E a batata doce???

22 de abril de 2013

Não conto calorias… mas conto histórias!

22 de abril de 2013

Vou contar sobre o arroz…

22 de abril de 2013
empty image
empty image


Sempre escuto a frase ‘eu como arroz integral porque ele emagrece, o arroz branco engorda’.E já percebi que muita gente come o arroz integral a contragosto, somente pela promessa de uns quilinhos a menos.

Mas é verdade? O integral emagrece? Porque ele ganhou as prateleiras superiores dos supermercados, e tantas pessoas trocaram o bom e velho arroz branco?

A primeira resposta é: não, ele não emagrece. Ele tem valor calórico, como qualquer outro alimento. (Lembre-se sempre: só emagrecemos se gastamos mais do que consumimos. E ponto.)

Para entender melhor: O arroz integral é um arroz que não passa por processos que retiram sua casca. Por isso ele fica mais escurinho e demora mais para cozinhar. Já o arroz branco é o arroz integral, que, a partir de processos químicos e físicos, teve sua casca retirada, ficando branquinho. 

É importante lembrar que quando a casca é retirada, vários nutrientes também vão embora. Outro tipo de arroz (que eu particularmente adoro) é o arroz parboilizado. Ele é um arroz que é submetido a um tratamento de água quente antes de ser polido. Isso faz com que ele fique sempre soltinho e ‘al dente’ quando cozido.


Veja só esse comparativo:

O arroz integral  tem, em 50g (aproximadamente 3 colheres de sopa)

  • 170 calorias
  • 37 g de carboidratos
  • 4 g de proteínas
  • 1 g de lipídios
  • 2g de fibra


O arroz Parboilizado tem, em 50g (aproximadamente 3 colheres de sopa)

  • 174 calorias
  • 39 g de carboidratos
  • 3,8 g de proteínas
  •  < 1 g de fibras


O arroz branco tem, em 50g (aproximadamente 3 colheres de sopa)

  • 171 calorias
  • 39 g de carboidratos
  • 3,7 g de proteínas
  • < 1 g de fibras

 O que eu recomendo? O que você gostar. Claro, o arroz integral é sem duvidas os mais saudável, tem mais fibras – o que te mantém satisfeita (o) por mais tempo – mais minerais e vitaminas. No caso dos diabéticos ou pessoas com algum distúrbio glicêmico, o integral também é a melhor opção.

Mas se você não gostar (eu, por exemplo), não adianta. Logicamente algumas pessoas são mais adaptáveis… Depois de um tempo comendo, se acostumam e começam a gostar. Por isso vale a pena tentar. Se você curtir o integral, é ideal introduzir na sua dieta. E de vez em quando, não vai fazer mal comer o arroz branco. Mas se você não consegue mesmo se adaptar ao integral, não se preocupe. O importante é comer arroz.

A dica que eu dou: o arroz parboilizado, como citei acima, demanda menos óleo no preparo. Algumas pessoas acham que o segredo do arroz soltinho é a quantidade de óleo. Não é! O arroz precisa de espaço para crescer… Por isso, o tamanho da panela deve ser proporcional a quantidade de arroz. 

E quem não sabe fazer arroz? Não tem mistério. Aí vão duas receitas rápidas para 2 pessoas. 



1ª receita:

1 xícara de arroz (aproximadamente 140g) 2 xícaras de água1 colher (sopa) de óleo ou azeite1 pitada de sal 1 dente de alho1/4 de cebola 

Em uma panela média, no fogo alto, aqueça o óleo (por 1 min aproximadamente). Adicione a cebola e refogue por 1 min. Depois adicione o alho e refogue mais 1 minuto. Adicione o arroz, e mexa bem (1 min). Adicione a água, o sal, abaixe o fogo e deixe a panela semi tampada. Assim que surgirem pequenas bolhas de água na superfície, e o fundo estiver seco (empurre com um garfo para verificar), prove. Se estiver cozido, pode servir. Se necessário, coloque mais um pouco de água e espere cozinhar mais.

2ª receita:

1 xícara de arroz (aproximadamente 140g) 2 xícaras de caldo de legumes (ou água)1 pitada de sal 

Em uma panela media, em fogo alto, ferva o caldo de legumes ou a água com sal. Assim que a água ferver, coloque o arroz. Abaixe o fogo e deixe a panela semi tampada. Assim que surgirem pequenas bolhas de água na superfície, e o fundo estiver seco (empurre com um garfo), prove. Se estiver cozido, pode servir. Se necessário, coloque mais um pouco de água e espere cozinhar mais.É isso. Arroz é tudo de bom, e deve estar na alimentação diária. Além disso, temos arroz 7 cereais, arroz de jasmim, arroz oriental… Escolha o seu!!!Até a próxima!!! Marina

obs: a minha intenção com o blog não é substituir a visita ao nutricionista. Escrevo justamente para incentivar as pessoas na busca de profissionais SÉRIOS e mostrar que alimentação saudável vai muito além de contar calorias e comer sem prazer! Além disso, sou uma pessoa habilitada para falar de nutrição e saúde, e sei os impactos que isso pode gerar! Saúde é coisa muito séria, por isso tomo o maior cuidado com o tipo de informação transmitida :)
x