Nutricionista, Endocrinologista ou Nutrólogo?

18 de setembro de 2015

Desafio Pampulha – Guimarães Rosa e Corrida Vênus

18 de setembro de 2015

Ao vencedor, as batatas!

18 de setembro de 2015
NEN
guimaraes2
pratopronto

Está se sentindo uma pessoa vencedora por ter passado a semana inteira comendo certinho, do jeito que a nutricionista te orientou – e do jeito que o seu corpo gosta (que é muito importante)?

Junto com isso, vem a sensação de ‘eu mereço!’, né? E provavelmente merece… Mas nem por isso o final de semana precisa ser aquele momento Disney, onde vamos jogar todo o trabalho feito fora. Sou contra dietas restritivas justamente por isso: o final de semana vira festa na casa da mãe Joana, e o consumo extrapola os limites. Mas como são pessoas moderadas…

A gente não precisa ficar comendo alpiste com alface no final de semana. Eu sou fã de uma cervejinha e um petisco, e quarta feira me dei o prazer de aproveitar esse momento cozinhar + bebericar… ficou tão gostoso que decidi colocar essa receita aqui hoje, pra todo mundo aproveitar o final de semana sem encanação, mas também sem perder o juízo!

Receita fácil, rápida e gostosa. Além disso, aproveito para tirar a birra que muita gente tem da batata doce. No post dessa semana, comentei sobre essa moda fitness que deixou muita gente com ódio da coitada da batata. Eu inclusive dei uma afastada dela durante um tempo, mas resolvi fazer as pazes dessa maneira!

batataaperitivo

Você vai precisar de (para 1 pessoa, ou até para dividir!):

1 batata doce

1 batata inglesa

Alguns dentes de alho (a gosto)

Alecrim Fresco

Azeite

Sal (preferencialmente grosso)

Você vai preparar assim:

Pré aqueça o forno – eu fiz em forno elétrico, coloquei na temperatura máxima. No forno convencional, sugiro 180ºC.

Lave e corte as batatas em pedaços de tamanhos similares. Eu sugiro cortar da seguinte maneira: divida a batata ao meio (sentido vertical). Depois corte cada metade ao meio novamente (também sentido vertical). Em seguida, corte cada gominho na metade (sentido horizontal). Coloque numa panela com água fervendo para cozinhar durante 5 minutos.

Depois, escorra e coloque em um tabuleiro antiaderente. Despeje azeite (a gosto), coloque os dentes de alho, o alecrim e um pouco de sal (não exagere no sal!).  Coloque para assar. É importante que as batatas fiquem bem espalhadas, o interessante é que elas não estejam umas por cima das outras, mas sim em contato com o tabuleiro!

A medida que elas assarem (o tempo vai depender da potência do seu forno) você vai mexendo o tabuleiro, para que as batatas virem e assem homogeneamente, até que elas estejam bem douradas e crocantes :)

nutricaobatata

Se quiser, coloque mais um pouco de alecrim e sirva!

Observação: dados nutricionais baseados na utilização de 2 colheres (sopa) de azeite!

Bom final de semana pra todos!!!!