Postagens em Receitas
O Pão de queijo da Marietinha

Quando eu era pequena lá em Belo Horizonte, eu tinha um amigo que morava no prédio ao lado. Vivíamos um na casa do outro e crescemos juntos. Somos grandes amigos até hoje. A mãe dele, Marietinha, dirigia uma Brasília amarela e nos levava pra aula. Depois da aula, brincávamos na pracinha em frente a escola e comíamos Pão de Queijo da Boca do Forno. Confesso que ia lá mais pelas vendedoras da Boca do Forno (elas adoravam ver o jeito que eu passava o batom certinho sem nem olhar no espelho) do que pelo pão de queijo. É uma delícia. Mas nada se comparava ao pão de queijo da Marietinha.

Leia mais
Salada Gostosa: um guia

Hoje postei nos stories, lá no instagram, como eu faço para ter uma salada fresca e gostosa sempre em mãos. Deixei salvo nos destaques, e decidi eternizar em foma de post aqui.

Salada é uma coisa bem controversa. Tem gente que adora, não vive sem. Tem gente que dispensa com facilidade, e esse grupo se divide em duas possibilidades: os que realmente não gostam (questão de paladar, hábito, não dá pra julgar) e os que não curtem porque só entendem salada como aquelas folhas de alface, umas rodelas de tomate e uma cebola picada. Assim eu também não gosto não, prefiro deixar pra lá.

Se você se reconhece como a pessoa que gosta de salada, mas só aquelas de restaurante, bem rebuscadas, esse post é pra você.

Leia mais
PÕE NO COPO: Grão de Bico

Grão de bico é uma das minhas leguminosas preferidas. Eu não tinha o hábito de comer grão de bico até me mudar para São Paulo, mas hoje em dia é super presente na minha alimentação. Acho versátil e gostoso, além de me saciar muito!

Grão de bico na salada, na sopa, nhoque de grão de bico, no homus e no falafel. Ah, e também a versão assada, pra acompanhar a cervejinha. Gosto de todas as formas. Essa leguminosa é muito presente na culinária árabe e indiana - talvez pelo cultivo presente na Índia e no Mediterrâneo.

Leia mais
PÕE NO COPO: QUINOA

Na primeira vez que provei quinoa, não gostei. Na segunda, não cozinhei direito, comi uma quantidade maior e tomei umas biritas… passei mal. Não foi legal. Na terceira vez comi e gostei: na casa da minha amiga Bel, ela preparou uma salada de rúcula, quinoa e coalhada seca que tava uma delícia.

Agora como quinoa. Aprendi a prepará-la. Eu não sou a maior fã, mas também não nego. Acho que fica uma delicia na salada. Fiquei muito tempo sem comer, até que ganhei uma direto da fonte: veio da Bolívia para meus braços. A Gabi, uma paciente muito querida, me trouxe. E eu retomei o meu hábito de comer quinoa, principalmente nos dias de almoços leves e breves.

Leia mais
Receita: Leite de Coco

Um dos meus pratos preferidos é moqueca. Amo com todas as minhas forças. E não me venha com moqueca sem dendê não, eu gosto é daquele cheirinho delícia que traz a Bahia pra perto de casa.

Mas pra mim moqueca tem que ter um leite de coco bom. E leite de coco de garrafinha pode ser prático, mas não é a mesma coisa que o leite de coco real oficial, aquele feito com o coco fresco e ralado. Desde que fiz a primeira vez, foi difícil ter que ceder ao leite de coco artificial.

Dá pra fazer leite de coco pra moqueca, pra bater com gelo, mel e hortelã e tomar geladinho e até fazer um drink com cachaça a e muito gelo pra tomar no verão, enquanto a comida não fica pronta.

Leia mais
PÕE NO COPO: FEIJÃO

Fiquei muito tempo sem comer feijão com frequência. Quando me mudei pra São Paulo eu não tinha panela de pressão - então não fazia feijão. E quando morava com a minha mãe, gostava só do feijão fresquinho, do dia. Aí me esbaldava. As vezes até colocava num copo e batia um pouco pra tomar antes do almoço.

