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Vou contar sobre as bebidas prontas!

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Muita gente se engana, e deixa de tomar o refrigerante que gosta para tomar um ‘suco’ de frutas industrializado, ou até um achocolatado, pensando que está fazendo uma excelente troca.
Mas não é bem por aí!
Os refrigerantes realmente são bebidas riquíssimas em açúcar. Quando você bebe 1 copo de Coca Cola (200 mL), por exemplo, é como se estivesse comendo 3 e 1/2 sachês de açúcar (6g), ou 5 colheres (chá) de açúcar. Já tentou fazer isso?
Assustador, não é?
E então, você substitui a coca pelo suco de pêssego industrializado… nesse caso, você está tomando 2 colheres (sopa) de açúcar, ou 4 sachês de açúcar (6g cada).
E aí, pela manhã, você resolve pegar o Toddynho, geladinho, porque está com pressa. Nesse caso, você estará ‘comendo’ 5 sachês de açúcar (de 6g cada), ou 7 1/2 colheres (chá) de açúcar.
Ou seja, você pode não estar fazendo uma boa troca!
A justifica constante para o consumo de bebidas prontas é a praticidade.
se clicar na imagem, ela aumenta :) 
Comer vários sachês de açúcar também é tão prático, não é mesmo?
Mas engorda? 
O consumo de bebidas durante as refeições engorda pelo fato de ser uma ingestão calórica a mais, mas se estiver dentro do seu consumo diário, não há problemas. Muitas pessoas acreditam que beber líquidos durante a refeição ‘engorda’ ou ‘dá barriga’, porque ‘dilata o estômago’. Veja bem: o que engorda é o excesso, o que dá barriga é o ganho de peso e qualquer alimento dilata o estômago, que é ‘programado’ para dilatar mesmo.
O que pode acontecer é, você tomar muito líquido antes da refeição, ficar saciado, e comer menos. Assim você sentirá fome mais cedo, e pode ser que coma mais por isso.
Inclusive os sucos fonte de vitamina C (de frutas cítricas, por exemplo) são indicados quando comemos algum alimento fonte de Ferro (carne vermelha, por exemplo) – pois a vitamina C melhora a abosrção do ferro!
Esse vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=icqQ8DGIUhA mostra de uma maneira super divertida, esse consumo de açúcar!
Mas, o que eu faço então?
Preferencialmente, nada de refri ou suco de latinha durante as refeições: o suco de frutas natural pode ter o mesmo valor calórico destes, mas não tem a mesma quantidade de açúcar. E quando falo para não contar calorias, é nesse quesito: calorias não são tudo na vida! Temos que observar a qualidade da caloria. E a qualidade das calorias desses produtos, não é boa!
Existem sim, sucos integrais industrializados. Segundo a legislação, para ser um suco, o produto não poderá conter substâncias estranhas a fruta ou parte do vegetal de sua origem. É importante notar que, nos rótulos dos ‘sucos de verdade’, geralmente a frase ‘sem adição de açúcar’ vem sinalizada.
Os ‘pseudosucos’ que tomamos, na verdade, são néctar de fruta. Podem ver a sinalização na caixinha ou latinha!!!
Uma marca que eu adoro, de sucos prontos, é a ‘do bem’. Além de ter um visual ultra fofo, tem sucos variados integrais mesmo. Só fica o ponto negativo pela ausência de fibras das frutas …
http://www.dobem.com
Já o toddynho, coitadinho… é uma verdadeira bomba de açúcar. Ele é um achocolatado com base láctea, cheio de açúcar e gordura vegetal hidrogenada (sim! a gordura que faz mal!!!) além de sal … Não é uma aposta saudável para as crianças. Tem mais açúcar que a coca cola!!!
Se você tomar 1 copo de leite desnatado + 2 colheres (sopa) de achocolatado em pó, você estará ingerindo menos açúcar do que tomando o toddynho pronto – além de ser muito mais gostoso, tem mais Cálcio e menos substâncias ‘alheias’ ao nosso corpo (conservantes, estabilizantes, etc).
Uma dica: se você está tentando cortar o refrigerante da sua vida, tente diminuir aos poucos, ao invés de substituir por light e diet. Como eu já escrevi aqui nesse post, o adoçante pode ter um efeito ruim para quem está num ‘sugar rehab’. Uma opção legal é beber água gasosa (ou gaseificada) com frutas. Fica super gostoso, e não tem açúcar!! O mesmo vale para os sucos e achocolatados prontos.
Ou seja…
… quanto menos industrializado, sempre melhor. Não seremos fanáticos a ponto de cortar totalmente essas bebidas da nossa vida – a não ser que você realmente não goste. Apesar de não ser fã de refri, eu adoro uma pizza com guaraná no domingo, e bebo com prazer e consciência, sabendo que aquele é um momento pontual, e não uma rotina!
Lembrem-se sempre que o excesso de açúcar é prejudicial. O suco de frutas tem açúcar (a frutose, açúcar da fruta) também, mas que tem uma qualidade e diferente – e mesmo assim, deve ter o consumo dentro dos limites estabelecidos para cada pessoa!
Converse com sua (seu) nutri para saber se está consumindo da maneira correta!
Espero que tenham gostado!
Beijos,
Marina