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Vou contar sobre os finais de semana…

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Se existe algo que ‘pesa’ na hora de se reeducar pra perder peso são os finais de semana e aqueles momentos que saímos da linha. De 10 pacientes, 9 perguntam se os finais de semana tem que ser seguidos a linha, ou pode rolar um exagero.
Por isso resolvi escrever sobre esse ‘fenômeno’ que move multidões contra a bendita dieta!
É possível engordar tanto no fim de semana?
Primeiro temos que entender que engordar é ganhar gordura. E para ganhar gordura, haja calorias. Calcula-se que é necessário 8000 kcal extras para engordar 1kg (de gordura). Na prática não é alto tão matemático, mas é ótimo para ilustrar que ganhar 1 kg em 1 fim de semana é uma tarefa muito, muito, muito difícil. Afinal, para comer 8000 kcal extras no fim de semana, você tem que comer mais do que suporta – o que é praticamente impossível. Imagina ganhar 2 ou 3 kg?
Mas quando subo na balança segunda sempre estou com quilos a mais!
Imagem: pinterest
Sim, você pode ter ganhado peso, é totalmente possível. Geralmente não podemos responsabilizar o ganho de peso apenas com um motivo, mas sim um conjunto de motivos. Veja abaixo:
1) Retenção hídrica: aos fins de semana o consumo de bebidas alcóolicas e alimentos mais ricos em sal, geralmente, é maior. Isso faz com que o corpo retenha líquido. Muitas pessoas tem o excelente hábito de tomar água durante a semana, deixando sempre uma garrafa ao lado. Mas aos finais de semana esquecem disso. E esse fator pode causar diferença na balança.
2) Dietas muito restritivas: muita gente embarca na idéia de fazer dietas super restritivas durante a semana. Quando consumimos menos do que o necessário o corpo entra em estado de ‘alerta’. É como se ele estivesse em um constante estado de calamidade por consequência da ‘fome’ que está passando. No fim de semana, um pequeno exagero faz com que o corpo ‘reserve’ toda essa energia extra consumida – afinal, sabe-se lá quando vai faltar novamente. Essa energia reservada pode acrescentar alguns números na balança ou simplesmente dificultar a perda de peso: ou seja, a pessoa não ganha mas também não perde.
3) Intestino preso: sim senhores e senhoras. Muitas pessoas tem problemas intestinais e chegam na segunda feira sem passear no banheiro por 3 dias anteriores. Quem nunca foi se pesar e pensou “hmmm, vou ao banheiro antes pra dar diferença”? Sim, é possível notar uma quantidade de números a mais e a menos, antes e depois da visitinha ao toilette.
4) Período pré menstrual: para as meninas e mulheres, isso conta muito. Na época pré menstrual retemos mais líquidos, sendo uma mudança nítida não só na balança como no corpo. Levem isso em consideração!
Então como devo me comportar no fim de semana?
Imagem: pinterest
 
Antes de saber como se comportar no fim de semana, você deve saber como se comportar durante a semana.
Procurar um(a) nutricionista sério(a) e seguir um padrão alimentar saudável é o primeiro passo. Talvez você demore mais tempo para perder os kg a mais do que sua amiga que fez uma dieta detox + dieta da proteína durante 3 semanas. Mas te garanto que sua perda de peso gradual será mais efetiva.
Essas pessoas que fazem dietas extremamente restritivas chegam a perder peso sim. Mas geralmente o peso retorna. Isso porque o corpo tem a tendência de manter um peso habitual, e quando perde toda aquela energia de maneira muito abrupta, ele tenta recuperar a qualquer custo. Isso explica porque pessoas que vivem em dietas tão restritivas ganham peso com muita facilidade, em qualquer escapadinha. Aquelas que se alimentam de maneira ‘normal’ podem viajar, passear e até tomar uma cervejinha a mais que verão pouquíssima diferença na balança com essas mudanças na rotina.
Posso fazer dia do lixo?
Gente, esse papo de ‘dia do lixo’ é muito engraçado! Primeiro porque acho meio feio chamar comida de lixo né? Mas isso é opinião pessoal… Voltando ao fator engraçado, é que tem gente que leva muito a sério isso! Enfia o pé na jaca de acordo! Conheço pessoas que no ‘dia do lixo’ acordam e já tomam um copão de coca-cola com pão e muuuuita manteiga, almoçam um fast food gigante, tomam 1 pote de sorvete e a noite se acabam em 4 fatias de pizza.
Imagem: pinterest
 
