Postagens em Receitas
Receita: Carne de Panela

Eu não sou a maior fã de carne. Coloque um bifão na minha frente e eu não me emociono - só se eu estiver com muita vontade! Mas uma carne moída ou desfiada, eu adoro!

No dia a dia, quase não faço carne ou frango em casa. Mas não posso deixar de afirmar que é um coringa, porque é fácil fazer e vai bem com qualquer acompanhamento. Um dia desses me deu vontade de comer carne de panela (ou carne louca), bem desfiadinha e temperada. Depois que perdi o medo da panela de pressão, essas vontades tem vindo a tona! Ia receber uma amiga para uma noite de vinho e bate papo e aproveitei pra preparar.

Essa receita é boa pois é versátil: dá pra comer no almoço ou jantar, servir frio de recheio de sanduíche ou quente no pãozinho francês. Sobrou tanto que comi mais uns 2 dias e ainda tem carne congelada no congelador.

Leia mais
Sopa de Grão de Bico Campeã

Sopa é janta? Essa é uma pergunta que divide a torcida assim como “bolacha ou biscoito” e “fruta é sobremesa”.

Pra mim sempre foi. Minha mãe de vez em quando fazia uma sopa que eu adorava. Antes mesmo de aprender a cozinhar, eu tentava copiar a tal ‘sopa de garfo’: nome dado porque ela usava espaguete, ficando quase impossível tomar de colher.

Essa semana, no meio da primavera, o calorão deu uma pausa e aproveitei para fazer sopa. Mas tentei fazer algo diferente, com ingredientes que geralmente todo mundo tem em casa e sem muito mistério. Nasceu essa sopa de grão de bico, que já virou campeã de audiência aqui em casa!

Leia mais
Sopa de Alho Poró e Cogumelo

De todos os grupos de whatsapp que participo, um deles é meu preferido, e começou com um nome que nos leva pro destino dessa receita: Tour de France. Encarnei o francês, fiz o Lavoisier e levei a sério a expressão “Rien ne se perd, rien ne se crée, tout se transforme , preparando uma sopa de alho poró com cogumelos que é muito fácil de fazer!

Leia mais
Caldo de Legumes

Há alguns dias atrás eu fiz um risotto na casa de um amigo e fiz uma foto nos stories (@naocontocalorias) do caldo de legumes. Muitas gente me escreveram com várias dúvidas a respeito do caldo de legumes, então decidi compilar todas aqui nesse post para ajudar você que quer ingressar no maravilhoso mundo do caldo de legumes caseiro!

COMO FAZER

A receita que eu aprendi leva cenoura, salsão, alho poró e cebola.

Leia mais
Receita: Batata Rústica

Quando fui morar sozinha eu não tinha um forno a gás. Tinha um forninho elétrico pequeno, que inicialmente era usado só para esquentar alguma coisa congelada ou resfriada. Mas com o tempo aprendi a lidar com ele e fiz maravilhas naqueles poucos metros cúbicos. 

Uma das receitas que eu mais fazia era a batata rústica. Curtia fazer a versão tradicional, inglesa, mas também fazia com batata doce.

Leia mais
Receita: Canjica

Quando eu era criança gostava bastante de canjica. Não me lembro se era Maria José, Marrie, Marieta ou minha madrinha. Só lembro que minha mãe não fazia em casa porque 'canjica boa é da fulana de tal'. E lá íamos comer a canjica dela. 

Muito tempo se passou e eu me mudei pra São Paulo: tive que aprender a fazer minha própria canjica. Já fiz a versão com leite condensado, com aveia, com canjica pronta... e agora que descolei (e perdi o medo) da panela de pressão, preparei uma canjica do meu jeito, intuitivamente e que deu super certo

Leia mais
Gol da manhã

Passado aquele jogo sem graça do domingo, chega outro as 09:00 da manhã. Difícil fazer um churrasco com chopp esse horário, né? Então pensei num café da manhã bem brasileiro!

Eu fiz bolo de milho com coco e adorei a receita - até uma prima que não é muito fã de coco provou e aprovou! Deixei a receita aqui pra vocês tentarem pra torcer nessa copa!

Leia mais
Tem Feijão na Copa

Na última copa horários foram muito bons pra gente poder curtir aquele churrasquinho com cerveja típico do país do futebol. Mas como esse ano alguns jogos são de manhã ou na hora do almoço, o as coisas ficaram mais complicadas - para quem vai trabalhar depois, principalmente.

 E festa brasileira sem comida não tem graça né? Por isso pensei em algumas preparações que vocês podem preparar nos dias de jogos, tanto no almoço quanto nos jogos da tarde e no café da manhã. Ah, e todos usando ingredientes bem brasileiros. Afinal, já que é pra se empolgar, vamos nos empolgar ‘com muito orgulho, com muito amor’, néam?

Leia mais
Nhoque da Fortuna

Ontem, dia 28, eu estava preparando nhoque ou gnocchi, na grafia original. Dia 27 de março fiz os nhoques de batata doce e postei no instagram. Uma amiga comentou: "mas o dia do nhoque é só dia 29!".

Aproveitando que amanhã é dia 29, vou deixar a receita aqui para que vocês possam tentar. A receita é fácil, você pode aproveitar para fazer bastante de uma só vez e depois congelar, garantindo o almoço ou o jantar de vários dias de preguiça. 

Leia mais
Bolo de Cenoura pra Cicita

O bolo de fubá super cremoso da Cicita acompanhou momentos peculiares enquanto estava em Brasília, como da vez que fui com ela socorrer uma amiga com o coração partido e depois fiquei comendo bolo e ouvindo os conselhos amorosos da Cicita. Conselhos esses que me faziam chorar de rir, principalmente quando envolvia alguém que ela e nós conhecêssemos.

Leia mais
Sabor memorável: Sopa de Mandioquinha

Semana passada recebi uma caixa lindo do Azeite Gallo, com diversos azeites, um balsâmico e um lançamento de azeite com pimenta. Eu agora participo de uma confraria da Gallo, marcada pela hashtag #sabormemorável.

Estava com saudade de comer a minha comida, e no meio desse inverno de 3 dias que resolveu dar as caras em SP (bem no meio da primavera), decidi fazer uma sopa de mandioquinha.

 

Leia mais