Preciso de suplemento para viver?

28 de janeiro de 2014

Eat, girl!

28 de janeiro de 2014

Vou contar sobre o açaí!

28 de janeiro de 2014
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Nesse verão, a vontade de tomar algo gelado se multiplica. E um desses alimentos é o açaí. O queridinho do Brasil, pode vir acompanhado de banana, granola, calda de morango, farinha de tapioca… são várias formas de comer essa frutinha.
Mas açaí engorda? Qual a melhor hora para tomar açaí?
Essas são perguntas que escuto sempre. Vou continuar respondendo: ‘o que é engorda é o excesso, a maneira como é consumida. Se você consome demais e gasta de menos, provavelmente vai engordar mesmo’.
E a melhor hora para tomar açaí?
Bem, aí é muito relativo, e acho que vale a pena conversar com seu nutricionista. Mas vamos a alguns detalhes sobre a fruta.
O açaí é uma frutinha ultra benéfica, e ao contrário do que todo mundo pensa, ela não é muito calórica – 100g da fruta pura tem aproximadamente 65 kcal (o mesmo que uma maçã, ou uma banana, por ex). O que compromete o açaí é a quantidade tomada e os outros alimentos que colocamos nessa mistura roxinha em excesso: granola, banana, morango e o pior de todos, o xarope de guaraná.
O xarope de guaraná, esse sim, é muito calórico. Uma colher de sopa corresponde a 93 kcal de puro açúcar. 
O extrato de guaraná tem os seguintes ingredientes: açúcar líquido, água, corante, acidulante, extrato de guaraná, composto aromático e conservador. Ou seja: não passa de um líquido extremamente açucarado, que é adicionado ao açaí para deixá-lo mais doce.
Já o açaí tem vários benefícios: por ser rico em fitoesteróis, combate o aumento do colesterol, além de ter ação antioxidante. E é rico em manganês, magnésio, cobre, cálcio e potássio.
E qual o melhor horário para comer o açaí? Quando adicionamos a granola ao açaí, ela auxilia que a energia seja liberada com maior lentidão no corpo, se tornando um bom alimento para comer antes da atividade física. Mas se você quiser comer o açaí com banana, ele se torna uma boa alternativa para pós atividade, já que será uma energia ingerida e rapidamente absorvida pelo corpo. Mas tudo depende da sua alimentação como um todo, por isso é MUITO importante conversar com seu nutricionista e adequar essa fruta a sua alimentação.
Infelizmente temos dificuldade de encontrar a polpa do açaí pura aqui no Sudeste. E mesmo quando achamos, deixo um alerta: muito cuidado. Verifique se o local se preocupa com a origem do açaí. Isso tudo porque o açaí pode estar contaminado com o protozoário Trypanosoma Cruzi, que transmite a doença de Chagas. Não é motivo para deixar de comer o açaí, mas sim para ter cuidado com a procedência do alimento. E congelar não é suficiente: Mesmo a -20 graus o protozoário pode resistir. Pergunte se a polpa é pasteurizada: o processo de pasteurização elimina o protozoário.
Pesquisei em supermercados e a maioria dos açaís que encontrei vem adicionados do xarope de guaraná. Isso não é motivo para não tomar, mas se você quiser consumir em casa e encontrar somente a polpa, basta bater com outra fruta mais adocicada, ou um suco. Melhor do que misturado a um xarope que é puro açúcar, certo?E você que toma litros de açaí achando que está comendo o alimento mais light do mundo … acho que deu pra entender o recado né?

É importante lembrar que não existe alimento 100% benéfico ou maléfico. Existe o equilíbrio ou o excesso. Converse sempre com um nutricionista de confiança, e não deixe de comer o que gosta. Basta saber como, quando e porque comer. 
Beijos,
Até a próxima!
Marina