os panettones diet/light, nada melhor do que saber sobre o panettone.

As lendas ao redor do panettone são muitas. Sabe-se que a origem desse ‘bolo’ é italiana, mas como surgiu, ainda é um mistério. Mas como toda história que envolve algo delicioso (comida italiana), tinha que ter muito amor não é?

Ughetto se apaixonou por Adalgisa filha de um padeiro. Adalgisa era linda… mas a família dele não queria que essa relação desse certo. Porém, o casal se encontrava sempre sob a luz da lua, em absoluto segredo. Um belo dia, o ajudante do padeiro adoeceu, e Adalgisa teve que trabalhar mais horas do que lhe era destinado, impossibilitando que os pombinhos se encontrassem. Urghetto, frustrado com a ausência da sua amada, resolveu trabalhar no local do ajudante de padeiro, sem se apresentar como amante de Adalgisa. Porém, uma padaria abriu na vizinhança, deixando os negócios do pai de Adalgisa indo de mal a pior… Ughetto não queria que isso acontecesse, afinal, era o destino da família da sua amada. Então ele pensou em modificar o pão vendido, colocando mais manteiga e açúcar…Como eles estavam numa má situação financeirae ele precisava de dinheiro para comprar mais dos ingredientes, ele então vendeu algum dos seus falcões e comprou mais açúcar e manteiga. A partir daí o pão virou um sucesso, e Adalgisa ficou muito feliz. Ughetto, feliz com a alegria da amada, adicionou também algumas frutas cristalizadas e ovos na receita. E com a chega do Natal, Ughetto adicionou uvas passas para tornar o pão mais festivo. Assim, ele começou a fabricar o pão mais famoso da região, e conseguiu se casar com Adalgisa!

Quanto amor! Adalgisa sortuda ficou com o amor da vida dela e comeu panettone por muitos anos!

Não somos Adalgisas e Ughettos, mas adoramos panettones… Eu não curto frutas cristalizadas, por isso vou no chocottone.

E você?

Sabe qual a diferença nutricional dos dois?

panetone e chocotone

A diferença é pequena, entre um e outro! Por isso, escolha o que gostar mais!

Mas se você, assim como eu, não ama panettone mas se enche de água na boca só de pensar num panettone feito de lingua de gato… Eu também trouxe as informações :)

Afinal, algumas coisas na vida são boas… outras podem ser melhores né? E porque não um panettone, com língua de gato doce de leite? PORQUE NÃO? (aguardando ansiosamente papai noel deixar um embaixo da minha árvore!)

lingua de gato normal e doce

Para comer o panettone sem culpa, algumas sugestões:

– Sempre abra na presença de amigos e familiares, assim você não corre o risco de comer o panettone inteiro de uma vez só!;

– 1 panetone rende mais ou menos 6 fatias de 80g. Ou seja, para ter uma noção de quanto seria uma fatia padrão do panetone, divida-o (mentalmente ou não) em 6 fatias. Uma sugestão: partir em 12 fatias, e substituir o pãozinho do café da manhã do dia seguinte pelo panettone :)

– Ou então, use as fatias menores, divididas em 12 (como ensinei a cima) para servir com uma bola pequena de sorvete!

 Espero que tenham gostado!

E se quiserem saber sobre alguma comidinha de Natal específica, é só deixar nos comentários :)

Até semana que vem vou lançar mais desafios!

Beijos!