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Receita: tomate recheado de quinoa

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Oi gente!

Eu prometi essa receita, e promessa é dívida. Não deu para filmar, mas vou colocar tudo bemmm explicadinho!

Eu gosto dessa receita porque ela pode fazer as vezes de um prato único – desde que esteja nas quantidades determinadas para sua alimentação diária – e é super saboroso! Eu geralmente faço para o almoço, e acompanho com uma salada bem variada e uma fruta de sobremesa. 

A quinoa é um cereal de alto valor biológico. O que isso quer dizer? Ela tem vários aminoácidos essenciais (aqueles que precisamos ingerir, pois o corpo não os produz) e uma boa digestibilidade. A mistura arroz + feijão, por exemplo, tem todos os aminoácidos essenciais que necessitamos: aqueles ausentes no feijão estão presentes no arroz (e vice versa). 

Então substituir o arroz e o feijão pela quinoa pode ser uma boa idéia sim! 

ingredientesTomate – eu usei o tomate carmem. A quantidade depende de quanto você quer preparar.

Quinoa em grãos (usei a mista!) – 1/2 xícara (aproximadamente 90g)

1/2 abobrinha pequena

1 colher (sopa) de azeite

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta do reino

1 colher (sopa) de queijo de cabra em pedaços (você pode escolher o queijo que preferir)

preparo

1) Aqueça um forno elétrico ou convencional na temperatura mínima;

2) Depois de lavar todos os ingredientes. Corte a abobrinha em cubos bem pequenos e coloque em uma vasilha com água.

3) Em uma panela funda, coloque água para ferver em fogo baixo. Assim que levantar fervura, coloque o tomate inteiro e deixe por aproximadamente 3 minutos. Retire (com cuidado para não queimar a mão e reserve).

4) Na mesma água, adicione a quinoa e uma pitada de sal. Abaixe o fogo e cozinhe até que a quinoa fique al dente – para saber se está bom ou não, é só experimentar.

5) Enquanto a quinoa cozinha, você deve tirar uma parte superior do tomate (como se fizesse uma tampa!) com a faca. Com a mesma faca (precisa ser uma faca pequena) você tira o miolo do tomate (pode fazer isso com a colher também!). MAS ATENÇÃO: guarde todo o miolo.

6) Aí, em outra panela, você coloca a colher de azeite no fogo médio. Adiciona a abobrinha, o tomate e mistura, até que fiquem bem cozidinhos. Desligue o fogo e reserve.

7) Nessa hora a quinoa vai estar pronta. Você deve escorrê-la com um coador e colocar na panela onde está a abobrinha refogada. Misture e coloque dentro do tomate, com uma colher.

8) Salpique o queijo por cima e coloque para gratinar no forno pré aquecido.

Pronto! 

Indo para o forno!

Indo para o forno!

Ficou fácil né?

Prometo que vou filmar algumas receitas, mas por enquanto não consegui me organizar para isso. E aí faço essa receita filmada também, ok? 

Espero que façam e postem, com a hashtag #naocontocalorias.

Beijos,

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