Dietas fáceis

22 de fevereiro de 2016

Saúde Solitária

22 de fevereiro de 2016

Vegetarianos, uni-vos

22 de fevereiro de 2016
dietas
saudesolitaria
vegetarianos

Um beijo especial para Bel e Bart, minhas musas vegetarianas

Segundo uma pesquisa do IBOPE (2012) 8% da população Brasileira se declarou vegetariana. Uma pesquisa feita pela Vegetarian Times mostrou que 3,2% da população americana é vegetariana e 5,2% está interessada em se tornar vegetariana. Pessoas optam pelo vegetarianismo por diversos motivos: causas ambientais (que incluem não só os animais, mas todo ecossistema), causas filosóficas e/ou religiosas, causas de saúde e/ou simplesmente por não gostarem do sabor das carnes. A cada dia observo mais a preocupação de algumas pessoas em consumirem menos carne – principalmente a carne vermelha.

E muita gente me pergunta: é bom ser vegetariano?

Para responder essa pergunta, vou ajudar em duas coisas: dividindo esse post em várias versões (uma por semana) e sugerindo que você pergunte isso a algum(a) colega vegetariano(a).

LOVEGETARIANISMOO primeiro ponto é entender que vegetarianismo é uma escolha, e por isso devemos respeitar o colega que fez essa escolha. E também pedir pro amigo vegetariano entender que tem gente que não está interessada em deixar de lado o consumo de carne e outras proteínas animais. Tenho amigas vegetarianas e todas são super legais: sabem dividir a mesa de um bar sem julgar se fulano pediu uma maravilhosa costela no bafo. Tenho pacientes vegetarianos que não me cobram por eu não ser uma do grupo. Mas a gente sabe que tem muito vegetariano xarope que quer evangelizar tudo e todos. Se você é essa pessoa, por favor, apenas pare. Pode conversar, explicar, mostrar os pontos positivos, mas catequizar a todo custo é de chorar de desespero!

O segundo ponto é entender os tipos de vegetarianismo – e é justamente sobre isso que vou falar no post de hoje. Afinal, não existe só um tipo de vegetarianismo – mas sim vários tipos.

ovolactovegetarianismo

Os ovolactovegetarianos talvez sejam o subtipo mais comum de vegetarianismo. Esse grupo é aquele que não come nenhum tipo de carne (boi, porco, frango, peixes) mas come ovos, mel, leite e seus derivados. Ao contrário do que se pensa, a taxa de anemia por deficiência de ferro é semelhante em vegetarianos e não vegetarianos. E também na contramão da idéia que muita gente tem, nem sempre vegetarianos são mais magros e mais saudáveis!!! Muitos vegetarianos tendem a ter uma alimentação baseada em alimentos industrializados, com altos teores de carboidratos refinados e gordura hidrogenada. Ser vegetariano nem sempre está relacionado a um alto consumo de frutas, verduras e legumes.

pescoveget

São os vegetarianos que não consomem carnes de boi, frango ou porco, mas consomem peixes. Esses também são um grupo grande, e acredito eu que isso se deve muito a culinária japonesa. A vantagem desse tipo de vegetarianismo é a seguridade do consumo de alimentos ricos em vitamina B12.

VEGANISMO

Os veganos (ou vegans) são aqueles que não consomem nenhum alimento de origem animal. Esse grupo procura também optar pelo consumo de produtos em geral que não envolvam animais no processo de produção.

flextarianismo

Eu descobri esse termo assistindo um vídeo do Caio braz  e achei interessantíssimo – talvez por eu acabar me enquadrando um pouquinho nessa turma. Os flexitarianos são aqueles que consomem carnes somente em ocasiões especiais, ou quase raramente. Por questões diversas – como citei acima – algumas pessoas preferem não comer muita carne. No meu caso é uma questão de gosto: carne e frango não são alimentos que me fazem salivar, mas quando me dá vontade eu como com prazer!

Esses são os tipos de vegetarianismo mais comuns – se alguém souber de outros tipos, me contem!

A intenção é falar sobre os seguintes temas do vegetarianismo:

– Prós e contras do vegetarianismo e seus subtipos

– Vitamina B12, anemias e vegetarianismo

– Consumo proteico e vegetarianismo (perda e ganho de massa magra)

– Tendências e alimentos ‘da moda’ no vegetarianismo

– Movimentos vegetarianos

Se tiver mais algum detalhe que você quer saber, basta escrever aqui nos comentários (ou no instagram e no facebook!)

Espero que gostem!

Beijos!