Não conto calorias… mas conto história!

10 de abril de 2013

Vou contar sobre o arroz…

10 de abril de 2013

E a batata doce???

10 de abril de 2013
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Eu sou da teoria que existe moda até pra alimentação. Percebi que a moda agora é a batata doce. Está todo mundo comendo batata doce, pensando nos benefícios muitas vezes desconhecidos dela. Uns comem antes, outros comem depois de malhar. Uns falam que emagrece. Por isso, resolvi esclarecer algumas dúvidas…

Ela realmente é isso tudo que dizem dela?

Vou explicar por partes…

1) A batata doce não emagrece: Na verdade, nenhum alimento emagrece. O que emagrece é comer menos do que gasta. Simples. Óleo de coco, batata doce, farinha de banana, quinoa e vários outros alimentos que são colocados como ‘milagres do emagrecimento’ não fazem emagrecer!!!

2) A batata doce tem um baixo índice glicêmico: Mas o que isso significa? Vou explicar de maneira bem resumida: todo alimento tem um índice glicêmico, que é a velocidade com que um determinado aumenta a glicemia – quantidade de açúcar no sangue. Se o alimento tem baixo índice glicêmico, ele demora mais para aumentar a glicemia; se tem alto índice glicêmico, ele aumenta essa quantidade rapidamente.

E qual a importância disso? Um alimento de baixo índice glicêmico é interessante para o momento ‘pré’ exercício físico. Como no exercício você está gastando energia, você precisa repor energia, preferencialmente de forma ‘lenta’. Então, melhor que seja com um alimento com baixo índice glicêmico, que vai ‘lançar’ açúcar (que é energia!) no sangue de maneira gradual.

3) A batata doce é ‘boazinha’ e a batata inglesa é ‘vilã': nada disso. As duas tem suas propriedades. A batata doce tem níveis de várias vitaminas e minerais maiores, se comparada a batata inglesa (cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, vitamina C e outros). Em contrapartida, ela tem mais calorias (pra quem ainda conta calorias!). Ou seja. Nenhuma é vilã e nem mocinha. Tudo depende do momento que você está inserindo na sua alimentação. Se for antes da academia, a batata doce é a mocinha. Mas depois, ela vira vilã e passa o posto de boazinha para a batata inglesa.

4) Diabético pode comer batata doce: Pode e deve. Essa idéia de que diabéticos não podem comer batatas (e cenouras, e beterrabas, e pão, e até mesmo um eventual docinho) é totalmente equivocada. O único porém do diabético é COMO comer. Hoje em dia alguns métodos nutricionais (como a contagem de carboidrato) permitem a inserção dos carboidratos de forma saudável e legal na dieta dessas pessoas.

5) Pode continuar comendo batata doce antes do treino? PODE!!! Mas lembre-se que a batata doce não é milagrosa, e há uma gama de alimentos que podem substituí-la. Procure um profissional sério e se informe de quais são!

6) Como comer a batata doce: cozida ou assada. Se você fritar, perdeu toda a funcionalidade do alimento: ele se torna algo ‘não’ saudável, principalmente para o momento da pré atividade física!

Espero que tenha respondido as dúvidas!!!

Até a próxima!

Beijos

Marina

obs: a minha intenção com o blog não é substituir a visita ao nutricionista. Escrevo justamente para incentivar as pessoas na busca de profissionais SÉRIOS e mostrar que alimentação saudável vai muito além de contar calorias e comer sem prazer! Além disso, sou uma pessoa habilitada para falar de nutrição e saúde, e sei os impactos que isso pode gerar! Saúde é coisa muito séria, por isso tomo o maior cuidado com o tipo de informação transmitida :)