Claro que isso não é normal e nem saudável né, vamos combinar. Mas há quem diga que tomar uma cerveja a mais e almoçar aquela feijoada deliciosa na casa da avó seja dia do lixo: isso pra mim é normal! Fim de semana tá todo mundo cansado, querendo relaxar a cabeça… e muitas vezes a forma de fazer isso é comendo e tomando uns gorózinhos. Além disso, a rotina do fim de semana muda, os horários mudam. Então fazer ‘dia do lixo’ da primeira forma que eu descrevi definitivamente não é legal, nem pra quem está no peso ideal e nem pra quem já está de dieta. Mas dar aquela tranquilizada e comer algo que você não comeria durante a semana não tem problema nenhum!
O resultado de tudo é o equilíbrio…
Excessos não são bem vindos em qualquer caso. Se você começou agora um processo de perda de peso (aquela saudável, gradual, sem pressa…) talvez seja até vantajoso se controlar mais aos finais de semana. Muitas pessoas precisam de uma perda de peso inicial mais efetiva para dar uma animada, e um dos segredos pode ser esse controle maior no sábado e domingo. De uma maneira geral é só equilibrar: tente manter o mais próximo possível da alimentação durante a semana, e escolha uma refeição para ‘extrapolar’ um pouquinho. Manter a rotina de atividade física ou pelo menos não se render ao sedentarismo também é uma boa opção.
Quantos dias tem seu fim de semana?
Não adianta colocar a culpa no fim de semana se ele começa na quinta! Tem gente que senta na cadeira do consultório e não consegue entender o porque não perde peso. Eu brinco perguntando ‘quantos dias tem seu final de semana?’ porque tem muita gente que inicia na quarta! Aí não há reeducação alimentar que aguente!
Tomar café da manhã
Essa é a última dica, mas para mim é de ouro: CAFÉ DA MANHÃAAAA! Não sabotem essa refeição nem nos dias ‘normais’ e nem aos finais de semana. Se você ‘pula’ o café da manhã chega no almoço querendo comer até a porta, e aí, bye bye controle.
Imagem: pinterest
Isso não quer dizer que você vai se matar na padaria comendo croissants, muita manteiga e litros de vitamina: mantenha o seu hábito do café da manhã.
O que engorda é o que você come entre a segunda e o sábado, e não entre o sábado e domingo!
 
Todo mundo conhece aquela frase “você engorda com o que come entre o ano novo e o natal, e não entre o natal e o ano novo”. O mesmo vale para os finais de semana. Pense nisso!
Seja feliz!
Falando em questões pessoais, eu não abro mão das minhas delícias do final de semana: cervejinha, feijoada e uma pizza no domingo a noite. O segredo é equilibrar de maneira geral e ter muita paciência pra alcançar o peso desejado. Ninguém merece sofrer pra perder peso, ficar vivendo de luz, água e alface. Que delícia é ver pessoas perdendo peso conseguindo se alimentar de maneira educada e equilibrada, sem deixar o brigadeiro ou o boló da vovó aos domingos :)
Espero que tenha ajudado!
Beijos,
Marina
obs: a minha intenção com o blog não é substituir a visita ao nutricionista. Escrevo justamente para incentivar as pessoas na busca de profissionais SÉRIOS e mostrar que alimentação saudável vai muito além de contar calorias e comer sem prazer!  Saúde é coisa muito séria, por isso procuro tomar o maior cuidado com o tipo de informação transmitida :) No mais, é ser feliz e ter equilíbrio!