Vou contar sobre…. Whey Protein

30 de abril de 2013

Vou contar sobre … BCAA

30 de abril de 2013

Vou contar sobre o pão integral…

30 de abril de 2013
empty image
empty image
O pão integral ganhou as prateleiras dos supermercados há alguns anos, e muita gente embarcou nessa onda com a promessa de … EMAGRECER. Na verdade os pães integrais já eram consumidos em outros países, mas chegou aqui no Brasil, e ficou. Ótimo, afinal, produtos integrais sempre são uma vantagem: mantém a saciedade por mais tempo, melhoram o funcionamento intestinal, reduzem os riscos de diabetes tipo 2, entre outros (mas não são mágicos e não fazem ninguém emagrecer!).
A indústria produziu centenas de pães integrais NÃO INTEGRAIS! Como assim?
Simples: pães integrais devem ter farinha de trigo integral na maioria da sua composição. Mas foram produzidos pães brancos (ou seja, não integrais) com a adição de farinha integral. Ou seja, neste último caso, você está comprando gato por lebre.

 

E como saber se seu pão é integral ou não? Fácil! São 3 formas (que em conjunto, podem te garantir grande parte da qualidade). Elas estão classificadas em ordem de importância.
1)      Verificar a lista de ingredientes: toda vez que você compra um produto, ele tem uma lista de ingredientes. Eles estão descritos na ordem de quantidade, ou seja, maiores quantidades vem primeiro. Se farinha integral vier primeiro, ótimo: ela tem farinha integral na sua maioria. Se no primeiro lugar estiver escrito ‘farinha de trigo enriquecida com ferro’, isso significa que não é integral.
2)      Verificar a quantidade de fibras: Quanto maior a quantidade de fibras, mais integral ele é. Não existe um parâmetro fixo, mas segundo a wholegraincouncil.org (grupo sem fins lucrativos de defesa do consumidor que trabalha para aumentar o consumo de alimentos integrais) um alimento com, no mínimo, 8g de fibras por porção, é o ideal. Na mini pesquisa que fiz (abaixo) verifiquei que a quantidade de fibras varia de 3 a 5 g por porção.
3)      Verificar se o produto tem os selos do wholegraincouncil. No Brasil, alguns produtos têm esse selo (clica aqui pra ver)

Eu fiz uma pesquisa informal através de sites dos produtos. Veja abaixo quais são os verdadeiros pães integrais, e os que você deve evitar!

Marca: Seven Boys.
Pães: trigo e linho; centeio; pão preto.
Todos são integrais.

Marca: Wickbold
Pães: grão sabor
Não é integral.

Marca: Panco
Pães: pão integral total; pão integral quinoa; pão integral linhaça e gérmen de trigo.
São integrais
Pães: integral e fibras light; integral sabor natual
Não são integrais!

Marca: Nutrella (na minha opinião, a melhor marca, analisando a tabela e os ingredientes)
Pães: Todos da linha vitta, dente eles o pão integral grãos e castanha; 7 grãos; pão ômega 3; Pão 12 grãos.
São integrais.

Por isso, avalie sempre na hora de comprar!!! O pão integral deve ser escolhido de forma preferencial se comparado com o pão branco. Se você não gosta, vale a pena tentar.
Agora só faltam as indústrias fabricarem embalagens menores de pão integral! É muito pão pra pouca validade!!!
Tem alguma dúvida sobre os pães integrais? Deixe aqui seu comentário!!!
Até a próxima!
Beijos,
Marina