Eu não conto calorias!

26 de março de 2013

Imagens da segunda feira

26 de março de 2013

Vou contar sobre… Manteiga e Margarina!

26 de março de 2013
empty image
empty image
Dentre as mil invenções no mundo da cozinha (que eu amo), vi essa e adorei!  É um cortador de manteigas. 

Segundo o texto do produto – (vendido na amazon, clica aqui), ele é feito de plástico e aço inoxidável. Fácil de lavar! Não sei se no Brasil temos manteigas produzidas nesse formato, só sei de margarinas… Mas é uma facilidade não é?

E por falar em manteiga, vocês sabem a diferença entre manteiga e margarina?

A manteiga é um produto derivado do leite. Bate-se a nata do leite (adicionando ou não o sal) até que ela se transforme em manteiga – produto que se torna líquido em temperatura ambiente.

A margarina é obtida através da mistura de água ou leite com gorduras vegetais (ou seja, não tem colesterol). Porém, essas gorduras passam por um processo chamado hidrogenação, se tornando gorduras hidrogenadas. Isso tudo para que elas fiquem sólidas em temperatura ambiente.

E qual a diferença dos dois para a saúde??? Pois bem… a manteiga, por ser um produto de origem animal, tem altos níveis de gordura saturada, e quando consumida em excesso aumenta o LDL, o colesterol ruim. A margarina não tem colesterol, mas tem gordura hidrogenada, que se comporta como uma gordura ‘ruim’ no corpo, aumentando também os níveis de LDL.

E qual comer??? 
Eu opto pela manteiga (e indico também), desde que não seja em excesso. A manteiga é composta por ingredientes naturais, não passa por modificações químicas e na maioria das vezes não tem adição de corantes, e outras substâncias químicas. Já a margarina, é exatamente oposto.

Veja os ingredientes de cada uma:
Por isso, avaliem bem o consumo diário. Logicamente, o consumo de ambas deve ser em pequenas quantidades, mas sei que isso nem sempre é o que acontece. Muitas pessoas são induzidas a comprar margarina achando que a manteiga faz muito mal, e a margarina faz bem. Não existe vilão. As duas, em excesso, são prejudiciais. 
Porém, como disse acima, a manteiga quase sempre não tem conservantes e ingredientes artificiais! Fica a dica!

Até mais!
Beijos,
Marina