Agora eu já faço feijão, e até como mais do que o habitual. Acho arroz e feijão algo simples e prático pra quem almoça todos os dias em casa, e não curto muito o feijão que se come em São Paulo nos restaurantes. Lá na casa dos meus pais a gente comia o feijão roxinho, super gostoso. Aqui é o carioca, que acho bem sem graça.

Leia mais
PÕE NO COPO: RISOTTO

Risotto foi o primeiro prato que preparei para outras pessoas experimentarem, quando ainda estudava no Senac. A experiência não foi muito boa: o risotto não cozinhou! Mas insisti e aprendi a preparar esse prato tão democrático e fácil.

Um dos meus carros chefes também é o risotto: de bacalhau com linguiça, ele sempre faz sucesso. Além de ficar coloridíssimo, é cheio de sabor.

Para a versão Risotto do #PõeNoCopo, usei o arroz arborio. Mas outros tipos de arroz também podem ser usados: o carnaroli ou o vialone nano. Eu sempre uso o arborio pois é o mais fácil de ser encontrado, mas se você for usar outro, a medida é a mesma!

Leia mais
PÕE NO COPO: CUSCUZ MARROQUINO

Cuscuz marroquino é o must have dos armários de quem gosta de comida prática. Fácil de cozinhar e versátil, ele é gostoso, alimenta e agrada vários tipos de paladar. Feito de sêmola de trigo duro, o cuscuz marroquino é diferente daquele cuscuz paulista. São pequenos grãos de sêmola que, quando hidratados, aumentam de tamanho e formam pratos lindos.

Leia mais
Receita: Carne de Panela

Eu não sou a maior fã de carne. Coloque um bifão na minha frente e eu não me emociono - só se eu estiver com muita vontade! Mas uma carne moída ou desfiada, eu adoro!

No dia a dia, quase não faço carne ou frango em casa. Mas não posso deixar de afirmar que é um coringa, porque é fácil fazer e vai bem com qualquer acompanhamento. Um dia desses me deu vontade de comer carne de panela (ou carne louca), bem desfiadinha e temperada. Depois que perdi o medo da panela de pressão, essas vontades tem vindo a tona! Ia receber uma amiga para uma noite de vinho e bate papo e aproveitei pra preparar.

Essa receita é boa pois é versátil: dá pra comer no almoço ou jantar, servir frio de recheio de sanduíche ou quente no pãozinho francês. Sobrou tanto que comi mais uns 2 dias e ainda tem carne congelada no congelador.

Leia mais
Sopa de Grão de Bico Campeã

Sopa é janta? Essa é uma pergunta que divide a torcida assim como “bolacha ou biscoito” e “fruta é sobremesa”.

Pra mim sempre foi. Minha mãe de vez em quando fazia uma sopa que eu adorava. Antes mesmo de aprender a cozinhar, eu tentava copiar a tal ‘sopa de garfo’: nome dado porque ela usava espaguete, ficando quase impossível tomar de colher.

Essa semana, no meio da primavera, o calorão deu uma pausa e aproveitei para fazer sopa. Mas tentei fazer algo diferente, com ingredientes que geralmente todo mundo tem em casa e sem muito mistério. Nasceu essa sopa de grão de bico, que já virou campeã de audiência aqui em casa!

Leia mais
Sopa de Alho Poró e Cogumelo

De todos os grupos de whatsapp que participo, um deles é meu preferido, e começou com um nome que nos leva pro destino dessa receita: Tour de France. Encarnei o francês, fiz o Lavoisier e levei a sério a expressão “Rien ne se perd, rien ne se crée, tout se transforme , preparando uma sopa de alho poró com cogumelos que é muito fácil de fazer!

Leia mais
Caldo de Legumes

Há alguns dias atrás eu fiz um risotto na casa de um amigo e fiz uma foto nos stories (@naocontocalorias) do caldo de legumes. Muitas gente me escreveram com várias dúvidas a respeito do caldo de legumes, então decidi compilar todas aqui nesse post para ajudar você que quer ingressar no maravilhoso mundo do caldo de legumes caseiro!

COMO FAZER

A receita que eu aprendi leva cenoura, salsão, alho poró e cebola.

Leia mais