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Probiótico, Prebiótico e Simbiótico

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Você sabia que seu intestino pode abrigar cerca de 100.000 (MIL!) espécies de microrganismos (basicamente, bactérias)? Sim amigas e amigos, somos montanhas ambulantes de bactérias.

E o que isso quer dizer? Que se não cuidamos desses microrganismos que vivem com a gente, teremos problemas. As bactérias que vivem em nosso corpo podem ter uma atividade ou crescimento aumentados (ou drasticamente diminuídos), atingindo nossa saúde. Hoje em dia a ciência estuda a microbiota com bastante cuidado, pois anteriormente pensava-se que o único problema desse descontrole eram apenas problemas intestinais (má absorção de vitaminas e minerais, mau funcionamento do intestino, formação de gases, entre outros).

Hoje em dia sabe-se até da relação entre obesidade e microbiota intestinal,  assim como outros aspectos da saúde. Um intestino saudável é uma maravilha!

Muita gente tem procurado alternativas como os probióticos, prebióticos e simbióticos. Mas você sabe o que são eles?

probiotico

Probióticos são organismos vivos que, quando ingeridos em quantidades adequadas, exercem efeitos benéficos na microbiota intestinal. Dentre esses efeitos, estão a melhora na absorção de vitaminas e minerais, melhora na imunidade, melhor controle na absorção do colesterol. Esses microrganismos (na sua maioria, bactérias do gênero Bifidobacterium e Lactobacillus) podem ser encontrados em alimentos (iogurtes naturais, por exemplo) ou podem ser ingeridos através de substâncias manipuladas em laboratórios (cápsulas, sachês, etc).

Quem precisa? Isso fica difícil de generalizar. Apenas após uma avaliação do nutricionista e/ou médico que você saberá. Não é porque você tem o intestino mais preso, ou gases, ou falta de algum mineral que quer dizer que você necessita, obrigatoriamente de probióticos. O tempo e o tipo de tratamento também vai depender muito de cada caso. Por isso, MUITO CUIDADO! Tenho visto pelos instafitness da vida as instamusas dizendo que probiótico é VIDAAAA, é LUZZZZ, é ENERGIAAA, e atrás um monte de gente correndo pra procurar probiótico em farmácia ou quase suplicar no consultório por umas cápsulas de bactérias. Não é por aí viu gente? Assim como as vitaminas, o excesso de ‘bactérias do bem’ (afff, fui obrigada a ouvir isso) pode ser prejudicial.

prebioticosPrebióticos são ingredientes alimentares não digeríveis que estimulam o crescimento ou a atividade das bactérias do trato intestinal. O Frutooligossacarídeo (FOS) e a inulina são prebióticos amplamente encontrados nos alimentos (alcachofra, chicória, aspargos, alho-poró, cebola, alho, trigo, etc). Eles aprimoram a motilidade intestinal, melhoram o controle da absorção do açúcar e ajudam no bom desenvolvimento da microbiota.

Simbiótico é o casamento de prebióticos e probióticos! Geralmente são indicados pelos nutricionistas e médicos para tratar problemas específicos sintomáticos.

E como saber se minha microbiota intestinal está boa?

A população bacteriana do seu intestino é influenciada por vários fatores, que podem ir desde tipo do parto – láááá quando você nasce, se foi parto normal ou cesárea – , amamentação, genética, idade e claro, HÁBITOS ALIMENTARES. Ou seja: não adianta se entupir de cápsula de pro/pré/sim/ biótico e comer errado! Ah, e nunca se esqueçam de tomar muita água.

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Para saber como suas bactérias estão se comportando, é importante dar atenção a sintomas como gases, flatulência, aspecto do coco e ritmo intestinal (já falei sobre isso aqui!) e as vezes um exame de sangue que aponte alguma deficiência de vitaminas e minerais podem indicar um problema! Por isso é importante visitar o nutricionista antes de tomar qualquer multivitamínico só porque o tio da prima da vizinha pediu um exame de sangue e alguma vitamina/mineral estava fora da faixa.

SEMPRE PROCUREM PROFISSIONAIS antes de querer ou pensar em tomar qualquer coisinha! Até mesmo pro/pre/sim bióticos!

No mais, é dormir bem, beber água, praticar atividades físicas e dar preferência a alimentos naturais e integrais!

Espero que tenham gostado!

Beijos!