Vou contar sobre a chia

26 de fevereiro de 2014

Para se recuperar do carnaval!

26 de fevereiro de 2014

Opinião: Urban Remedy

26 de fevereiro de 2014
empty image
empty image
Ontem uma cliente muito querida me deu um suco da Urban Remedy Brasil. Eu provei o suco ‘e resolvi fazer uma resenha sobre o produto, mas não sobre o gosto do produto (até porque, não provei todos e gosto não se discute!), e sim sobre as características gerais.
Entrei em contato com a Urban Remedy Brasil, além de pesquisar nos sites da marca, e aqui vai a minha resenha sobre o produto.
Lembrando que essa é uma opinião imparcial, e estou avaliando com base na literatura, no que sempre estudei e estudo, e na minha prática clínica.

A Urban Remedy é uma empresa americana fundada por Neka Pasquale, uma mulher que se define como acupunturista, estudiosa em medicina tradicional chinesa e em plantas medicinais (ela é uma herbalist, como dizem nos EUA). Segundo a Urban Remedy Brasil, a fundadora Neka também trabalhou anos com tratamento de pacientes terminais (seguindo os preceitos da medicina holística) e viu que os sucos e alimentos podem ter grande participação na cura ou melhora da qualidade de vida desses indivíduos.
Em 2012 a modelo Cindy Crawford conheceu os sucos da Urban Remedy por uma amiga e se tornou embaixadora dos sucos. Segundo o site, Neka e Cindy são ‘aficionadas por compartilhar seu conhecimento sobre a saúde e bem-estar com o mundo’.
 
Então, trocando em miúdos, a Urban Remedy Brasil é uma linha de produtos e alimentos orgânicos. Existem sucos, shakes e alimentos. O site diz:

“Produtos vivos, livres de glúten e veganos (…) a Urban Remedy não acrescenta açúcar ou sucos de fruta em excesso (…) Temos a preocupação em manter nossos sucos com baixa carga glicêmica.”

Eles trabalham com ‘pacotes’ de sucos detox.Veja abaixo:
 imagem retirada do site http://www.urbanremedy.com.br/learn/howtocleanse
Explicando de maneira objetiva: você compra um ‘combo’ de 6 sucos e faz o detox. Os sucos correspondem a 1 dia de detox.
Segundo o site da Urban Remedy Brasil, algumas características devem ser levadas em consideração. Todas as frases em azul são retiradas do site, e em preto a minha opinião.
1) Você deve substituir todos os alimentos sólidos por 6 garrafas de 500 mL cada. Recomenda-se 100% do detox.
Essa é uma recomendação da Urban Remedy. De maneira geral, alimentar-se somente de líquidos pode ser perigoso e/ou prejudicial para a saúde. Além disso, pode despertar mais compulsão por comida.
2) Você pode fazer o detox durante o tempo que você desejar. Quanto mais longo o detox, mais tempo seu corpo terá para relaxar e se renovar.
Nãooooo! Uma dieta líquida durante longo prazo pode trazer vários prejuízos ao corpo! Pelo baixo consumo calórico, citarei o principal: perda de massa magra. E os sintomas desse processo podem ser muitos: sonolência, mau hálito, dores de cabeça, cansaço, fadiga… Você pode até se arriscar num detox, mas é importante conversar com a (o) nutricionista de confiança antes. Algumas pessoas praticam atividades físicas extenuantes, outras tem uma rotina que não se encaixa somente numa alimentação líquida… Tudo deve ser avaliado com muito cuidado, por um profissional.
3) Durante o processo do detox, você pode sentir vários desconfortos enquanto o lixo tóxico acumulado ao longo dos anos transita pelo seu corpo. Os sintomas mais comuns são: cólica abdominal, dor de cabeça, enjôo, cansaço, erupções na pele, congestão nasal, irritabilidade, introversão.
Quer dizer… você passar AAAAAAAANOOOOOS comendo ‘porcaria’ e um simples detox vai mandar esse ‘lixo tóxico’ para fora em apenas alguns dias?  É como se pessoa que engorda 20 kg em 5 anos quisesse perder o mesmo peso em 5 meses. Menos né gente… Alguns sintomas como erupções na pele e cólicas realmente podem ocorrer pelo fato de você estar comendo (no caso, tomando) alimentos líquidos e ricos em fibras e algumas vitaminas. Mas os outros são típicos de um cansaço característico pela baixa ingestão calórica. Quem nunca trabalhou até mais tarde, ficou em jejum porque não teve tempo de comer, e teve essas sensações?
4) Aí você comprou o detox, experimentou, gostou, acabou e é vida que segue. O que fazer depois do detox? A recomendação da Urban Remedy é: ‘ideal comer muitas verduras, frutas, sementes, castanhas germinadas e grãos integrais, ovos, carnes e peixes. Se possível tudo orgânico. Continue tomando nossos sucos e shakes entre as refeições’. 
Aí sim algo muito incoerente! para mim, a alimentação pós detox recomendada pela Urban Remedy é uma alimentação saudável, quase ideal para a maioria das pessoas! Se você puder comer alimentos naturais e integrais, além de boas fontes de proteína, perfeito! Os sucos entre as refeições podem ser uma alternativa, e nesse caso, eu até apoiaria o uso da Urban Remedy.
5) ‘Quantas calorias tem no detox?: 1070, 915 e 760. Contar calorias de sucos vivos não equivale a contar calorias numa dieta tradicional de comidas cozidas ou processadas. Numa dieta crua nada é desperdiçado já que o seu corpo reconhece e sabe exatamente como assimilar todos os nutrientes. Isso porque o nosso corpo evoluiu digerindo somente alimentos naturais, já que os alimentos processados industrialmente e acrescidos de químicos são uma invenção muito recente em termos evolutivos. Numa dieta tradicional de 2000 calorias, se você come alimentos industrializados ou processados, talvez você assimile metade das calorias enquanto o resto é desperdiçado ou guardado como gordura no corpo’
OMG… Primeiro que os valores calóricos são baixos, principalmente do segundo e terceiro detox. Se você faz atividade física, nem se fala. Em segundo lugar, que história é essa de que o corpo reconhece calorias de maneira diferente? Calorias são calorias aqui e em qualquer outro lugar do planeta. Resumidamente, caloria é a quantidade de energia necessária para elevar 1 kg de água em 1°C. Se você come calorias em excesso, você armazena no corpo (em forma de gordura). Se gastar mais do que consumir, você ‘desperdiça’ essa energia extra. Ou seja, o texto acima não tem pé nem cabeça!
6) ‘Você deve fazer um detox porque:
 
