shot dos milagres

“Água, limão, glutamina e gratidão” é uma frase falada por um médico ‘bombado’ (literalmente) nas redes.

Se não é ele falando sobre essa combinação que garante muita luz e energia para o seu dia, é a blogueira fitness ou a nutricionista mais próxima: os ‘shots’ viraram febre na internet.

Eles prometem energia, imunidade, vitalidade e claro, aquele detox que todo mundo pensa que precisa. São recomendados pela manhã ou antes das refeições.

Limão e cúrcuma são ingredientes obrigatórios: o limão promete mudar seu pH, além de ser fonte de vitamina C. A cúrcuma vende a promessa de inibir o crescimento de quase todos os tipos de células cancerígenas. Tentador, não? Mas será que resolve?

Leia Mais
Põe No Freezer

Outro dia falei aqui sobre comer ‘só porque sobrou'. Esse é um hábito comum, e que pode explicar determinados excessos alimentares que nem percebemos.

Quando estamos no restaurante, podemos pedir pra embrulhar e comer mais tarde. Em casa, a conversa é outra…

O primeiro passo para reduzir esse hábito, é tentar ajustar as quantidades. A Tag #PõeNoCopo aqui do blog pode te ajudar. O segundo passo é aprender a armazenar o que cozinhamos. Afinal, a gente bem gostaria, mas não somos Rita Lobo. E as vezes, pra cozinhar, a gente precisa daquela ajuda extra do freezer - e também pra gente saber o que dá pra guardar para uma próxima refeição.

Por isso eu comecei uma nova série de posts, a #PõeNoFreezer, que vai te ensinar a congelar os alimentos - crus ou preparados. Mas também vou falar sobre conservação de uma maneira geral, levando em consideração não só o congelador, mas também a geladeira - e porque não, a temperatura ambiente.

Como armazenar frutas? E legumes, verduras? Carne crua, peixe, frango assado. Como descongelar? Pode recongelar? Por quanto tempo guardar?

Todas essas perguntas serão respondidas ao longo do tempo, em posts distribuídos aqui e no blog.

Mas antes de começar, quero te convidar a já reunir todo o material necessário para isso

Leia Mais
marina nogueira
Raspando o prato!

Fartura e excesso de comida são comuns na mesa Brasileira. A máxima “melhor sobrar do que faltar” rege nossa vida culinária e alimentar. Mas isso gera um consumo exagerado e um hábito difícil de largar: deixar comida no prato e parar de comer quando estamos satisfeitos e saciados.

A sensação de desperdício, a culpa da frase “tanta gente morrendo de fome, e você deixando comida no prato” e aquela ordem proferida por 9 de 10 mães brasileiras “tem que comer até raspar o prato” tornam a opção de comer além da nossa saciedade numa obrigação.

E geralmente é nesse excesso que moram o problema e a solução. O problema: depois de anos raspando o prato, comemos até nossa barriga ficar cheia, com aquela sensação de que no nosso estômago não cabe nem mais uma azeitona. E confundimos isso com ‘estar saciado’. Ou seja: pensamos que só com a barriga lotada é que nossa fome vai embora. Raspando o prato, vamos ganhando peso e comendo além do suficiente.

Leia Mais
Vou contar sobre a Whole30

Ficar 30 dias sem comer açúcar já é comum no fantástico mundo da internet. Outros alimentos e ingredientes também fazem parte desse tipo de 'desafio’ - que nada mais é que uma restrição disfarçada de de atitude bem intencionada, como escrevi aqui nesse post.

Agora imagine ficar 30 dias sem: açúcar ou adoçante (nenhum tipo), álcool (nem pra preparar um risotto), grãos (como arroz, milho, aveia, etc), oleaginosas (amendoim, pasta de amendoim, castanhas, etc), leite e derivados e nenhum alimento processado ou ultraprocessado. Se você já está craque em decifrar dietas, pode perceber que essa é mais uma que deixa disponível para você come apenas carne, frango, peixe, ovos, legumes, verduras, algumas frutas e água. Ou seja: uma nova dieta da proteína.

