Receita: bifum com frango e legumes

16 de janeiro de 2014

Veja: O suco verde faz bem

16 de janeiro de 2014

Suco de laranja emagrece?

16 de janeiro de 2014
empty image
empty image
Nessa semana, pipocaram manchetes afirmando que o suco de laranja poderia ajudar a emagrecer:
Isso porque saiu um estudo, feito na Unesp, sobre o suco de laranja. Mas ele realmente emagrece? Controla o apetite? Posso tomar?
Vamos com calma…
Não tive acesso ao estudo, mas pelo que li, a pesquisa foi feita com 37 pessoas, durante 3 semanas. Em cada semana era oferecido um tipo: suco fresco, recém espremido; suco pasteurizado e um preparado de água, laranja e açúcar. Depois, eram medidos os níveis de glicose, insulina, leptina e adiponectina.
Os pesquisadores notaram que a leptina aumentou após a ingestão do suco. Explicando de maneira simples, a leptina é um hormônio que tem como função ‘saciar’, ou seja: leptina aumentada, pessoa mais saciada.
Mas tudo tem dois lados!
Os pesquisadores notaram que as pessoas que tinham sobrepeso ou obesidade, sofreram variações menores nos níveis de leptina, enquanto os magros tiveram um aumento maior.
E o que podemos concluir?
Que suco de laranja não engorda, o que engorda é o excesso. Se couber na sua ‘cota’ diária de ingestão, o suco de laranja não vai engordar.
Mais estudos devem ser feitos, ainda não se sabe qual componente da laranja atuou nesse processo – se foi a vitamina C, ou outra substância. Maaaaaaas, se você tinha medo de tomar suco de laranja de manhã ou a tarde, ou qualquer horário, já dá um alívio – e um incentivo pra desfrutar dessa bebida.
Os sucos pasteurizados também alcançaram esse efeito, mas claro que o suco natural sempre é a melhor opção, pois mantém a vitamina C, não tem conservantes ou corantes. É a fruta pura!
Por isso sempre digo: muito cuidado com manchetes ou produtos milagrosos. Tudo deve ser analisado com muita cautela. Se você ama suco de laranja e tem medo de tomar porque engorda, converse com sua nutricionista, e explique que você quer começar a tomar essa bebida, assim ela pode incluir na sua alimentação :)
Beijos,
Até a próxima!
Marina