Como não substituir uma refeição

Vida corrida faz parte da maioria das pessoas. E aparentemente comer virou algo secundário, deixou de ser prioridade. Nos esquecemos que precisamos comer para nos manter vivos. E para facilitar a vida de todo mundo que quer perder peso dentre a correria do dia a dia, estão os shakes! Eles prometem emagrecimento saudável, basta você substituir uma a duas refeições diárias. Algumas empresas fornecem um dia inteiro de produtos, dentre os próprios shakes, cápsulas e chás.

Mas será que essas opções de substituição são válidas? Será que elas realmente emagrecem, ou valem a pena?

SOYLENT

Antes de ontem recebi de um primo (tks Miller!) um site de um novo shake americano que está dando o que falar. Ele é o Soylent, produto produzido por Rob Rhinehart (um engenheiro de software) com a intenção de facilitar a maneira de se alimentar, economizando tempo e dinheiro. Segundo o próprio fundador, ele foi impulsionado pela necessidade de não perder tempo comendo e preparando a comida, 'o que comemos é pouco prático e primitivo'. Rob diz que o seu produto além de ser prático e saudável, gera menos impacto ambiental. O slogan de Soylent é FREE YOUR BODY (ou seja, liberte seu corpo).

O soylent é vendido em pacotes diários de 2000 kcal totais, divididas em 50% de carboidratos, 22,8% de proteínas e 31,5% de gorduras, vitaminas e minerais. Segundo a própria recomendação do Soylent, você pode fazer 3, 5 ou 10 refeições ao dia, fica ao seu critério!

DIET SHAKE

O Diet Shake já é antigo no mercado, e muita gente já viu ou experimentou. Segundo o próprio site da marca, "DIET SHAKE® TRADICIONAL é formulado com a mais avançada engenharia nutricional para promover um emagrecimento saudável e progressivo. Reúne em seus ingredientes, fontes de proteínas nobres, vitaminas, minerais e fibras alimentares, que ajudam no bom funcionamento orgânico". A sugestão é que sejam substituídas 2 refeições principais por dia pelo shake. O Diet Shake é vendido em potes, onde você prepara com leite desnatado, segundo a recomendação do fabricante.

GLUCERNA

O Glucerna é um velho conhecido das nutricionistas e médicos que trabalham nos hospitais. É um suplemento nutricional, utilizado para complementar a alimentação muitas vezes insuficiente de pacientes internados. Porém, é indicada de maneira off label por alguns profissionais de saúde como substituto de nutrição.

O Glucerna é encontrado em pó e em garrafinhas/embalagens tetra pak, e tem vários sabores, como chocolate, baunilha e limão.

HERBALIFE

Por último, o herbalife. Essa marca super polêmica, que já foi alvo de acusações (contaminação de produtos por metais pesados, causa de hepatotoxicidade em usuários, esquema de pirâmide) é uma das mais famosas no ramo de shakes. Apesar dela fornecer vários outros produtos, os shakes são super procurados e questionados. Assim como os produtos Diet Shake, os shakes da Herbalife devem ser preparados com leite desnatado seguindo a recomendação do fabricante.

E vale a pena usar esses substitutos?

Não!!! Substituir uma refeição por shakes não é a salvação de ninguém, muito menos vai te resgatar da obesidade. Alguns shakes tem uma quantidade calórica reduzida em relação a um prato de comida, porém não conseguem estabelecer todos os nutrientes deste. E não adianta falar que o produto tem todas as vitaminas e minerais, nas quantidades necessárias para o dia... necessárias para quem? Cada pessoa tem uma demanda, tanto energética quanto vitamínica, e sobretudo, de minerais. A substituição de uma refeição não é a única forma de perder peso, é necessária uma mudança geral.

Além disso, o ato de se alimentar - e não só comer - é essencial para outros processos da nossa vida, que envolvem meio social, familiar e cultural. O almoço que você aproveita para conversar com seus amigos do escritório, ou para sair daquele ambiente por um tempo, é trocado por 5 minutos preparando um shake e tomando sozinho um copo, enquanto todo mundo se delicia com as maravilhas da culinária. O segredo não está no que comer, mas sim como comer! Os shakes não estabelecem o vínculo saudável que devemos ter com a alimentação, apenas automatiza aquele momento, dificultando mais ainda a nossa relação com o alimento. E podem sim trazer problemas relacionados a carência de vitaminas e minerais, por mais que eles prometam esses nutrientes!

E falando em nutrição...

subistituir2.jpg

Esse seria um prato de qualquer pessoa, e poderia ser substituído por um dos shakes... Mas será que vale a pena?

Como uma imagem fala mais que mil palavras, aí vai o comparativo:

substituir1.png

Apesar do baixo valor calórico dos shakes da Diet SHae e Herbalife, os dois contém uma quantidade de fibras bem inferior ao esperado: e claro, nenhuma refeição 'bate' o bom e velho prato de comida. A versão americana tem um teor de gordura mais alto, o glucerna tem um valor proteico mais baixo - e inclusive mais calorias do que uma refeição!!!, e por aí vai...

Substituir a refeição por um copo de shake pode não emagrecer. Apesar de reduzir o valor calórico diário, as chances de compensação em outros momentos é muito grande... Por isso, encontre uma solução global e não pontual!

Acho importante avaliar bem a real necessidade de trocar um prato de comida saboroso por um shake batido. Será mesmo que é só a refeição que está te atrapalhando a perder peso?

Se você ainda tem dúvidas, consulte um bom profissional e reveja a sua relação com a comida!

Espero que tenha ajudado!

Beijos!