WHOLE30

Essa dieta que descrevi acima se chama Whole30 e foi criada por Melissa e Dallas Hartwig, um casal americano que deu vida a essa ‘nova forma de se alimentar’.

Leia Mais
TBT: Miami

Confesso que eu torcia o nariz pra Miami. Não tinha vontade alguma de conhecer. Achava que devia ser meio brega, aquela coisa de outlet e compras, compras, compras. Não que eu não goste de fazer umas comprinhas (eu adoro!), mas o meu rolê de viajar é pra conhecer lugares diferentes e conhecer restaurantes novos.

Mas esse ano comecei meu ano lá. Após planejar uma viagem para o litoral do México (Tulum), meu vôo de volta passava por Miami, então porque não dar uma esticadinha por lá e conhecer?

Me surpreendi. E conheci restaurantes e lugares muito legais!

Leia Mais
Vou contar sobre os shakes

Shakes dietéticos são velhos conhecidos do mundo do emagrecimento. Me lembro das propagandas de cinturas envolvidas em uma fita métrica e um copo da bebida que se assemelhava a um milkshake de chocolate estampando várias páginas de revistas. Também me lembro dos carros com adesivos Herbalife, e até hoje é só dar uma volta pelas academias que você verá muita gente com sua garrafinha sendo sacudida pra lá e pra cá logo depois de acabar a malhação.

Eu, na minha inocência, acreditava que as pessoas já tinham entendido que trocar refeições por shakes não é uma boa opção. Ledo engano: a pergunta ‘o que você acha de shakes’ ou ‘você recomenda um dia de sucos detox?’ são perguntas frequentes por aqui - e lá no instagram do blog.

O PODER DOS SHAKES

A promessa dos shakes é proporcionar o emagrecimento com saúde ‘pois uma porção equivale a uma refeição e é nutritivamente completo’ ou ‘garante a quantidade necessária de nutrientes de uma refeição'. Em geral recomenda-se substituir 2 ou mais refeições pelo shake.

Leia Mais
Chá para Desinchar?

No verão de 2017/2018 a Camila Fremder tuitou: “Chegou a época do ano em que pessoas muito magras e saradas comentam que precisam dar uma desinchada”

Eu não poderia ler nada mais verdadeiro. E sei que o bombardeio de soluções para desinchar confundem muita gente, e faz todo mundo pensar que também precisa entrar nessa onda. Ainda mais quando quem diz que está inchada é proprietária da tal ‘barriga negativa’.

As massagens modeladoras e drenagens linfáticas já são conhecidas antigas das mulheres, e de um tempo pra cá alguns chás carregam - até no nome - a solução para o inchaço comum dessa época do ano. Mas será que eles são o elixir mágico para um corpo livre de edemas?

Leia Mais
A última Ceia

A última Ceia, descrita na Bíblia em vários evangelhos, representa o momento antes da paixão - morte e crucificação de Jesus. Nessa ceia, Ele teria sentado com os apóstolos e dividido a refeição.

Em Santa Maria delle Grazie está o afresco de Leonardo Da Vinci que representa esse momento. A imagem muito conhecida por todos, ateus ou crentes. A pintura - feita na parede de um refeitório - é incrível e emocionante de ver.

A última ceia bíblica ocorre antes de Páscoa para Jesus. Mas para muitas pessoas aqui, do plano terreno, ela acontece quase diariamente. A sensação de “tenho que comer isso porque não sei quando vou comer de novo, já amanhã eu volto/começo a dieta” é recorrente - mas também muito comum em uma época de celebração cristã: o Natal.

Leia Mais
PÕE NO COPO: Grão de Bico

Grão de bico é uma das minhas leguminosas preferidas. Eu não tinha o hábito de comer grão de bico até me mudar para São Paulo, mas hoje em dia é super presente na minha alimentação. Acho versátil e gostoso, além de me saciar muito!

