Férias!

6 de janeiro de 2015

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Esse ano eu vou emagrecer

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Feliz 2015 pra todo mundo!!!!!!

Que esse ano seja de muita saúde, alegria e prosperidade. E para quem prometeu emagrecer esse ano, que não seja somente 2015, mas 2016, 17, 18, 19, etc…

Mas antes de pensar em emagrecer, já pensou sobre todo o processo que você vai passar a partir do momento que tomou essa decisão – ou fez essa promessa?

Claro que o primeiro passo é procurar um profissional. Mas como a gente acaba dando aquela viajada pela internet, conversando com amigos (e etc) sobre esse fantástico mundo das dietas antes mesmo de ligar para a nutricionista, deixo aqui alguns ‘conselhos’ para você que quer perder peso!

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Porque não é assim, só pensar em emagrecer e toda a gordurinha extra vai embora. Emagrecer (ou ganhar massa, ou engordar, ou mudar os hábitos alimentares) envolvem vários detalhes, e não apenas ‘fazer dieta’.

O primeiro passo é trabalhar com expectativas reais. Não somos iguais: temos hábitos, empregos, culturas diferentes e, sobretudo, corpos e metabolismos diferentes. Além disso, peso é relativo: podemos perder gordura e ganhar massa (como já expliquei aqui nesse post). Se você passou 15 anos ganhando peso e pretende voltar para aquele número dos 15 anos atrás não é impossível, mas já realizou que muita coisa mudou nesse tempo? Será que aquele peso ainda é o ideal? Sua rotina continua a mesma? E sua saúde? E se inspirar? Querer usar a disposição alheia para isso pode até ser um incentivo, mas se comparar ao corpo vizinho pode não ser uma boa idéia. Por isso endosso que a visita ao profissional de nutrição é mais que essencial.

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Depois disso, é super importante entender que o processo de perda de peso tem fim. Sim, um dia você vai parar de perder peso – ninguém emagrece para sempre! Vejo no consultório que rola uma espécie de ‘medo’ quando a meta traçada é atingida… Quando eu falo “agora vamos fazer a manutenção” é como se eu estivesse anunciando o fim do sucesso. Como se fosse uma demissão, hehehehe. Mas não é para se desesperar. Manutenção nem sempre quer dizer que seu corpo não vai mudar mais, mas que o processo será diferente! Por isso, não se amedronte quando chegar sua vez: fique feliz por ter alcançado!

Mas acima de todos esses detalhes, está a importância de NÃO FAZER DIETAS RESTRITIVAS. A perda de peso inteligente e sustentável é um processo gradual, muitas vezes menos rápido do que imaginamos, e deve considerar todos os aspectos da nossa vida. Em alguns casos, temos que fazer mudanças comportamentais, que não se alteram do dia para a noite. Se restringimos um alimento – e geralmente é aquele que a gente ama muito! – essa restrição não dura a vida inteira, assim como a perda de peso.

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E se proponha a ir numa velocidade que cada um consegue. Eu me propus a fazer exercícios no mínimo 3x/semana nos dois primeiros meses do ano, e aumentar gradualmente. Isso porque avaliei minha rotina e vi que prometer mais que isso vai ser frustrante. Também me comprometi a fazer mais refeições em casa durante a semana, começando devagarzinho. É como subir até o topo de uma escada: não dá para chegar lá em cima sem subir o primeiro degrau. Cumprir gradualmente é uma maior garantia de sucesso.

Por isso, desejo que todo mundo que alcançou os objetivos em 2014 mantenha o sucesso em 2015. E para você que tenta desde 2000, que nesse ano você consiga entender que o segredo está na calma e na perseverança. E pra quem começou a luta apenas nesse novo ano, que seja muito feliz e saudável!

Mil Beijos!