Salada de trigo

26 de agosto de 2013

Feijão Azuki!

26 de agosto de 2013

Ilusão de ótica e alimentação

26 de agosto de 2013
empty image
empty image

A ilusão de ótica pode interferir na sua alimentação!

Veja essa imagem e responda as seguintes perguntas
Provavelmente você disse que a linha vertical é maior, assim como o primeiro círculo. Mas eles tem a mesma medida – tanto a linha, quanto o círculo. No caso da linha isso acontece porque o cérebro humano tende a focalizar excessivamente na altura dos objetos quando relacionados a largura. No caso dos círculos isso acontece porque utilizamos os objetos de fundo como parâmetro para estimar o tamanho.
E como isso se aplica a alimentação?
Nas quantidades!
O copo maior servirá mais bebida. Sendo água, não há problemas. Mas se for outro líquido, aí você pode estar se equivocando: principalmente se estiver tentando emagrecer! Imagine que sua nutricionista trace todo seu plano alimentar, imaginando 200 mL de suco de uva natural e integral 2 vezes ao dia. Provavelmente ela irá escrever “2 copos de suco de uva” – porque ninguém costuma (e nem deve!) ficar utilizando medidor na hora de comer! Você bebe seu copo de uva naqueles copos gigaaaaaaaaaaantes (e lindos, diga-se de passagem) que cabem 100 mL a mais de líquido… ops! Serão calorias diárias a mais sendo ingeridas! Parece loucura, mas é matemática mesmo :)
O prato maior servirá mais comida. Existia um truque antigo, de comer a comida no prato de sobremesa, lembram? Isso existe há muito tempo… Para quem come em restaurantes self service, eu aconselho fazer o seguinte: servir primeiro a salada no prato grande e depois, com um prato menor, servir a comida (arroz, feijão, carne).
Veja esse estudo feito por uma universidade americana: alguns indivíduos foram convidados a se servir de sorvete, livremente, após o almoço, em um congresso. Em um lado do buffet, colocaram potes menores (60 mL); no outro, potes maiores (90 mL). Aqueles que pegaram os potes maiores comeram 31% a mais que os indivíduos que estavam do lado dos potes menores!
Imaginem 31% a mais todos os dias, na sua alimentação… 
Bastante, não é mesmo?
Essa história toda parece piração, mas faz sentido. Se temos potes maiores, servimos mais. Não gostamos do vazio, precisamos preencher todo o pote. Claro, que em potes, panelas e copos pequenos podemos cair no engano e “vou colocar mais um pouquinho”, mas a possibilidade é menor. Isso porque quanto mais esforço o corpo tem que fazer, menor a chance dele se exceder na hora de servir.
Outro estudo também já demonstrou isso: secretárias foram presenteadas com caixas fixas de bombons. Aquelas que estavam com os recipientes fixados na mesa do trabalho, do lado delas, comeram mais. As secretárias que tiveram os bombons fixados a 2 metros de distância (que é super pouco) comeram uma quantidade menor – até 5 bombons a menos! Ou seja: se você tem que fazer algum tipo de esforço, como se levantar para pegar mais comida, a chance de você desistir é maior. E a vítima do excesso pode ser a sobremesa, mas pode ser até a sopa saudável diária, que você deveria tomar apenas 300 mL, mas acaba tomando 600 mL, pelo tamanho do recipiente. São 300 mL a mais fora do que você deve comer diariamente.
A dica principal é observar as louças que usa na sua casa, ou no self service. Se você está tentando emagrecer, escolha os recipientes menores!
Parece bobeira, mas pode fazer uma grande diferença!
Beijos,
Até a próxima
Marina