VOU CONTAR SOBRE A CREATINA

24 de julho de 2013

Vou contar sobre … Bananas!

24 de julho de 2013

Você toma vitaminas?

24 de julho de 2013
empty image
empty image
Nutricionista – “Vamos a sua alimentação diária. O que você toma no café da manhã?”
 
Paciente – “Duas fatias de pão integral com queijo, 1 copo de água com vitamina C efervescente e 1 copo de suco de limão. Depois vou para a academia”
 
Nutricionista – “E ao voltar da academia?”
 
Paciente – “Como algumas castanhas, uma cápsula de vitamina, 2 pedaços de queijo branco”.
 
Nutricionista – “E no almoço?”
 
Paciente – “Salada, arroz, feijão, carnes, o trivial sabe? E depois tomo Cálcio e vitamina D”.
 
Nutricionista – “E no resto do dia?”
 
Paciente – “a tarde como uma fruta, na hora de jantar uma sopa de legumes. E tomo muita água o dia inteiro. Antes de dormir tomo um suco natural. Ah, e tem a cápsula de ômega 3, de colágeno e de zinco. De vez em quando tomo procaína. Quando estou mais desanimado sabe? Faz um bem né?”.
Esta é mais uma consulta na vida de vários médicos, nutricionistas, e outras especialidades. E aí, começa a investigação para saber onde e porque esse paciente está tomando tanta vitamina. “Meu ortomolecular indicou. Ele faz um exame pelo fio de cabelo, que mostra tudo o que falta no nosso corpo! Precisa ver! Muito interessante! “. Meu Deus! Fiquei calculando quanto de dinheiro ele gasta. A resposta veio em seguida “é bem caro sabe? Mas vale a pena. Achei moderno. Todas as minhas amigas estavam fazendo, e hoje em dia todo mundo precisa de vitamina né?”.
Será que realmente precisa disso tudo?

Qual a importância das vitaminas?

As vitaminas e minerais participam de vários processos no corpo. Algumas são bem conhecidas por nós, desde pequenos: vitamina A para a visão, vitamina C para melhorar o sistema imunológico, Cálcio para os ossos, etc.  São vários tipos de vitaminas e minerais que atuam em diversas áreas do nosso organismo.
Como conseguir comer todas as vitaminas e minerais?

Frutas e verduras são as fontes mais conhecidas – 3 porções de cada por dia. Mas as carnes e outros alimentos como grãos, sementes e outros também ajudam na quantia certa de vitaminas e minerais.


Porque tanta gente toma suplemento de vitaminas e minerais?

Por vários motivos…

1) Marketing: Hoje em dia podemos observar um forte apelo da mídia quanto a saúde das pessoas. Todo mundo quer ‘adiar’ o envelhecimento, ter mais saúde, um corpo mais sarado, mais energia. Então as grandes indústrias pegam um gancho nisso tudo e ainda mostram estudos feitos que comprovam a necessidade da suplementação. Mas nem sempre esses estudos tem validade científica, e por muitas vezes são encomendados, ou comprados.2) Falta de informação séria: como sempre falo por aqui, na área da saúde (como em qualquer outra área), existem profissionais que tem como prioridade o lucro. Claro, o mercado está cada vez mais concorrido, o que você tiver de diferencial irá te destacar dos outros profissionais. E por isso vários pegam carona no sensacionalismo, em cursos e discursos totalmente incoerentes. Muitas vezes a falta de vitaminas é decorrente de algum problema de saúde. O bom profissional investigará a causa, antes de dar o tratamento. Muitas vezes apenas um exame que identifica a falta de vitaminas não é suficiente para o médico receitar um suplemento vitamínico. E nem sempre o tratamento é a suplementação de vitaminas.

3) A grama do vizinho é sempre mais verde: todo mundo quer ter o que o outro tem. Seja a atriz da televisão, a vizinha linda e sarada, a amiga da amiga que tem aquele corpo de babar. E aí você, que nasceu com a genética diferente dela, teve uma criação diferente, tem hábitos diferentes, fica sabendo que ela toma suplemento de vitamina (e claro, ela faz a maior propaganda sobre isso). Você, muito esperta, começa a tomar o suplemento. Mas esquece que ele não é a causa de tudo: ela acorda cedo, vai pra academia, se alimenta super bem, tem um sono ótimo, toma no mínimo 2 litros de água por dia e tem uma genética de se invejar.

4) Porque várias pessoas precisam: Nem sempre quem precisa de vitaminas precisa tomar polivitamínicos. Algumas pessoas tomam vitamina D, outras Cálcio… Mas cada caso é um caso. A avaliação de um profissional é essencial!

Mais curiosidades sobre a suplementação vitamínica!

Radicais livres – Vários estudos com testes em laboratórios demonstraram que as vitaminas inibem a produção de radicais livres. Mas quando esses testes são aplicados em humanos, a inibição dos radicais livres não é a mesma. Ou seja: polivitamínicos podem não ser uma luta contra os radicais livres tão precisa!

Vitamina A por muito tempo a vitamina A foi indicada para fumantes. Em 1985 um ótimo estudo demonstrou que, ao contrário que se previa, a suplementação de vitamina A aumentava a gravidade do câncer de pulmão nos fumantes, e não evitava o aparecimento da doença.Vitamina C e atividade física – alguns estudos já demonstraram que a suplementação excessiva de vitamina C pode atrapalhar no metabolismo da glicose sanguínea em praticantes de atividade física.

Vitamina D e ossos – a diminuição da vitamina D hoje em dia é algo comum. Isso porque a vitamina D, para “funcionar”no corpo, necessita da exposição ao sol. E nessa vida que levamos (casa – escritório – casa), a exposição ao sol não é suficiente. Várias vezes não é necessário suplementar a vitamina D: a exposição ao sol, 1 vez por dia, 15 a 30 minutos por dia, é suficiente. Além disso, não adianta tomar vitamina D e não tomar sol :)

Vitaminas e saúde em geral – Como disse muito bem minha amiga Marina, no blog batatafritapode, ˜as vitaminas e minerais disputam sítios de absorção no nosso organismo. O que isto quer dizer é que não adianta oferecer todas as vitaminas possíveis ao mesmo tempo, sendo que a porta de entrada de algumas é semelhante a de outras, ou seja, você nunca vai absorver tudo o que está comendo”. 
Resumindo…
 
Se você toma vitaminas sem a prescrição e acompanhamento de um médico e nutricionista, melhor rever este consumo. Se você está com deficiência de alguma vitamina e mineral, eles irão avaliar a causa. Nem sempre se trata uma deficiência vitamínica apenas com a suplementação. 
 
O consumo regular de frutas e legumes (3 porções de cada, aproximadamente, por dia), além de uma hidratação boa (1,5L a 2 L de água por dia) e a ingestão regular de fontes de proteína e fibras é essencial para uma boa saúde!
 
Até a próxima!
 
Beijos,
 
Marina
Para finalizar, um infográfico sobre as vitaminas, suas fontes, e locais de atuação!!!
suplementação de vitaminas