A informação vale para você?

15 de setembro de 2015

Nutricionista, Endocrinologista ou Nutrólogo?

15 de setembro de 2015

Frango e Batata Doce

15 de setembro de 2015
destaque
NEN
FRANGOEBATATA

Frango com batata doce é preparação obrigatória de todo mundo que se interessa pelo mundo fitness. Obviamente muita gente não procura saber o porque desse casamento ser tão desejado, mas como está vendo todo mundo fazer, faz também!

Mas como diria minha mãe, ‘você não é todo mundo!’

 

Então ao invés de continuar com essa mania boba de só comer frango e batata doce, ou antes de entrar nessa mania, entenda o porque dessa fama e decida se realmente vale a pena!

FRANGO

O filé de frango já faz parte da dieta de muita gente pelo simples motivo de ser uma carne com boa qualidade proteica e pouca quantidade de gordura. Como a gordura foi perseguida por muito tempo – e ainda apavora muita gente – o frango ganhou status de queridinho do emagrecimento e do ganho de massa magra. Mas outras carnes também tem boa qualidade proteica e baixo teor de gordura (e valores calóricos bem aproximados!).

carneptn

Além disso, se a pessoa faz uma atividade física regular de intensidade moderada a forte (e se alimenta bem, obviamente) pode ter uma alimentação mais variada, sem medo de ser feliz. Não precisa ficar comendo somente frango, frango, frango. A diferença entre remédio e o veneno está na dose!

BATATA DOCE

A batata doce é queridíssima por ter um baixo índice glicêmico (IG). E o que isso significa?

Todos os alimentos fonte de carboidrato tem o poder de disponibilizar energia (glicose) de maneira rápida ou lenta para o corpo, após seu consumo. O índice que mede essa ‘velocidade’ é o Índice Glicêmico. Existem os IG’s baixos, médios e altos.

Quem quiser saber mais sobre o IG dos alimentos, sugiro entrar no site http://www.glycemicindex.com/ 

Quando consumimos alguma fonte de carboidrato, lançamos glicose no sangue. Então nosso pâncreas libera insulina, que é responsável por pegar a glicose no sangue levar para dentro das células, afim de fornecer energia. Ou seja: quanto mais carboidrato é consumido, mais insulina é secretada.

A velocidade de liberação da insulina também se comporta da mesma maneira: se comemos alimentos com alto IG, a insulina é secretada de maneira mais veloz. A partir daí surgiu a idéia de que alimentos com alto IG  engordam mais, pois tem uma liberação de glicose rápida no sangue. Porém é importante lembrar que o ganho de peso só existe quando o consumo é maior do que o gasto.

Como foi muito bem colocado em um estudo publicado no JAMA, no final de 2014 ‘apesar de algumas políticas de nutrição defenderem o consumo de alimentos com baixo IG e até promoverem a rotulagem de alimentos com base nos índices glicêmicos, os benefícios independentes do índice glicêmico ainda são incertos, especialmente quando as pessoas tem um consumo alimentar rico em grãos integrais, vegetais e frutas.

O que isso quer dizer? Que se você já tem um estado de saúde ótimo e uma alimentação equilibrada, irá se beneficiar menos do que imagina do índice glicêmico.

carboig

Portanto, o conceito de índice glicêmico e obesidade foi um dos fatores que tornou a batata doce uma aliada a boa condição física e estética. Outro motivo é a qualidade do carboidrato indicado antes e depois atividade física. A recomendação geral que observamos em qualquer busca livre na internet (tentem: carboidrato pré e pós treino) é de que o consumo antes da atividade física seja de alimentos com IG baixo a moderado e pós atividade de alimentos com IG alto. Mas sabemos que essa é uma orientação geral e está fadada ao fracasso. O consumo de alimentos fonte de carboidrato pré e pós treino deve ser avaliado de acordo com cada indivíduo, além do objetivo e tipo de modalidade.

Além disso, o índice glicêmico da batata doce varia de acordo com a sua preparação: cozida tem um valor, assada tem outro!

E foi assim que a batata doce entrou também com o um excelente ‘pré treino’ e/ou pós treino.

E o que concluímos?

Que frango com batata doce podem ser consumidos, mas não precisam ser exclusivos. Além de sua alimentação ficar chata e monotemática, os efeitos intestinais dessa combinação pode desagradar quem está ao redor, hehehehehe.

Eles não são os únicos responsáveis de um corpo musculoso e com baixo teor de gordura. Eles são alimentos que podem estar inseridos na sua alimentação, mas não como tema único.

E o mais importante: perder ou ganhar peso depende muito da QUANTIDADE de alimento e do seu comportamento. Comer um montão de frango e batata doce pode não só engordar, como aumentar as chances de episódios de compulsão alimentar, quando em contato com outros alimentos!

Não deixe de comer o frango e a batata doce se você adora, mas varie sua alimentação! Seu corpo e paladar agradecem!

Até a próxima!