Vou contar sobre as fibras

14 de fevereiro de 2014

Vou contar sobre a chia

14 de fevereiro de 2014

Receita: Penne integral com brócolis, ricota e pesto de rúcula

14 de fevereiro de 2014
empty image
empty image

Oi gente!

Quem me acompanha no instagram (@naocontocalorias) viu que essa semana coloquei um prato de macarrão com brócolis, ricota e pesto de rúcula que ficou muito gostoso. E me pediram a receita do pesto e do macarrão. Como o instagram serve para divulgar o blog, nada mais justo que passar a receita pra vocês!
Essa receita é uma ótima idéia para um almoço rápido, ou aquele jantarzinho gostoso que você morre de preguiça de fazer quando chega em casa!
Delicioso!
Para o macarrão
 
Ingredientes – para 1 pessoa!
1 xícara de penne integral (usei a marca Taeq)
1 xicara de brócolis
2 colheres (sopa) de creme de ricota light
1 colher (sopa) de pesto de rúcula
1 dente de alho laminado
1 colher (sopa) de cebola picada
Preparo (se tiver organização, não leva nem 10 minutinhos!)
Coloque duas panelas pequenas com água para ferver em fogo médio, com uma pitada de sal em cada.
Em uma das panelas adicione o macarrão, assim que a água ferver. Ele deve ficar al dente, ou seja: cozido mas resistente a mordida. Assim que estiver pronto, escorra e lave com água corrente (senão ele continua cozinhando!!!).
Na outra panela, coloque o brócolis e deixe cozinhar até que esteja macio. Repita o processo do macarrão: escorra e lave em água corrente. Pique em pedaços menores com uma faca pequena. Se quiser, você pode preparar no vapor também.
Em uma frigideira adicione 1 fio de azeite. Ligue o fogo médio, aguarde o azeite esquentar e adicione a cebola. Quando ela começar a dourar adicione o alho picado e refogue rapidamente (não deixe o alho queimar!). Coloque o brócolis e mexa, para refogar. Adicione as duas colheres de creme de ricota e misture bem, até que ela se dissolva. Adicione o macarrão e misture para os sabores incorporarem. Logo depois, coloque o pesto, delisgue o fogo e misture novamente.
Transfira para um prato fundo e sirva quentinho! :)
Para o Pesto

 

 

 
Já vou explicando que fiz o pesto sem alho porque 1) esqueci 2) geralmente uso bastante alho para temperar minha comida (#coisasdemineira). E escolhi as amêndoas pois era a nut mais em conta, mas você pode substituir pelas nuts que preferir.
As medidas não estão certíssimas porque sempre faço no ‘olhômetro’ mas tentei deduzir!
Ingredientes – para 8 colheres (aproximadamente)
Um prato de sobremesa de rúcula (retirei o ‘excesso’ de cabinhos)
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
1/2 xícara de chá de amêndoas trituradas (triturei com o mixer mesmo!)
Azeite
Sal a gosto (como o parmesão ja é salgado, coloquei menos que uma colher de café!)
Preparo –  (se tiver organização, não leva nem 5 minutinhos!)
Com um processador, liqüidificador ou mixer manual triture as amêndoas. Depois coloque a rúcula e triture de novo. Adicione o parmesão e misture. Depois vá adicionando o azeite até que fique na consistência que você preferir (mais denso ou mais líquido). Processe mais uma vez e pronto. Depois é só provar e adicionar o sal (se for necessário).

Eu deixo na geladeira por até 7 dias, mas claro que o pesto fresquinho é sempre melhor! Já vi algumas pessoas congelando, mas acho que por ser um molho que tem como característica o sabor bem acentuado, acaba perdendo a qualidade!

As informações nutricionais (aproximadas) estão abaixo! Lembrem que o pesto rende muito (o meu rendeu 8 colheres (sopa), por isso não se assustem com a quantidade de calorias/gorduras :)

Espero que gostem! Depois me contem como ficou! E lembrem de colocar a hashtag #naocontocalorias nas fotos das receitas :)

Beijos,

bom apetite :)

Marina!