A dieta das 8 horas

24 de novembro de 2014

Standard post

24 de novembro de 2014

Vou contar sobre o salgante

24 de novembro de 2014
empty image
empty image

O consumo de sal recomendado pela Organização Mundial de saúde é de 5g de sal por dia – ou seja, 2 g de sódio. Isso equivale a uma colher de chá!

Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE, os brasileiros consomem 12g de sal por dia (5g de sódio), o que equivale a mais que o dobro do recomendado. E todo mundo está cansado de saber que o sal em excesso traz problemas graves, dentre eles a hipertensão arterial.

hipertensao2

A hipertensão é uma doença silenciosa, e muitas vezes não tem sintomas. Por isso, todo cuidado é pouco: check up médico, atividades físicas orientadas, peso controlado e consumo alimentar adequado são essenciais.

E a última novidade no mercado é o salgante. Esse é um sal sem sódio! E será que é interessante?

De acordo com a mesma pesquisa do IBGE que eu citei acima, 65% do nosso consumo de sal é feito através da adição de sal no alimento, sendo os outros 35% quando consumimos produtos que contém sal (embutidos, industrializados, entre outros). Tendo em vista esse quadro, o salgante poderia ter essa vantagem: bem menos sódio adicionado.

Porém, ele deve ser evitado por pessoas que tem insuficiência renal e por quem consome certos medicamentos (alguns diuréticos ou inibidores da ECA, por exemplo). Isso porque essas pessoas podem ter sérios problemas com o consumo de potássio – componente essencial do salgante.

O preço, ao contrário do produto, pode ser bem salgado: 100 gramas correspondem a R$16,90!

Eu vejo algumas vantagens nesse tipo de produto, mas ainda acredito que a redução do sal de adição e do consumo de alimentos ricos em sódio ainda são uma solução mais interessante e acessível. Geralmente, quando comemos com muuuuuito sal, temos dificuldade para reduzir o consumo. Mas é uma questão de adaptar o paladar!

Quem quiser saber mais do salgante, basta clica nesse site aqui: http://biosalgante.com.br/.

E quem quiser evitar o excesso de sódio, é importante sempre procurar um profissional da saúde (nós nutricionistas agradecemos!!!). Mas evitar alimentos industrializados é essencial! Veja abaixo alguns campeões de sódio!

SODIO OCULTO

 

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!!!

Beijos!