Grão de bico na salada, na sopa, nhoque de grão de bico, no homus e no falafel. Ah, e também a versão assada, pra acompanhar a cervejinha. Gosto de todas as formas. Essa leguminosa é muito presente na culinária árabe e indiana - talvez pelo cultivo presente na Índia e no Mediterrâneo.

Leia Mais
PÕE NO COPO: Macarrão ninho (e uma dose extra de espaguete)

Macarrão é uma delícia. Eu comecei a série com o penne, passei pelo ave maria e não ia deixar outras versões de lado: as minhas preferidas. Macarrão ninho e espaguete não saem nunca do meu armário. Como uma amante de macarrão alho e óleo ou apenas com um bom molho de tomate temperado, eles são indispensáveis.

Ninho e espaguete são fáceis de medir.

Leia Mais
A noiva obesa

O que o pós parto da Isis Valverde e o vestido de noiva de Carolina Dieckman tem em comum? Uma justificativa: “é que todo mundo quer sair bem na foto!”.

Entendo. Eu também gosto de tirar fotos bonitas, você também gosta. Mas o instagram, e essa super exposição que estamos observando e participando, está trazendo muita ansiedade e frustração para o click do dia.

A intenção não é crucificar essas pessoas, mas sim usar suas fotos e falas para questionar a idealização em torno de todos esses momentos que uma grande parte das mulheres vive: casamento, gestação e maternidade. Essas mulheres também foram educadas no mesmo molde que nós, e elas vivem num meio onde um dos maiores valores é a aparência física. Não estou defendendo nenhuma delas, até porque, na minha humilde opinião, elas deveriam pensar e refletir no poder que cada comentário dito por elas pode influenciar um zilhão de mulheres que estão presas em padrões e ilusões. Mas aí já não é um problema meu.

Minha função aqui é discutir sobre várias questões que impulsionam imagens do instagram e entrevistas ao Serginho Groisman.

Leia Mais
PÕE NO COPO: Macarrão Ave Maria

Já falei aqui que amo sopas. No inverno ou no verão, sopas são sempre bem vindas. Quando me mudei pra São Paulo, aprendi a tomar sopa de feijão, que hoje em dia é uma das minhas preferidas. E como perdi o medo da panela de pressão e aprendi a fazer um feijãozinho fresco gostoso que só ele, a sopa de feijão é uma constante aqui em casa - fácil, rápida e muito reconfortante.

A minha sopa de feijão leva feijão (claro) e macarrão Ave Maria, que é outro ingrediente que sempre tem aqui em casa. Acho uma simpatia esse macarrão tão pequeno, e ele completa qualquer sopa - não só a de feijão.

Leia Mais
Metas para 2019

Acho que é comum traçar metas para o novo ano que começa. “Ano que vem eu vou…” é a amplificação de “segunda eu começo”, mas de uma maneira mais agressiva e esperançosa.

Não vejo problema nenhum em fazer metas, eu até encorajo o hábito. Desde que seja algo consciente e realizável, pois de nada adianta encher uma folha de objetivos a cumprir e chegar ao final do ano com a frustração de não ter feito nada.

Dietas, atividade física e emagrecimento sempre estão nas metas mais listadas. E também nas maiores frustrações nos consultórios de nutricionistas e terapeutas. E tudo bem você pegar o ânimo do ano novo para colocar em prática algumas mudanças que quer fazer, mas já pensou em encarar isso de uma maneira diferente?

Leia Mais
O que você quer para o seu verão?

O verão está chegando. Já já os clubes e praias estarão mais cheios que o habitual. Vem o carnaval e todo mundo está semi-nu na rua. Delícia de época, né?

Não pra todo mundo. E nem digo praqueles que não toleram calor. Digo pra quem sofre com a chegada da época, pelo simples fato de ter que encarar uma roupa de banho e curtir essa época. Pra quem pinga de calor pra não colocar um vestido ou uma roupa de alcinha.

Leia Mais