Você come porque é gostoso?

19 de maio de 2014

Vale a pena tirar o glúten?

19 de maio de 2014

Vou contar sobre o pinhão

19 de maio de 2014
empty image
empty image

Êeeee! Esfriou, apareceu pinhão! Eu não gostava muito quando era criança, mas depois de adulta me apaixonei! Fico tão feliz quando chega essa época e dá pra comer pinhão!

Hoje uma cliente querida me lembrou com um email: ‘Marina, posso comer pinhão? Em qual quantidade?’. E então resolvi escrever para vocês também! (beijo Rê!)!

Pode comer pinhão sim, a quantidade vai variar com sua alimentação diária – consulte um nutricionista!

O pinhão é a semente das pinhas – que está nas araucárias, aquelas árvores que eu particularmente acho lindas!

Araucárias <3

Araucárias <3

Essa época de outono/inverno, o pinhão aparece com maior frequência, e realmente tem a cara do frio! :) E o que o pinhão tem de bom?

Primeiro, a tabela nutricional (a referência usada foi a TACO!)

Imagem

Tabela Nutricional – Pinhão

Infelizmente não sei dizer a vocês quantos pinhões existem em 100g! :( Mas se eu descobrir eu atualizo vocês.   100 gramas de pinhão equivalem a aproximadamente 8/10 unidades!

O pinhão então é uma fonte energética e tem muuuuuuita fibra! Além disso é rico em magnésio, potássio e vitaminas do complexo B. O cuidado que devemos ter com o pinhão é o excesso de sal colocado para consumo! Não precisa exagerar na hora de preparar!

E para fazer o pinhão, é importante que você corte as pontinhas (assim fica mais fácil descascar). Cozinhe em pressão (mais ou menos 30 minutos) com água e um pouquinho de sal! E pronto! O pinhão é mais chatinho de abrir, então algumas pessoas recomendam fazer um corte horizontal na semente ainda quente… Mas eu acho que assim você pode acabar queimando a mão. Depois é só se deliciar!

Pinhão: amor eterno, amor verdadeiro

Pinhão: amor eterno, amor verdadeiro

Alguém tem alguma receita com pinhão, algum truque ou combinação com essa delícia? Se alguém souber onde encontro pinhão em São Paulo eu agradeço! Pai, mãe se estiverem lendo esse post, manda pinhão pra cá! 😀

Gostaram?

Conversem com a nutri de vocês e não deixem de comer essa maravilha!!! Please! Porque é muito gostoso!!!

Beijos,

assinatura