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Qual leite tomar?

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O leite é um constante protagonista nas polêmicas alimentares. Muitos condenam o leite pela lactose, outros pelo processo de industrialização… enfim, são vários motivos que permeiam essa discussão.

E então, apareceram os leites variados no mercado. As opções alternativas mais conhecidas sempre foram o leite de cabra e o leite de soja, mas hoje em dia temos também os leites de arroz, amêndoas e aveia.

E qual leite é melhor?

Aí entra o perigo de avaliarmos qual o melhor e qual o pior. Todos tem benefícios, e alguns tem índices melhores que os outros. Para algumas pessoas, os leites de aveia, arroz e amêndoas é melhor por não conter lactose… Para outras os leites ‘tradicionais’, ou seja, de origem animal ou de soja, são melhores, por serem ricos em Cálcio.

Por isso, vamos avaliar a partir dos gráficos! (Lembrem-se que clicando nas figuras, elas ficam maiores)

Valor Calórico (200mL)

Não é pra ficar contando calorias com paranóia, mas acho interessante mostrar esses valores. Várias pessoas, induzidas pelo modismo, estão comprando leite de amêndoa (por exemplo), pensando ser um alimento ótimo para o emagrecimento. E pode estar se enganando: este leite é o rei das calorias. O leite desnatado continua sendo o menos calórico. 

                                                                 Lipídos em gr (200mL)

Agora, observem os lipídos (que são as gorduras). O leite desnatado tem 0 gr de lipídios (então, se unirmos com o gráfico anterior, ele realmente é uma boa bebida láctea). O leite de amêndoas e o leite integral têm um valor lipídico alto (assim como o valor calórico).

                                                              Proteínas em gr (200mL)

As proteínas são, de maneira quase lógica, mais presentes nos leites de origem animal e no leite a base de soja. O leite de arroz não tem proteína nenhuma, e os leites de aveia e amêndoa, pouquíssimo valor proteico.

Cálcio
 
Um dos motivos que fazem os leites serem tão importantes, é a quantidade de Cálcio que eles nos proporcionam. Os leites de origem animal e de soja tem, em média, 240 mg de cálcio. Os outros, nadinha, nem um pouquinho pra contar história.
Conclusão

Se você está tomando os leites de origem não animal para excluir a lactose da sua dieta, as melhores opções são o leite de soja e o leite sem lactose. Apesar de ter um valor lipídico maior, ele são ricos em proteínas e Cálcio.
Se você está tomando leites de arroz, amêndoas ou aveia porque achou que era saudável, talvez esteja jogando seu dinheiro fora. Claro, eles são super gostosos, não tem a proteína do leite (ótimo para as pessoas que tem alergia a proteína) e muitos são de origem orgânica. Os leites de soja e de origem animal, tem um preço que varia entre R$2,50 a R$5,00 o litro. Os outros leites custam, em média, R$16,00!!! Ou seja, é uma diferença notável!
Claro que há público para todos os tipos de leite: os vegetarianos que cansaram do leite de soja podem contar com essas alternativas, assim como os intolerantes. Mas, repito: se você está tomando leite de origem vegetal porque pretende emagrecer, ou por questões de saúde, é melhor conversar com a nutricionista.
Pacotes fofos de leite de soja
Eu classifico um alimento saudável como o mais completo possível. Ser apenas um líquido branco que não contém lactose, para mim, não faz dele uma opção ideal. Mas há pessoas que gostam, podem e querem utilizá-lo! Não há problema nenhum, desde que se lembrem de enriquecer a dieta com outras fontes de proteína e cálcio!
Espero que tenham entendido. E uma dica: SEMPRE procurem uma nutricionista. Não é a internet, o blog, o instagram ou a dieta da sua amiga que vai te ajudar. Cada um tem uma necessidade. Muitas vezes alguém passa uma informação do tipo ‘meu nutricionista falou’ ou ‘já fui tanto em nutricionista que já sei o que é bom e o que é ruim': a pessoa pode saber, mas ela é diferente de você e de várias outras pessoas! Filtrem a informação que chega até vocês!
Beijos,
Até a próxima!
Marina