Você toma vitaminas?

23 de maio de 2013

Vou contar sobre… o suco verde!

23 de maio de 2013

Vou contar sobre…. o colágeno!

23 de maio de 2013
empty image
empty image
Você toma colágeno, para a pele ficar firme, linda, e não envelhecer?
Você pode estar perdendo dinheiro.
O colágeno que você toma em forma de cápsula, drágea, bala, shake, pózinho, vitamina, água abençoada, etc, nem sempre tem a função que você espera. “ahhhh mas está funcionando”. Será?
Primeiramente, o colágeno é uma proteína, e é produzido pelo nosso corpo. Como toda proteína, é formado por aminoácidos. Quando você toma o colágeno (na maior parte, hidrolisado), você está ingerindo aminoácidos. Mas não significa que esses aminoácidos se transformarão necessariamente em colágeno.
Em segundo lugar, o colágeno não tem sua formação determinada apenas pela ingestão de aminoácidos. Ele depende também da ingestão de vitaminas (como as vitaminas C e A), da formação de radicais livres (se você é tabagista, se alimenta mal, ou faz muita atividade física – nível de atleta), e claro, da carga genética.
E porque tanta gente toma? E fala que está funcionando?
Bem, muita gente toma colágeno pelo mesmo motivo que toma um monte de outros ‘alimentos de prateleira': resultado rápido, fácil, e certeiro. Algumas pessoas procuram médicos e nutricionistas para ter a alimentação suplementada, e muitas vezes se frustram diante da não necessidade disso. Isso é algo quase comportamental, e ainda é ditado pelo modismo, pelas dietas de revista e internet. Claro, se você vê alguém linda, falando que toma colágeno, já associa o sucesso a esse fator. Geralmente, são pessoas que estão na mídia. Mas é importante lembrar que essas pessoas vivem disso, fazem exercício físicos regulares, se alimentam de acordo, mil tratamentos estéticos e muito mais para se embelezar.
Mas voltando ao “mas está funcionando!”… é um paradoxo não é mesmo? Porque colágeno, ou alimentação destinada ao retardo do envelhecimento não faz a pele ficar ‘esticadinha’. Ela apenas RETARDA o envelhecimento, ou seja, uma hora vai acontecer. E geralmente pessoas que inserem esse tipo de tratamento também iniciam uma fase de vida nova: começam a se exercitar, a se alimentar bem, beber mais água, comer mais frutas, etc. Então realmente, não há corpo que aguente a esse bombardeio de saúde.
Como já disse várias vezes, não sou contra a suplementação. Muito pelo contrário, determinados casos são necessários. Só não acho justo beatificar muitos ‘alimentos de prateleira’, enquanto há tanta ‘real food’ gostosa que pode resolver o problema não é mesmo?
Ainda no caso do colágeno, uma pele bonita é resultado de muita hidratação, frutas (principalmente vitamina C e A), minerais, filtro solar, higienização correta (nada de dormir de maquiagem), stress e carga genética. Além disso, depende da ingestão de proteínas. Uma baixa ingestão desse nutriente não sustenta nem a melhor pele do mundo. Sem contar com idade né gente? Quanto mais velhas (os) ficamos, menos colágeno produziremos.
Então, é cruzar os dedos pra genética ter sido legal, não se estressar muito com a vida, rir mais, praticar atividades físicas dentro de um limite, beber muuuuuuuuuuuuuita água e se alimentar adequadamente. E lembre-se: comer com prazer, te deixa feliz, tira o stress e evita as rugas!

Ahhh, e antes de tudo! Converse com seu médico e nutricionista! Eles são os melhores amigos da sua saúde!

Até a próxima!

Beijos,

Marina