Dia internacional Sem Dieta

6 de maio de 2013

Diário da Nutricionista – dia 01

6 de maio de 2013

Diário da Nutricionista

6 de maio de 2013
empty image
empty image

Já deixei claro por aqui que sou a favor de comida de verdade. Adoro comer bem, me permito sempre (sem dor na consciência) participar de verdadeiras festas gastronômicas. Sou uma nutricionista que, como disse na descrição do blog, não gosto de peito de peru light, como omelete com gema e acho que pra comer, tem que ser com prazer. Prazer de verdade. Existe sim prazer em comer uma fruta, uma salada. Mas acho também um desprazer fazer dietas malucas, excluir glúten, lactose e vários outros alimentos e nutrientes sem saber se isso realmente vale ou não a pena.

O segredo é o equilíbrio.

Entendo a dificuldade que é manter uma alimentação equilibrada no dia a dia. A vida é corrida, os alimentos são caros, muita gente não sabe, não gosta e não tem tempo pra cozinhar.

Pra mim comer bem não é entupir a geladeira de produto light, sem lactose, sem açúcar, sem glúten, sem carboidrato, sem gordura. É comer frutas, legumes, arroz, feijão, e tudo o que você gostar, além de, se houver possibilidade, introduzir alimentos naturais, integrais e orgânicos. E reduzir o consumo de alimentos industrializados. E, principalmente, classificar os alimentos realmente como eles são, e não apenas pelo que está escrito na embalagem!

Por isso resolvi fazer esse diário.

Eu moro sozinha há alguns meses, não tenho ninguém que me ajude em casa (em nada! Nem na comida, nem na limpeza, nem nas roupas, me viro totalmente sozinha). Trabalho o dia todo, não tenho carro, não sou viciada em academia (pelo contrário, comprei uma bike e estou ‘suando’ pra pegar o ritmo). Moro em São Paulo, distante dos meus pais e da habitual mordomia ‘tem alguém que faz pra mim’. Eu que abasteço minha geladeira, que preparo minha comida, que arrumo a minha casa. Enfim. O dia pra mim teria que ter 36 horas, e não 24 horas.

O fato de ser nutricionista e saber cozinhar (e gostar!) me ajudou muito. Fiz na minha vida o que faço na vida dos meus clientes e pacientes: organizei meu cardápio, e vivo comendo bem, mesmo nessa correria danada.

Resolvi dividir minha semana, como é a minha alimentação. Aqui e no instagram (segue aí, é @naocontocalorias).

A partir de amanhã, terça, dia 07/05, vocês irão acompanhar meus diários alimentares, e verão que tem jeito de comer bem sem ser radical, sem gastar rios de dinheiro e sem desanimar!! Comendo comida de verdade. Além disso, vou dar várias dicas pra quem anda um pouco perdido. Os outros posts do blog continuam normalmente.

Atenção! O que eu faço não é uma dieta. E nem uma fórmula mágica para todo mundo. Não tenho intenção de emagrecer. Estou super bem com meu peso e minha saúde. Meu hábito alimentar está de acordo com meu estilo de vida, minhas medidas corporais, meus objetivos e meu imenso prazer pela comida. O que eu mostrarei aqui não é uma fórmula mágica. É apenas com a intenção de mostrar que existe vida saudável com comida de verdade, sem paranóias. E que com ajuda de um profissional sério e muita força de vontade, dá pra ser muito feliz! :)