Caldinho de mandioca

22 de agosto de 2013

Ilusão de ótica e alimentação

22 de agosto de 2013

Salada de trigo

22 de agosto de 2013
empty image
empty image

Outra receita super, mega, hiper fácil de fazer.

Como já contei aqui, moro sozinha e não conto com a ajuda de ninguém (entendam isso como “não tenho uma empregada”, porque claro, sempre tem gente ajudando: mãe e pai – mesmo de longe -, namorado, sogra, amigos, etc).
Isso não é um problema, estou super adaptada desse jeito. Mas claro, tem dias que a gente chega tarde do trabalho e só pensa em comer algo fácil e dormir, ou tem pouco tempo pra almoçar. Eu amo cozinhar e, por isso, amo comer. Comidinha de mentira não me preenche (aka saladinha sem graça com franguinho sem graça). Amo carboidrato e preciso dele pra viver!
Então volta e meia descubro/faço adaptações/invento alguma receita nova que seja fácil e gostosa. Essa por exemplo, é uma adaptação (de alguma receita que vi por aí, não lembro onde).
Enfim… foi muito simples fazer – gastei 15 minutos no relógio – e super me saciou. Comi num dia que tinha pouco tempo pra almoçar/preparar, não estava com vontade de comer carne (não sou a mais carnívora do mundo) e precisava ficar saciada – o dia seria longo.
Algumas pessoas pediram para eu colocar os valores calóricos, de carbo, proteína, lipído, nas receitas. Então a partir de agora irei colocar uma tabela bem simples com os valores (bem) aproximados.
Chega de lero lero e vamos lá
Salada rápida de trigo
Ingredientes
3 colheres (sopa) de trigo para quibe
1 cenoura pequena
1 tomate (usei o italiano) pequeno
1 folha de alface
1 punhado de salsinha
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de molho inglês – pode ser shoyu
Preparo
A primeira coisa a se fazer é aquecer um pouco de água com 1/2 colher (café) de sal – aqueça até quase ferver. Depois, coloque essa água no trigo, de forma que cubra o trigo. Deixe de repouso uns 10 minutos.
Enquanto o trigo fica de molho na água, corte a cenoura em pedaços pequenos, o tomate em cubinhos, o alface em tirinhas pequenas e a salsinha em pedacinhos.
Em um recipiente, coloque o azeite, a mostarda e o molho inglês. Misture com um garfo, até que forme um caldo homogêneo.
Depois, passe água gelada ou em temperatura ambiente no trigo – para que ele fique geladinho. Assim que ele mudar de temperatura, escorra a água:  use as mãos, um escorredor de arroz ou uma peneira para fazer isso – basta pegar pouco trigo de cada vez, fazer uma pressão para a água escorrer e colocar no prato.
Quando tiver escorrido todo o trigo, misture todos os ingredientes, depois o molho e PRONTO.
É muito fácil!
Para ficar mais simples ainda, você pode deixar o trigo de molho durante o dia (ou a noite). Assim ele “incha”e esfria, e você não terá o trabalho de escorrê-lo!
 Os intolerantes ao glúten podem substituir o trigo pela Quinoa!
 
Gostaram? Espero que sim!!! Até a próxima receitinha!!!
Beijos,
Marina

Dados nutricionais