Ilusão de ótica e alimentação

27 de agosto de 2013

Vou contar sobre os iogurtes…

27 de agosto de 2013

Feijão Azuki!

27 de agosto de 2013
empty image
empty image

Eu adoro feijão! Sei que muita gente não gosta, mas acho uma delícia.

Outro dia, em um dos meus passeios pelo bairro da Liberdade, resolvi comprar o feijão Azuki. Você encontra em supermercados ‘normais’, mas nunca tinha percebido. Enfim, comprei e preparei!

Ficou uma delícia. Fiz em forma de caldinho pra tomar numa dessas noites frias de São Paulo.

O feijão azuki tem as mesmas vantagens dos outros feijões – tendo um pouco mais de ferro. Na culinária japonesa ele é muito utilizado. Mas achei – opinião pessoal – o azuki com uma digestibilidade bem melhor do que os outros feijões.

Então, se você ama feijão mas evita por achar difícil digerir, experimente o Azuki.

 

E se você tem medo de utilizar a panela de pressão, boa notícia: eu não usei e deu super certo! A minha receita foi feita na panela “normal”.

Vi várias receitas de caldo de azuki com abóbora e fiquei morrendo de vontate… Só não coloquei foto porque a fome era tanta que eu esqueci, hehehe.

Mas garanto que ficou super gostoso!

Segue a receita!

Ingredientes

1 xícara de feijão azuki
2 xícaras de água
1 pitada de sal
1 colher (chá) de pimenta tabasco (quem não gostar, não precisa)
Abóbora picada em pequenos pedaços – a quantidade é opcional, eu usei 1/2 xícara.
2 colheres (sopa) de cebola bem picadinha
1 colher (sopa) de alho bem picadinho
Azeite

Preparo

Em uma panela pequena, em fogo baixo, coloque o feijão azuki e a água. Deixe cozinhar até que o feijão fique bem macio – se necessário, coloque mais água (quente) para completar. Quando a água do feijão estiver mudando de cor (ou seja, ficando mais escurinha), coloque a abóbora picadinha.

Em outra panela, em fogo médio, aqueça o azeite (2 colheres de sopa são suficientes). Coloque a cebola e deixe dourar, por aproximadamente 2 minutos. Depois, adicione o alho e refogue por 1 minuto. Coloque o feijão cozido e misture bem, até que os sabores se encontrem. Ao final, prove e adicione o sal e a pimenta tabasco.

Dicas…

Se você quiser cozinhar uma quantidade maior para congelar e ir comendo durante a semana, não tempere o feijão. Congele sem temperar, e deixe para refogar o alho e a cebola na hora de cozinhar – fica mais gostoso, eu garanto.

Se quiser fazer o caldinho, basta colocar mais água (morna, sempre) no momento que o feijão estiver cozinhando. E aí, quando estiver cozido, basta bater no liquidificador ou no mixer manual, até que forme o caldinho. Decore com salsinha e sirva com croutons :)