Vale a pena tirar o glúten?

23 de maio de 2014

Vou contar sobre a alfarroba!

23 de maio de 2014

Vou contar sobre a batata doce…

23 de maio de 2014
empty image
empty image

Batata doce é gostoso né? Eu particularmente adoro sopa de batata doce com um pouquinho de leite de coco. Peguei antipatia bendita batata. Não aguentava mais ver gente comendo batata doce cozida sem tempero nenhum, no meio da tarde, numa ‘marmitinha’.  Pelo amor de Deus, nada contra as marmitinhas! Mas eu como com os olhos primeiro! Pode ser gostoso, pode ser saudável, mas se tiver cara ruim, não desce.

 

Retirada do google: sério que vocês tem vontade de comer?

Retirada do google: sério que vocês tem vontade de comer?

Enfim… Tenho uma prima que vira e mexe me faz perguntas ‘porque as pessoas estão com mania de comer isso?’, ‘de onde surgiu a moda da comida tal?’ e por aí vai – beijo Tatá! E outro dia ela me perguntou pela batata doce: porque essa febre? Fui enfática: porque tem um baixo índice glicêmico! E ela já perguntou novamente ‘mas é só batata doce que tem baixo índice glicêmico? Tipo, não tem outra coisa mais fácil ou gostosa de comer não?’. Tem, claro que tem. Mas né, o povo se apega nas #tendências.

Antes de entender sobre a batata doce, vamos entender sobre o índice glicêmico: alimentos com baixo índice glicêmico tem uma digestão e absorção mais lenta, produzindo aumentos graduais na glicose sanguínea e na insulina. Esses alimentos são vantajosos não só no controle glicêmico (o que é ótimo para váááários fatores), como atuam na saciedade – um dos motivos de possuírem a fama de ’emagrecedores’.

Todo mundo que quer perder peso/perder gordura/ganhar massa/entrar na onda saudável/ficar na ‘moda’ quer aderir a batata doce. De fato ela tem essa vantagem do baixo índice glicêmico – principalmente no ‘pré treino’, mas ela não vai salvar o mundo.

Comparada com a batata inglesa, veja os dados:

Comparativo

Comparativo

Se você está numa dieta para perder peso, talvez encontre um pequeno obstáculo: comer batata doce como se não houvesse amanhã pode ser prejudicial: ela é mais calórica (e nessa hora precisamos contar calorias)! Digo isso porque várias pessoas se equivocam em alguns aspectos. Por exemplo, o arroz integral. Ele tem mais fibras, mas tem o mesmo (e as vezes até maior) valor calórico! Mas as pessoas ficam tão apegadas a tudo que é considerado saudável, que compensam comendo em excesso!

Por isso eu digo: não contem calorias, vejam pelo lado saudável MAS PROCUREM UM NUTRICIONISTA. Só esse profissional saberá analisar caso a caso.

Batata doce!

Batata doce!

Várias pessoas detestam batata doce, e se obrigam a comer. Será que isso é certo? Eu acho que não! E ninguém merece comer só um alimento, vira aquela alimentação ‘monotemática’! Se eu passar 2 meses seguidos comendo só batata doce, vou querer matar o dono da feira o dia que ele me oferecer uma!

Ter equilíbrio e não criar falsas expectativas de milagre nos alimentos é o que há de melhor!

Além disso, finalizo com mais um detalhe: vários alimentos tem um alto índice glicêmico (ou seja, aumentam nossa glicemia sanguínea com maior ‘velocidade’). Mas você pode ‘reduzir’ esse índice glicêmico adicionando vários outros alimentos ou ingredientes: óleos, gorduras, proteína, fibras, etc. Existe solução pra tudo, se você não gosta de batata doce, não precisa comer tapando o nariz só porque ela é a vedete da alimentação atual.

E para finalizar, nada mais justo do que uma receitinha gostosa de sopa creme de batata doce com frango (#sopademarombeiro)

Sopa da maromba!

Sopa da maromba! (foto ilustrativa!! hahaha)

Ingredientes

2 xícaras de batata doce descascada e cortada

50g de peito de frango em cubos

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de cebola

1 xícara de caldo de legumes caseiro

Leite de coco a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Cozinhe a batata doce até que ela fique bem macia. Desligue o fogo e reserve a batata (e a água do cozimento). Em uma panela média, refogue em fogo baixo 2 colheres (sopa) de cebola em um pouco de azeite, e logo depois, adicione o alho. Adicione o frango e refogue. Misture a batata doce ao refogado e adicione o caldo de legumes. Deixe cozinhar um pouco e bata com um mixer ou liquidificador, adicionando a água do cozimento até conseguir a consistência que você deseja. Para finalizar, tempere com sal, pimenta do reino, e um pouco de leite de coco – essa parte é totalmente opcional, mas garanto que dá um toque todo diferente! Se desejar, decore com salsinha e pronto :)

Espero que tenham gostado!

Beijos e até a próxima!

assinatura

Ps: as fontes de pesquisa usadas para os valores nutricionais são da Tabelapara avaliação de consumo alimentar em medidas caseiras, e sobre o índice glicêmico nesse site: http://www.glycemicindex.com/foodSearch.php