Compulsão alimentar

7 de março de 2017

E precisamos todos rejuvenescer (?)

7 de março de 2017

Kefir? Kefir!

7 de março de 2017
empty image
capayoung
kefircapa

Kefir são grãos que dão origem a uma uma bebida láctea com o mesmo nome. O encontro desses grãos ricos em bactérias e leveduras com leite ou água formam a bebida – que depois pode virar queijo, iogurte, coalhada seca, etc.

kefir

 

Os grãos de kefir geralmente se parecem com couve-flor – ou pequenas bolinhas de isopor

O kefir é um ‘alimento’ (posso chamar de alimento?) antigo, mas que agora vejo mais pessoas usando e se tornando mais popular. Se você jogar o nome ‘kefir’ no google, vai descobrir diversos doadores e vendendores de Kefir. Recebendo as ‘bolinhas’, você pode fazer seu próprio kefir.

Podemos dizer que o kefir muitas vezes – na maioria – tem vantagens nutricionais superiores ao iogurte caseiro. Ele tem atividade antimicrobial, antitumoral, anticarcinogênica; propriedades imunomoduladores e atua na melhora da digestão da lactose. Todas essas vantagens se devem a grande variedade de espécies de bactérias e leveduras contidas nos pequenos grãos.

 

Mas atenção: apesar de todas as vantagens, ele não é um alimento milagroso! Ele tem essas vantagens que não funcionam sozinhas – mas sim em conjunto com outros diversos fatores.

O que eu acho mais interessante do Kefir é poder utilizá-lo para produzir seu próprio alimento. O contato com a comida, na sua forma mais pura, muitas vezes é o despertar para o ato de cozinhar – e a gente sabe que cozinhar é a verdadeira receita mágica para uma boa saúde e alimentação.

kefir2

Acredito que assim como a onda dos pães de fermentação natural, o kefir é mais um elemento da tendência de DIY (do it yourself, ou faça você mesmo).

Eu ainda não produzi minha bebida a base de Kefir, mas pretendo fazê-la em breve. Alimentos com atividades probióticas e feitos a mão são sempre bem vindos na geladeira de qualquer pessoa que ama cozinhar e comer bem!

Até a próxima!

Marina

Para ler mais:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4626640/

http://paladar.estadao.com.br/noticias/comida,e-kefir-pode-conferir,10000010233