PÕE NO COPO: RISOTTO

PÕE NO COPO: RISOTTO

Risotto foi o primeiro prato que preparei para outras pessoas experimentarem, quando ainda estudava no Senac. A experiência não foi muito boa: o risotto não cozinhou! Mas insisti e aprendi a preparar esse prato tão democrático e fácil.

Um dos meus carros chefes também é o risotto: de bacalhau com linguiça, ele sempre faz sucesso. Além de ficar coloridíssimo, é cheio de sabor.

Para a versão Risotto do #PõeNoCopo, usei o arroz arborio. Mas outros tipos de arroz também podem ser usados: o carnaroli ou o vialone nano. Eu sempre uso o arborio pois é o mais fácil de ser encontrado, mas se você for usar outro, a medida é a mesma!

Read More

PÕE NO COPO: CUSCUZ MARROQUINO

PÕE NO COPO: CUSCUZ MARROQUINO

Cuscuz marroquino é o must have dos armários de quem gosta de comida prática. Fácil de cozinhar e versátil, ele é gostoso, alimenta e agrada vários tipos de paladar. Feito de sêmola de trigo duro, o cuscuz marroquino é diferente daquele cuscuz paulista. São pequenos grãos de sêmola que, quando hidratados, aumentam de tamanho e formam pratos lindos.

Read More

Receita: Carne de Panela

Receita: Carne de Panela

Eu não sou a maior fã de carne. Coloque um bifão na minha frente e eu não me emociono - só se eu estiver com muita vontade! Mas uma carne moída ou desfiada, eu adoro!

No dia a dia, quase não faço carne ou frango em casa. Mas não posso deixar de afirmar que é um coringa, porque é fácil fazer e vai bem com qualquer acompanhamento. Um dia desses me deu vontade de comer carne de panela (ou carne louca), bem desfiadinha e temperada. Depois que perdi o medo da panela de pressão, essas vontades tem vindo a tona! Ia receber uma amiga para uma noite de vinho e bate papo e aproveitei pra preparar.

Essa receita é boa pois é versátil: dá pra comer no almoço ou jantar, servir frio de recheio de sanduíche ou quente no pãozinho francês. Sobrou tanto que comi mais uns 2 dias e ainda tem carne congelada no congelador.

Read More

Sopa de Grão de Bico Campeã

Sopa de Grão de Bico Campeã

Sopa é janta? Essa é uma pergunta que divide a torcida assim como “bolacha ou biscoito” e “fruta é sobremesa”.

Pra mim sempre foi. Minha mãe de vez em quando fazia uma sopa que eu adorava. Antes mesmo de aprender a cozinhar, eu tentava copiar a tal ‘sopa de garfo’: nome dado porque ela usava espaguete, ficando quase impossível tomar de colher.

Essa semana, no meio da primavera, o calorão deu uma pausa e aproveitei para fazer sopa. Mas tentei fazer algo diferente, com ingredientes que geralmente todo mundo tem em casa e sem muito mistério. Nasceu essa sopa de grão de bico, que já virou campeã de audiência aqui em casa!

Read More

Sopa de Alho Poró e Cogumelo

Sopa de Alho Poró e Cogumelo

De todos os grupos de whatsapp que participo, um deles é meu preferido, e começou com um nome que nos leva pro destino dessa receita: Tour de France. Encarnei o francês, fiz o Lavoisier e levei a sério a expressão “Rien ne se perd, rien ne se crée, tout se transforme , preparando uma sopa de alho poró com cogumelos que é muito fácil de fazer!

Read More