Comer de 3 em 3 horas?

12 de maio de 2014

Você come porque é gostoso?

12 de maio de 2014

Líquido durante a refeição engorda?

12 de maio de 2014
empty image
empty image

“Ai nutri, sabe o que é, eu faço uma coisa muito errada, eu bebo água durante o almoço, eu sei que isso dá barriga e engorda”. No fundo eu acho que essa frase é mais uma daquelas ‘desculpas’ que costumamos dar para os nossos erros de uma forma geral, para justificar porque estamos acima do peso, ao invés de assumir que a desordem alimentar é total! Mas como é algo que gera muita dúvida, resolvi escrever sobre isso.

Beber líquido durante a refeição dá barriga?

Imagem

Só dá barriga se engordar. E depende do que você está tomando – além do contexto geral da sua alimentação. Se essa bebida está dentro do consumo permitido, não, não irá engordar. Se ultrapassar, pode fazer diferença sim. Por isso é importante sempre procurar uma nutricionista.

A água não tem calorias, e por isso ela não engorda e não dá barriga. Então posso beber água durante a refeição? 

Sim e não. Antes de saber se você pode/deve ou não, você deve avaliar dois casos!

Primeiro caso: ‘a água me deixa satisfeito, faz com que eu não repita o prato, não extrapole e coma na medida’. Ótimo! Pode tomar água sim! Se é com gás ou sem gás, depende da sua preferência. Algumas pessoas se sentem mal quando bebem água com gás. Outras não sentem diferença. É bem pessoal. Mas se você sente que te ajuda a não exagerar, faça da água um hábito na sua alimentação! Além disso, você estará se hidratando.

Imagem

Segundo caso: ‘a água me deixa satisfeito, faz com que eu coma menos, mas rapidinho eu já estou com fome, procurando algo para beliscar.’ Ops, nesse caso é melhor deixar a água de lado! Geralmente quando não ingerimos a quantidade suficiente de alimentos principalmente nas grandes refeições, procuramos ‘beliscos’, doces, balinhas… E isso pode fazer com que você ultrapasse a quantidade certa para sua alimentação!

O grande lance da alimentação é verificar de onde vem sua vontade. É muito observacional, é o que chamamos de alimentação intuitiva ou ‘mindful eating’ – prometo escrever sobre isso em breve. Hoje em dia vivemos uma vida tão corrida que não prestamos atenção nos sinais que nosso corpo dá! Beber ou não beber água durante a refeição é uma delas!

Resumindo: Não existe regra! Observe seu corpo, seus hábitos, o que te faz bem. 

Imagem

“Alimentação intuitiva”

Detalhes importantes: Eu observo que crianças muitas vezes confundem sede/fome, e acabam tomando um volume de líquido muito grande antes da refeição, atrapalhando o consumo correto. Isso também é muito pessoal, mas é válido para as mamães observarem. De nada adianta a criança tomar muito suco natural antes ou durante o almoço, não comer o arroz com feijão direitinho e depois ficar pedindo danoninho!

Existem pessoas com algumas patologias que tem ou não indicação de líquidos durante a refeição. Algumas pessoas tem gastrite, hérnia de hiato, e muitas vezes se sentem mal quando consomem líquidos durante a refeição… Pessoas que tem anemia tem indicação de consumo de determinados líquidos… Por isso SEMPRE procure um nutricionista para saber o correto!

Espero que tenham gostado!

Mil Beijos!

assinatura