Sabor memorável: Sopa de Mandioquinha

Semana passada recebi uma caixa lindo do Azeite Gallo, com diversos azeites, um balsâmico e um lançamento de azeite com pimenta. Eu agora participo de uma confraria da Gallo, marcada pela hashtag #sabormemorável.

Durante 1 ou 2 semanas estive fora de São Paulo entre viagens e me vi totalmente fora da minha rotina. Essa caixa veio no meio desse caos, e assim que tudo voltou ao normal, decidi fazer uma receita com um dos azeites. Estava com saudade de comer a minha comida, e no meio desse inverno de 3 dias que resolveu dar as caras em SP (bem no meio da primavera), decidi fazer uma sopa de mandioquinha.

Mostrei no stories do instagram (já me segue lá?) e achei legal postar aqui também. Afinal, aqui a receita fica eternizada né?

Sopa de Mandioquinha - serve 3 a 4 porções generosas

Ingredientes

4 mandioquinhas grandes (sem casca e cortadas, pesaram mais ou menos 900g)

1 cebola

Caldo de legumes (fiz com alho poró, cebola, cenoura e salsão)

1 dente de alho

1 bandeja de shimeji escuro

1 colher (sopa) de manteiga

1/2 xícara de leite (tanto faz se é integral ou desnatado)

Sal a gosto (usei mais ou menos 1 colher de sopa rasa)

4 colheres (sopa) de shoyu 

Pimenta do reino a gosto

Faça o caldo de legumes: em uma panela com água, coloque 1 cenoura, algumas folhas de alho poró, algumas folhas de salsão e uma cebola com casca cortada ao meio. Ligue o fogo alto e assim que ferver, reduza o fogo. Deixe cozinhar por 30 a 40 minutos. Enquanto isso, descasque as mandioquinhas e limpe os shimejis. Deixe as mandioquinhas em uma bacia com água, para que não escureçam. 

Desligue o fogo do caldo de legumes. Depois, coe para usar o caldo, dispensando os legumes que estavam lá dentro e guardando o líquido. Coloque o líquido novamente na panela e adicione as mandioquinhas. Ligue o fogo médio e cozinhe até que fiquem bem macias. Depois, desligue o fogo e bata com o mixer até adquirir uma consistência. Se ficar muito grossa, adicione o leite e um pouco de água. Adicione o sal, misture e desligue o fogo.

Em uma frigideira, coloque a manteiga e ligue o fogo bem baixo. Assim que ela derreter, adicione o shoyu, misture, e adicione 1/3 dos cogumelos. Vá mexendo até que eles murchem, retire-os da panela e reserve-os em um prato. Repita a operação até os cogumelos acabarem. 

Depois, com a sopa ainda quente, sirva num prato com os cogumelos por cima. Lá em casa tinha crispy de couve, ainda coloque também para enfeitar. Temperei com umas gotinhas do azeite gallo com pimenta e pronto, ficou delicioso!

Espero que tenham gostado e que repitam em casa! 

Até a próxima,

Marina

foto1.jpg