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Cogumelos!

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dieta alcalina2
Para pais, filhos e educadores
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Eu sou apaixonada por cogumelos! Desde que comecei a frequentar restaurantes japoneses me interessei por eles. Acho uma opção versátil, gostosa, leve e fácil de preparar.

Muita gente me escreve pedindo para falar sobre a diferença entre eles, e perguntando se eles são fonte de proteína – porque geralmente são uma alternativa usada pelos vegetarianos ou pra quem não faz tanta questão de comer carne.

E sim, os cogumelos tem proteína. Das versões mais conhecidas aqui no Brasil (shitake, shimeji e Paris), para cada 100g de cada tipo, são 3g de proteína. Não é uma quantidade tão grande quanto um peito de frango (100g tem quase 30g de proteína) e nem do ovo, onde 100g (ou 2 unidades) tem 12g de proteína.

cogumelos

Claro que a gente tem que escolher um alimento não só porque ele tem ou não determinado nutriente: a gente tem que gostar de comer o alimento também! Mas no caso dos vegetarianos, eu entendo a preocupação com o consumo de proteínas. Então fica o recado: consumir cogumelos dá uma ajuda na quantidade de proteínas que deve ser consumida.

Mas ninguém vai comer só cogumelo… A notícia boa é que tudo que combina com cogumelo também tem proteína! Montei algumas combinações pra dar algumas idéias. Pra preparar é muito fácil: shitake e shimeji ficam ótimos grelhados com um pouco de manteiga e cogumelos Paris ficam excelentes em sopas ou assados. E todos os três são divinos quando preparados num papilote (que nada mais é do que colocar em um papel alumínio com um pouco de manteiga e deixar assar!).

combinacom

 

É só soltar a imaginação! No meu instagram, vira e mexe eu coloco alguma receita com cogumelo por lá. E você, qual sua receita preferida?

Conta aqui pra gente :)

Até a próxima,

Marina!