Vou contar sobre os shakes

Vou contar sobre os shakes

Shakes dietéticos são velhos conhecidos do mundo do emagrecimento. Me lembro das propagandas de cinturas envolvidas em uma fita métrica e um copo da bebida que se assemelhava a um milkshake de chocolate estampando várias páginas de revistas. Também me lembro dos carros com adesivos Herbalife, e até hoje é só dar uma volta pelas academias que você verá muita gente com sua garrafinha sendo sacudida pra lá e pra cá logo depois de acabar a malhação.

Eu, na minha inocência, acreditava que as pessoas já tinham entendido que trocar refeições por shakes não é uma boa opção. Ledo engano: a pergunta ‘o que você acha de shakes’ ou ‘você recomenda um dia de sucos detox?’ são perguntas frequentes por aqui - e lá no instagram do blog.

O PODER DOS SHAKES

A promessa dos shakes é proporcionar o emagrecimento com saúde ‘pois uma porção equivale a uma refeição e é nutritivamente completo’ ou ‘garante a quantidade necessária de nutrientes de uma refeição'. Em geral recomenda-se substituir 2 ou mais refeições pelo shake.

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Chá para Desinchar?

Chá para Desinchar?

No verão de 2017/2018 a Camila Fremder tuitou: “Chegou a época do ano em que pessoas muito magras e saradas comentam que precisam dar uma desinchada”

Eu não poderia ler nada mais verdadeiro. E sei que o bombardeio de soluções para desinchar confundem muita gente, e faz todo mundo pensar que também precisa entrar nessa onda. Ainda mais quando quem diz que está inchada é proprietária da tal ‘barriga negativa’.

As massagens modeladoras e drenagens linfáticas já são conhecidas antigas das mulheres, e de um tempo pra cá alguns chás carregam - até no nome - a solução para o inchaço comum dessa época do ano. Mas será que eles são o elixir mágico para um corpo livre de edemas?

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A indústria do Bem Estar

A indústria do Bem Estar

Algo que me surpreende tanto ou mais do que a pressão do emagrecimento e do corpo padrão, são as falsas promessas de quem prega um lifestyle saudável: a indústria do bem estar. Elas vão desde chás que prometem desinchar, passando por testes rápidos de alergia alimentar, chegando até enemas de café. Água alcalina, creme que queima gordura, água com limão, sal do himalaia, ... são promessas intermináveis para uma boa saúde e a longevidade.

Escrito pelo médico Dr. Jen Gunter e publicado no NY TIMES, esse artigo fala sobre a indústria do (suposto) bem-estar. Uma boa reflexão para repensar tudo aquilo que compramos e consumimos baseado em muita promessa e pouco embasamento científico.

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Procurando pelo em ovo?

Procurando pelo em ovo?

Alguns estudiosos dizem que um ovo por dia não prejudica ninguém. Já quem tem diabetes, risco de doenças cardíacas ou histórico de problemas cardiovasculares, 3 ovos na semana, no máximo, seria o recomendado.

A verdade é que a pergunta 'quantos ovos eu posso comer por dia' fica sem uma resposta tão generalizada: cada pessoa é diferente da outra. Por isso essa recomendação acima não deve ser levada tão a ferro e fogo. Se você me falar que se preocupa com o colesterol, eu já te adianto de maneira bem breve: o ovo não é capaz de tamanho estrago.

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Tá pago! (no crédito)

Tá pago! (no crédito)

"Festinha hoje a noite, vou tomar uns drinks, comer umas coisas diferentes... bora malhar pra acumular uns créditos, né?". "Treininho de hoje tá Pago". 

Parece que falar esse mecanismo é quase obrigatório de quem quer se manter sarado ou se mostrar preocupado com a 'saúde'. A idéia de que se você malhar bastante vai acumular créditos para poder comer depois ou subir correndo na esteira para poder 'pagar a dívida' de ontem é muito disseminada, mas uma inverdade. Nosso corpo não é um banco: não existe essa de crédito, débito, dívida, cheque especial ou empréstimo. 

Essa compensação não é apenas errada no ponto de vista biológico, como prejudicial no ponto de vista psicológico.

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