‘É uma excelente oportunidade de melhorar a sua saúde a curto e longo prazo’
Melhorar a saúde em curto prazo somente tomando sucos é realmente um desafio. A longo prazo, nem se fala. O alimento é muito importante no nosso processo de saúde, mas não é o único.
É uma maneira excelente de fortalecer seu sistema imunológico e de ingerir mais e maior variedade de nutrientes do que você conseguiria ingerir comendo alimentos sólidos 
Fortalecer nossos sistema imunológico independe somente da alimentação. Por exemplo: moramos em uma cidade (no caso, SP) poluída. Meu sistema imunológico é constantemente ‘agredido’ por isso. O stress do dia a dia afeta nosso sistema imunológico. Nossa ‘flora’ intestinal é responsável por nosso sistema imunológico. Uma ingestão correta de proteínas também. Além disso, nutrientes não são só vitaminas e minerais (encontrados nos sucos). Precisamos de gordura, carboidrato e proteína. Alimentar-se de líquidos dificulta essa ingestão!
Você dá um descanso para o seu aparelho digestivo, assim você permite que o seu corpo use toda a energia que ele usa normalmente para digerir alimentos, para se desintoxicar, se recuperar e se renovar.
O nossos sistema digestivo não precisa de um descanso de alimentos sólidos, mas sim de nutrientes não saudáveis. Nós temos o metabolismo basal, que é a quantidade mínima de calorias necessárias para garantir o funcionamento das nossas funções vitais. Aparelho digestivo = função vital. O corpo não precisa de ‘dar férias’ pro sistema digestivo para ter pique de ‘desintoxicar, recuperar e renovar’. Nosso fígado e rim estão em constante funcionamento para ‘desintoxicar’ e filtrar (ou vocês acham que só funcionam quando tomamos suco?), nosso sono e momento de descanso é suficiente para deixar o corpo descansado, e nossas células se renovam a cada minuto.
Você estará ingerindo uma quantidade consistente de calorias durante o dia ao invés de grandes refeições
Isso é uma afirmação totalmente infundada. Cada pessoa tem uma quantidade calórica calculada, que depende da rotina, peso, sexo, idade, objetivos, altura… As ‘grandes’ refeições são essenciais, e nossa alimentação é modulada pela variação de calorias ingeridas durante o dia. Além disso, o valor calórico consumido durante o dia depende da sua rotina… atividades. Não é uma conta matemática e correta.
7) Qual é a diferença entre um suco prensado a frio e um suco que eu faço em casa na minha centrífuga?
 
Na prensagem a frio, a pressão usada para extrair o suco da polpa preserva o sabor, as vitaminas, minerais traço, enzimas e outros elementos vitais de verduras e frutas. Além disso, o contato do suco com o ar durante a prensagem a frio é mínimo, resultando em oxidação e decomposição muito lentas… Já um suco feito numa centrífuga comum deve ser bebido imediatamente, pois seu processo de oxidação é muito rápido e na verdade o suco começa a oxidar e perder suas propriedades antes mesmo de você colocá0lo no copo para beber. O mecanismo extrator da centrífuga gira em uma velocidade muito rápida e gera calor, o que inutiliza a maioria das vitaminas e enzimas do suco, tornando-o bem menos nutritivo e saboroso. Além disso, o suco é exposto ao ar durante a extração, o que também acelera sua oxidação.
Não entendo muito dos processos de prensagem a frio, mas pelo que li, é uma idéia errada achar que a prensagem a frio é perfeita (além de eu acreditar que é melhor do que a centrífuga). E não é só o contato do suco com o ar que faz com que um alimento oxide, mas também o contato com a luz, a mudança de temperatura, e vários outros fatores. A vantagem da Urban Remedy fica sobre os sucos prontos industrializados, que geralmente são cheios de aditivos, açúcar e corantes. Mas se você pode fazer o suco na centrífuga e tomar logo depois, não vejo porque susbstituir (principalmente porque 1 combo com 6 sucos custa, em média, R$100,00).
Acho super legal a idéia do consumo de sucos feitos de frutas, verduras e sementes, mas não acho certo apoiar o uso único e não personalizado deles! Infelizmente isso acontece há muito tempo, desde as capas de revista que dão dietas que prometem queimar gordura em apenas 1 semana, passando pela mídia não especializada que insiste em usar a saúde como lucro, até produtos que prometem verdadeiros milagres.
A idéia é explorar os pontos dos produtos. Costumo dizer que não existe alimento perfeito, e nem alimento vilão. Tudo tem sua hora e lugar! Se você quer usar os produtos da Urban Remedy como complemento, super legal! Se você quer tomar 1 dia para dar aquele incentivo na dieta, quem sabe? O correto é conversar com sua (seu) nutricionista. E o importante é ter uma boa alimentação!
Beijos,
Até a próxima,
Marina