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Vamos suplementar?

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Vocês não estão ficando loucos. Eu realmente vou escrever sobre usar suplemento alimentar. Afinal, nunca disse que sou contra os suplementos, mas sim que eles devem ser utilizados somente se houver necessidade e de maneira bem específica.

E um dos suplementos mais ‘queridos’ é o Whey Protein.

Basta se matricular na academia e todo mundo já quer começar a balançar a garrafinha whey e sair tomando, mais rápido que nunca. Isso tudo na esperança de conseguir garantir os músculos, o bumbum durinho ou até (pasmem!) emagrecer. E me coloco na condição de fazer um chute: acredito que 90% das pessoas que frequentam as academias não precisariam da Whey Protein. Ou porque já consomem a quantidade suficiente de proteínas, ou porque conseguem alcançar a demanda necessária através da alimentação.

E vamos combinar, bem melhor comer #comidadeverdade do que um monte de pó misturado com água né?

Mas quando bem aplicada, a suplementação de whey pode ser benéfica.

Lembrando que cada caso é um caso, estou aqui apenas para mostrar que existe utilidade para esse tipo de artifício, mas que a indicação deve ser avaliada por um profissional (de nutrição!!!!) sério.

quantotomar

O que se sabe é que quem pratica atividade física precisa de mais proteína. Mas isso não quer dizer que você precisa se entupir de proteína: poucas doses a mais (ou seja, fácil de conseguir pela alimentação) já são suficientes para te ajudar a alcançar a quantidade necessária. Sabe-se também que quanto mais treinado o indivíduo, menos ele precisa de acrescentar proteína na sua dieta. Ou seja, se você já faz treinos específicos para hipertrofia há muito tempo e agora quer suplementar, não corra feito um louco para tomar um monte de proteína: procure um nutricionista (preferencialmente esportivo) para ajustar sua alimentação. As vezes o problema não está na quantidade de proteína, mas na qualidade e/ou distribuição durante o seu dia: se você dá uma dose muito grande de proteína, talvez o seu corpo não consiga digerir com a mesma qualidade; ao passo que se você fraciona a ingestão proteica, otimiza o processo!

qualtomar

As proteínas são compostas por aminoácidos essenciais (ou seja, aqueles que o nosso corpo não produz, então precisamos comê-los) e não essenciais (aqueles que nosso corpo produz). As proteínas de maior valor biológico (ou seja, de maior qualidade) são aquelas que tem uma maior quantidade de aminoácidos essenciais. Então, para conseguir ganho de músculos, não podemos olhar somente para a quantidade de proteína, mas também para a qualidade dessa proteína. A proteína do soro do leite por exemplo (ou seja, Whey protein) é uma proteína de alto valor biológico. Por isso ela é uma opção bastante indicada. Só queeeeeeeee: tudo depende da sua alimentação, intensidade e tipo de atividade, e outros fatores. Novamente: quem pode avaliar sua alimentação no quesito qualidade é um nutricionista, por isso repito: procure um(a) nutri!

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A pressa para tomar a proteína logo depois do treino é tanta que tem gente que está nos minutos finais de exercício já chacoalhando a garrafinha. Mas será que é necessária essa pressa toda? Muitos educadores físicos, treinadores, atletas e (infelizmente) nutricionistas dizem que essa pressa se deve a ‘janela anabólica’. Essa janela se refere ao momento ideal para consumir proteína, afim de aumentar a ‘produção de músculos’ – em tese, logo depois do treino é o momento mais que ideal. Mas essa janela deveria ser chamada  ‘porteira anabólica’, porque não é a proteína logo depois do treino que vai te ajudar a ganhar massa ou não, mas sim um consumo adequado em quantidade e qualidade no decorrer do dia/semana/meses e, claro, TREINAMENTO. E nem sempre a suplementação é obrigatória porque, sabendo que essa pressa toda não é importante, assumimos que se a nossa próxima refeição tiver a quantidade de proteínas necessária, a suplementação perde seu sentido. Por exemplo: se você malha no começo da manhã e vai almoçar logo mais, porque suplementar algo que você já consegue consumir com a comida? E para saber se a próxima refeição tem a quantidade/qualidade de proteína necessária eu nem preciso repetir que você deve procurar um nutricionista.

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Cada treinamento é de um tipo, cada pessoa tem um corpo e alimentação. Por isso a suplementação é ESPECÍFICA e CALCULADA de acordo com as características de cada um. Mas existem outras pessoas que podem se beneficiar da suplementação proteica! Idosos, pessoas que sofreram grandes ou médias queimaduras, acamados, pacientes em determinados tratamentos de saúde e alguns outros casos bem específicos tem uma necessidade proteica aumentada. Por isso a suplementação de proteína deve ser respeitada por todo mundo, desde que BEM UTILIZADA!

Receitas com Whey Protein

Sinceramente? Menos na criatividade gente! Ao meu ver, só faz sentido preparar uma receita com um ingrediente colocando o nome de uma guloseima quando você não gosta de jeeeeito nenhum daquele ingrediente e precisa comer. E se você não gosta de whey protein, procure outra forma de conseguir ingerir a proteína necessária!

Além disso, deixa para comer o brigadeiro, o picolé, o bolo, o mousse, o cupcake e etc de verdade!!! Permita-se a ter o prazer de comer e diga não a ‘fitnesszação dos alimentos’. Não é porque tem Whey que é saudável tá? Cuidado!

Recado final

Se você acha SUUUUUUPER LEGAL ter uma garrafinha para ficar chacoalhando no final do treino e por isso quer tomar suplemento, sugiro que procure fazer um suco, ou encher uma garrafa com bastante água e gelo para ficar balançando para lá e para cá e se sentir menos ~diferente~. Depois procure o (a) nutricionista.

Se você acha que todas aquelas pessoas SUUUUUPER BOLADAS ou as SUUUUPER DEFINIDAS ou as SUUUUPER DURINHAS só conseguiram aquilo a base de muito Whey Protein, sugiro que leia muito (mas muito mesmo!) sobre os seguintes assuntos: treinos físicos, nutrição esportiva, anabolizantes, dedicação ao treino, biotipos, influência genética no ganho de massa. Depois procure o (a) nutricionista.

Se você precisa aumentar sua ingestão de proteínas mas não consegue MESMO pela alimentação / ou não sabe se consome o adequado e quer ganhar mais massa, aí eu sugiro que você procure o nutricionista de cara!

Mas antes disso tudo, procure um bom educador físico, trace um plano de exercício legal e vá em frente nos treinamentos.

Espero que tenham gostado!

Mil beijos,