Vou contar sobre a Whole30

Vou contar sobre a Whole30

Ficar 30 dias sem comer açúcar já é comum no fantástico mundo da internet. Outros alimentos e ingredientes também fazem parte desse tipo de 'desafio’ - que nada mais é que uma restrição disfarçada de de atitude bem intencionada, como escrevi aqui nesse post.

Agora imagine ficar 30 dias sem: açúcar ou adoçante (nenhum tipo), álcool (nem pra preparar um risotto), grãos (como arroz, milho, aveia, etc), oleaginosas (amendoim, pasta de amendoim, castanhas, etc), leite e derivados e nenhum alimento processado ou ultraprocessado. Se você já está craque em decifrar dietas, pode perceber que essa é mais uma que deixa disponível para você come apenas carne, frango, peixe, ovos, legumes, verduras, algumas frutas e água. Ou seja: uma nova dieta da proteína.

WHOLE30

Essa dieta que descrevi acima se chama Whole30 e foi criada por Melissa e Dallas Hartwig, um casal americano que deu vida a essa ‘nova forma de se alimentar’.

Read More

TBT: Miami

TBT: Miami

Confesso que eu torcia o nariz pra Miami. Não tinha vontade alguma de conhecer. Achava que devia ser meio brega, aquela coisa de outlet e compras, compras, compras. Não que eu não goste de fazer umas comprinhas (eu adoro!), mas o meu rolê de viajar é pra conhecer lugares diferentes e conhecer restaurantes novos.

Mas esse ano comecei meu ano lá. Após planejar uma viagem para o litoral do México (Tulum), meu vôo de volta passava por Miami, então porque não dar uma esticadinha por lá e conhecer?

Me surpreendi. E conheci restaurantes e lugares muito legais!

Read More

Vou contar sobre os shakes

Vou contar sobre os shakes

Shakes dietéticos são velhos conhecidos do mundo do emagrecimento. Me lembro das propagandas de cinturas envolvidas em uma fita métrica e um copo da bebida que se assemelhava a um milkshake de chocolate estampando várias páginas de revistas. Também me lembro dos carros com adesivos Herbalife, e até hoje é só dar uma volta pelas academias que você verá muita gente com sua garrafinha sendo sacudida pra lá e pra cá logo depois de acabar a malhação.

Eu, na minha inocência, acreditava que as pessoas já tinham entendido que trocar refeições por shakes não é uma boa opção. Ledo engano: a pergunta ‘o que você acha de shakes’ ou ‘você recomenda um dia de sucos detox?’ são perguntas frequentes por aqui - e lá no instagram do blog.

O PODER DOS SHAKES

A promessa dos shakes é proporcionar o emagrecimento com saúde ‘pois uma porção equivale a uma refeição e é nutritivamente completo’ ou ‘garante a quantidade necessária de nutrientes de uma refeição'. Em geral recomenda-se substituir 2 ou mais refeições pelo shake.

Read More

PÕE NO COPO: LENTILHA

Semana passada eu escrevi sobre o grão de bico: uma leguminosa que comecei a comer depois que me mudei pra São Paulo. O mesmo aconteceu com a lentilha. Eu tenho a impressão que aqui é uma alternativa muito frequente para o feijão.

Talvez também pela quantidade de restaurantes árabes, é algo mais presente. Hoje em dia meu consumo é considerável, e apesar de não amar, em determinadas preparações acho bem gostoso. Antes mesmo de me acostumar com a lentilha, a única época que ela aparecia era nessa época, o Reveillon.

Recorri ao Dr. Google pra saber porque a lentilha é consumida no Ano Novo. No site Terra, encontrei o seguinte:

“Grãos, como por exemplo a a lentilha, se assemelham a moedas. Em muitos países as pessoas os comem para ganhar dinheiro e ter um próspero Ano-Novo. Alguns dizem que também dá sorte comer uma ervilha para cada dia do ano.”

E dizem ainda que é um hábito herdado dos italianos. Se procede ou não essa informação, eu não sei. Só sei que adoro sopa de lentilha com linguiça e cenoura. Uma vez tomei e nunca mais esqueci! Ah, e também curto arroz com lentilhas!

lentilhapronto.jpg

QUANTIDADE

2/3 de um copo americano de lentilha seca equivalem a 1 porção sugerida pela tabela nutricional das embalagens de lentilha.

Assim como o grão de bico, o arroz e o feijão, a lentilha ganha tamanho quando cozida, portanto, considere que essa quantidade irá aumentar quando estiver pronta.

ARMAZENAMENTO

A lentilha cozida dura, em média, 5 dias na geladeira. No congelador, pode ser deixada por até 6 meses. Assim como o feijão, sugiro congelar a lentilha cozida e já nas porções que serão consumidas - e sem temperar antes. Deixa pra temperar na hora, assim você resgata aquele ‘frescor', sabe?

Você pode comprar a lentilha já em embalagens e também a granel, e essa última opção é ótima pra quem consome muito, por razões de custo/benefício.

PREPARO

lentilharitalobo.jpg

Pareço uma vitrola quebrada, mas assim como o feijão e o grão de bico, é legal deixar a lentilha de molho antes de cozinhar. E dá pra fazer na pressão ou na panela comum - e honestamente, prefiro essa segunda opção, porque acho mais fácil deixar a lentilha al dente, e mais gostosa.

Aqui no Brasil comemoramos o ano novo com um sol para cada cabeça, então não orna muito sopa de lentilha nessa temperatura. Recorri a nossa querida Rita Lobo pra pensar numa receita de lentilha para sugerir. Essa de salmão com abacate parece uma delícia, além de super fresquinha:

https://www.panelinha.com.br/receita/Salada-de-Salmao-com-lentilha

Não teste, mas se você não tiver salmão, pode servir com um peixe branco e laranjas, que super combina com o sabor da lentilha.

E você? Tem hábito de comer essa leguminosa no ano novo? Se sim, como costuma fazer?

Até a próxima e um feliz 2019!

A última Ceia

A última Ceia

A última Ceia, descrita na Bíblia em vários evangelhos, representa o momento antes da paixão - morte e crucificação de Jesus. Nessa ceia, Ele teria sentado com os apóstolos e dividido a refeição.

Em Santa Maria delle Grazie está o afresco de Leonardo Da Vinci que representa esse momento. A imagem muito conhecida por todos, ateus ou crentes. A pintura - feita na parede de um refeitório - é incrível e emocionante de ver.

A última ceia bíblica ocorre antes de Páscoa para Jesus. Mas para muitas pessoas aqui, do plano terreno, ela acontece quase diariamente. A sensação de “tenho que comer isso porque não sei quando vou comer de novo, já amanhã eu volto/começo a dieta” é recorrente - mas também muito comum em uma época de celebração cristã: o Natal.

Read More