Omelete com gema, por favor!

7 de abril de 2014

Vamos fazer uma dieta ‘intox’?

7 de abril de 2014

Frutose engorda?

7 de abril de 2014
empty image
empty image

Em determinada situação, uma pessoa me disse que sua nutricionista fez a proibição de comer frutas, pois elas continham frutose. A justificativa era ‘além de engordar, a frutose provoca câncer’. Quase caí da cadeira, afinal, as frutas devem estar presentes na vida de qualquer um que busca uma alimentação saudável, e definitivamente uma banana não vai te matar de câncer.

Mas o que é a frutose?

A frutose é um monossacarídeo, ou seja, um carboidrato. Está presente principalmente em frutas e vegetais. Porém a frutose pode ser encontrada em várias bebidas e alimentos industrializados na forma de ‘xarope de milho rico em frutose’, ‘frutose líquida’,  e outras denominações. Como todo carboidrato, a frutose gera energia no nosso corpo.

E porque não podemos comer frutose?

Podemos e devemos! Nada de deixar as frutas de lado. Na verdade, tudo depende de como as palavras são colocadas, e como os leitores compreendem o que notícias sensacionalistas como essa querem dizer:

Manchete sensacionalista

Manchete sensacionalista!

Se você começar a ler a reportagem, vai ver que as frutas não estão proibidas. Mas qual a porcentagem de pessoas que lêem a reportagem inteira depois de uma manchete dessa?

De qualquer forma, acredito que essa confusão começou quando, em 2004, nos Estados Unidos, um estudo foi publicado relacionando o consumo de alimentos com ‘high frutose corn syrup’ (alto teor de frutose) e a obesidade. 6 anos depois o mesmo pesquisador afirmou que a obesidade era causada não só pelas bebidas com alto teor de frutose, mas pelo alto consumo de açúcares em geral.

Captura de Tela 2014-04-01 às 16.04.35

E sim, essa ‘frutose’ faz mal. O xarope de milho  rico em frutose (e outros açúcares utilizados nos alimentos industrializados) é um ingrediente processado e barato. E o problema não é tão somente o ingrediente (no caso, o xarope de milho), mas também o excesso! Assim como tudo na nossa alimentação, precisamos de equilíbrio. Por exemplo: substituir a fruta in natura pelo suco industrializado pode não ser uma boa idéia! O suco contém mais açúcar e nadinha de fibras e nutrientes, enquanto as frutas são ricas em fibras, vitaminas e minerais.

Ou seja, você pode e deve comer as frutas! Já vi alguns nutricionistas recomendando “nunca comer a fruta in natura sem um ‘acompanhamento’ que atrase a digestão da frutose” (geralmente esses ‘acompanhamentos’ são fibras ou proteínas): isso pode ter algum fundamento, principalmente para aquelas pessoas que tem resistência insulínica ou diabetes, mas  de maneira geral não tem tanta aplicação, uma vez que as frutas tem, de maneira geral, uma boa quantidade de fibras. Mas tudo depende da sua alimentação diária.

O que não significa que você não deve comer frutas!!!

A pirâmide alimentar, proposta pela Sônia Tucunduva (nutricionista referência!), sugere o consumo de frutas 3 vezes ao dia. Ou seja: não dá pra ficar sem esse alimento tão gostoso, nutritivo e muito mais acessível do que sucos e bebidas industrializadas!

Captura de Tela 2014-04-02 às 11.01.51

Pirâmide (2013)

No Brasil o xarope de milho não é tão utilizado, mas encontramos alguns produtos com esse ingrediente (principalmente aqueles importados). E açúcar em excesso, seja ele qual for, é prejudicial. Em 1996, o Departamento de Agricultura dos EUA definiu o termo ‘açúcares de adição’, que inclui todos aqueles açúcares que não sejam os naturais dos alimentos (ou seja, a frutose da fruta, a lactose do leite, por exemplo). Esses ‘açúcares de adição’ são aqueles acrescentados em preparações e alimentos processados com o objetivo de provocar paladar agradável, melhor viscosidade, textura, cor e durabilidade. Incluem-se neste termo: açúcar refinado, açúcar mascavo, xarope de milho rico em frutose, xarope de glicose, extrato de malte, frutose líquida, edulcorante a base de frutose, mel, melaço, etc. Por isso sempre leia o rótulo dos alimentos que você coloca no seu carrinho de supermercado e observe se não está cheio desses ingredientes!!!

 

'Mel' tipo Karo

‘Mel’ tipo Karo

Salgadinho tipo chips

Salgadinho tipo chips

Barrinha de cereais (trio)

Barrinha de cereais (trio)

Por isso nada mais justo e correto que procurar um profissional que te oriente quanto a sua alimentação e não cometer excessos!

Beijos,

Marina